terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Ford é pioneira em utilizar Sisal no interior dos veículos

Exclusiva tecnologia Ecoproject utiliza plástico reciclado e sisal na composição de peças internas

- Publicidade -

Os Ford Ka Beauty & Beast, dois carros show apresentados no estande da Ford durante o 25° Salão do Automóvel de São Paulo, são os primeiros no Brasil a receberem peças plásticas feitas com material reciclado e fibra de sisal.

Resultado de quatro anos de pesquisa, a utilização desses materiais será realidade para os veículos Ford em futuro não tão distante.

A companhia entrou com pedido de patente da tecnologia desenvolvida no Brasil que utiliza polipropileno reciclado e fibra de sisal para a confecção de peças plásticas injetadas ou moldadas.

Conhecido como Ecoproject, a nova tecnologia é resultado do maciço investimento da Ford no Centro de Desenvolvimento de Produtos em Camaçari, BA. Nessa mesma linha outras novidades estão em gestação nos laboratórios do Centro de Desenvolvimento.

- Publicidade -

As peças plásticas são confeccionadas com 50% de poliproleno (pp) reciclado, 30% de fibra de sisal e 20% de pp virgem.

Uma das preocupações que motivou o projeto foi o de reduzir a dependência de materiais que causam impacto no meio ambiente, bem como minimizar o impacto da volatilidade do preços do barril de petróleo, de onde é extraído o polipropileno virgem.

A contrapartida social com a possibilidade de utilizar matéria-prima vegetal originada em regiões de baixa geração de renda é outro benefício do projeto.

A Ford contou com a parceria da Universidade Federal de São Carlos durante todo o desenvolvimento dessas matérias-primas, bem como da tecnologia utilizada no processo de injeção nos moldes das peças do interior do veículo.

O Ecoproject propiciará redução do custo de produção por utilizar material natural e reciclado.

- Publicidade -

Além disso, as peças são mais resistentes e leves, diminuindo o peso total do veículo e influenciando positivamente no consumo de combustível, de acordo com Celso Duarte, supervisor de desenvolvimento de produto: “Conseguimos reduzir em 10% o peso, com melhoria das propriedades mecânicas, ou seja, a qualidade da peça”.

Painel das portas, console central, porta-pacotes (ou tampa do porta-malas) e o acabamento interno do teto deverão ser feitos no futuro com sisal e pp reciclado. Tomando como base um Ford Ka, seu interior possui atualmente até 100 kg de polipropileno virgem.

A aplicação da nova tecnologia reduzirá a necessidade desse material derivado de petróleo. Com o desenvolvimento do projeto a Ford buscará ampliar a aplicação dessa tecnologia no veículo.

A fabricação de plástico reciclado economiza 70% de energia, considerando todo o processo desde a exploração da matéria-prima primária até a formação do produto final;

Materiais em pp utilizados na reciclagem: tampinhas de garrafa PET, resíduos industriais, copinho plástico, alguns resíduos e utensílios hospitalares;

Exigência internacional: a partir de 2010 os mercados europeu e americano exigirão que seus veículos tenham 70% de partes recicláveis;

O que é o Sisal?
O sisal (gênero Agave spp. L., família Agavaceae) é uma planta utilizada para fins comerciais. É cultivada em regiões semi-áridas. No Brasil, os principais produtores são os estados da Paraíba e da Bahia.

É a fibra vegetal mais dura que existe;

É uma planta resistente à aridez e ao sol intenso do sertão nordestino;

As fibras podem ser utilizadas na indústria automobilística, substituindo a fibra de vidro;

Uma fibra sintética demora até 150 anos para se decompor no solo, enquanto a fibra do sisal, em meses, torna-se um fertilizante natural;

Atualmente, o Brasil é o maior produtor de sisal do mundo e a Bahia é responsável por 80% da produção da fibra nacional.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança