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Aracaju inicia testes com ônibus elétrico para modernizar transporte público

Veículos 100% elétricos, silenciosos e sustentáveis começam a circular em linhas estratégicas, oferecendo conforto e avanço tecnológico para os passageiros da capital sergipana.

Os moradores de Aracaju estão vivenciando uma revolução no transporte público com o início dos testes dos novos ônibus elétricos, que trazem alta tecnologia, sustentabilidade e conforto para os passageiros.

A partir de 20 de janeiro, Aracaju dá um passo significativo rumo à modernização do transporte público, iniciando a operação experimental de ônibus elétricos nas linhas circulares 001 e 002, que conectam as zonas Norte e Sul da cidade. Essa iniciativa faz parte do projeto da Prefeitura para tornar o sistema de mobilidade urbana mais eficiente, acessível e alinhado às diretrizes de sustentabilidade.

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Segundo a prefeita Emília Corrêa, a introdução dos ônibus elétricos representa não apenas uma melhoria na qualidade do transporte coletivo, mas também um compromisso com o meio ambiente. “Nosso objetivo é transformar Aracaju em uma cidade mais moderna e ecológica. Esses novos veículos são um marco na construção da Nova Aracaju, oferecendo à população uma experiência inovadora,” declarou.

O modelo escolhido para a operação é o Azure A12 BR, produzido pela TEVX Higer, uma das maiores fabricantes globais de ônibus elétricos. Com zero emissão de gases de efeito estufa, o Azure destaca-se pela autonomia de 300 quilômetros por recarga, que pode ser ampliada em até 30% graças ao sistema de freios regenerativos. Além disso, o carregamento completo das baterias de 385 kWh leva apenas 2,5 horas, um diferencial que reduz significativamente os tempos de inatividade dos veículos.

A experiência dos passageiros também foi priorizada na escolha desse modelo. O ônibus é equipado com Wi-Fi, tomadas USB em todos os assentos e um sistema de ar-condicionado com saídas individuais e proteção contra raios UV. Para garantir acessibilidade, o veículo conta com piso baixo, suspensão com sistema de ajoelhamento, rampa de acesso e espaço reservado para cadeirantes.

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O baixo nível de ruído é outra característica que melhora a experiência urbana e contribui para uma cidade mais silenciosa. Além disso, o Azure é construído em monobloco, um padrão de engenharia que oferece maior rigidez estrutural, redução de peso e menor impacto sobre o pavimento, aumentando a eficiência energética do veículo.

A economia operacional é outro fator relevante. O modelo elétrico permite uma redução de até 60% nos custos de manutenção em comparação aos ônibus a diesel e até 80% nos custos operacionais totais. Para Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer, esses números mostram que é possível unir avanço tecnológico, sustentabilidade e benefícios econômicos. “Queremos demonstrar que o transporte 100% elétrico é uma solução viável e eficiente para as cidades brasileiras,” afirmou.

Aracaju junta-se a cidades como Cascavel (PR), Belém (PA) e Salvador (BA), que já adotaram ou testam o Azure A12 BR em seus sistemas de transporte coletivo. A expectativa é que a operação experimental seja bem recebida pelos passageiros e abra caminho para a expansão da frota elétrica na capital sergipana.

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