Mais de 260 chassis Mercedes-Benz OF 1721 L, com tecnologia Euro 6 e suspensão pneumática, já circulam pelas ruas da Região Metropolitana de Goiânia como parte do projeto de renovação da frota da Nova RMTC.
A Mercedes-Benz consolida sua liderança no transporte coletivo urbano brasileiro com uma expressiva participação na renovação da frota de Goiânia. Ao todo, mais de 260 ônibus OF 1721 L com suspensão pneumática e tecnologia BlueTec 6 já estão em operação na Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC).
O projeto, que prevê a substituição de 1.200 ônibus até 2026, é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de Goiás, prefeituras da região e empresas concessionárias, com apoio do programa Refrota do Governo Federal.
As operadoras locais Rápido Araguaia e HP Transportes foram responsáveis pela aquisição de mais de 140 e 120 chassis, respectivamente. As vendas foram realizadas pela Tecar Diesel, concessionária Mercedes-Benz sediada em Aparecida de Goiânia.
“Goiânia tem preferência histórica pelo OF 1721, nosso campeão de vendas com mais de 100 mil unidades emplacadas no Brasil”, afirma Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O modelo é reconhecido pela robustez, conforto e baixo custo operacional.”
Os novos veículos são equipados com motores Mercedes-Benz Euro 6, atendendo às normas do Proconve P8, que reduzem as emissões de poluentes como Óxidos de Nitrogênio (NOx) e Material Particulado (MP). Isso garante mais eficiência ambiental e contribui para uma mobilidade urbana mais sustentável.
A Rápido Araguaia, que opera 50% do sistema de transporte da Região Metropolitana de Goiânia, destacou-se pela adoção precoce da tecnologia Euro 6. Com mais de 580 veículos na frota, sendo 25% da Mercedes-Benz, a empresa realizou treinamentos com a fabricante para motoristas, monitores e equipe de manutenção.
“Nossa meta é renovar 100% da frota até 2026, e os ônibus Mercedes-Benz com Euro 6 estão alinhados com nossos objetivos de qualidade, economia de diesel e conforto ao passageiro”, afirma Roberto Rabelo, diretor executivo da Rápido Araguaia.
Já a HP Transportes, com mais de 300 veículos, sendo 90% Mercedes-Benz, reforça sua parceria com a marca ao investir em mais de 120 ônibus com carroceria Caio Apache Vip, também viabilizados via Refrota com financiamento do Banco Mercedes-Benz.
“O foco é garantir um transporte mais eficiente, confiável e sustentável. A Mercedes-Benz é uma parceira essencial nessa jornada, especialmente com a introdução dos motores Euro 6”, destaca Hugo Santana de Moraes Santos, diretor da HP Transportes.
O modelo OF 1721 também é recomendado para serviços de fretamento contínuo e eventual, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Pode ser equipado com carrocerias rodoviárias, oferecendo mais conforto a bordo.
Disponível com suspensão metálica ou pneumática, o OF 1721 — assim como o OF 1724 — proporciona mais conforto para passageiros e motoristas, reafirmando o compromisso da Mercedes-Benz com a qualidade e inovação no transporte coletivo.
Mecânica Online – Mecânica do jeito que você entende:
- Chassi OF 1721 L: Estrutura sobre a qual é montado o ônibus, o modelo OF 1721 L é um dos mais vendidos da Mercedes-Benz no Brasil, ideal para operações urbanas e intermunicipais.
- BlueTec 6: Tecnologia da Mercedes-Benz que atende ao padrão Euro 6 de emissões, usando sistemas de pós-tratamento como SCR (Redução Catalítica Seletiva) para diminuir os poluentes.
- Suspensão pneumática: Sistema de suspensão que utiliza bolsas de ar em vez de molas metálicas, oferecendo mais conforto e suavidade ao rodar, especialmente em vias urbanas irregulares.