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Campo de Provas da GM é escolhido pelo Inmetro para testes oficiais de eficiência energética

A escolha do CPCA pelo Inmetro para sediar os testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE) reforça o papel da General Motors como protagonista na engenharia automotiva nacional. Em seu ano de centenário no Brasil, a GM conquista um marco de grande relevância técnica e simbólica, alinhando sua trajetória à pauta da sustentabilidade e da eficiência energética.

O Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA), da General Motors, em Indaiatuba (SP), foi selecionado pelo Inmetro para conduzir oficialmente os testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, responsável pelo selo que orienta os consumidores sobre o consumo dos veículos vendidos no Brasil.

A escolha do CPCA pelo Inmetro para sediar os testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE) reforça o papel da General Motors como protagonista na engenharia automotiva nacional. Em seu ano de centenário no Brasil, a GM conquista um marco de grande relevância técnica e simbólica, alinhando sua trajetória à pauta da sustentabilidade e da eficiência energética.

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O PBVE é uma iniciativa coordenada pelo Inmetro, em parceria com o Ministério de Minas e Energia e o Ibama, e visa informar o consumidor brasileiro sobre o consumo de combustível, emissões de CO₂ e, no caso de elétricos e híbridos, também a autonomia. Desde 2008, o programa classifica veículos de passeio, picapes e utilitários com base em critérios técnicos padronizados.

A estrutura do CPCA será usada em duas fases principais do programa. A primeira etapa inclui a pesagem dos veículos e o teste de desaceleração, que permite medir a eficiência aerodinâmica e a resistência ao rolamento — fatores determinantes no consumo de energia. Para isso, será utilizada uma pista exclusiva com duas retas paralelas de 2,2 km, interligadas por curvas, cercada por vegetação para garantir estabilidade nas medições.

Cada fabricante realiza os testes com seu próprio veículo e equipe técnica, sempre acompanhados por auditores do Inmetro. A padronização e a confiabilidade dos resultados são essenciais para garantir equidade entre os modelos avaliados e transparência ao consumidor final.

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O primeiro ciclo de testes no CPCA envolverá 27 veículos, um de cada fabricante participante do programa. A Chevrolet selecionou o Equinox EV, seu SUV 100% elétrico recém-lançado no Brasil, para representar a marca nessa primeira rodada de medições sob a nova estrutura.

A escolha do CPCA teve como base critérios técnicos rigorosos, segundo explicou Hércules Souza, chefe da Divisão de Regulamentação do Inmetro. “Buscamos infraestrutura robusta, capacidade operacional e conformidade com os requisitos dos ensaios do PBVE”, afirmou o especialista.

O Campo de Provas da Cruz Alta é um dos mais completos do mundo, segundo a própria GM. Com 18 pistas e 7 laboratórios, a estrutura realiza mais de 12 mil testes por ano, totalizando cerca de 6 milhões de quilômetros rodados em simulações de uso real. Há pistas que reproduzem pisos como terra, asfalto irregular, paralelepípedo e poeira, e laboratórios que avaliam emissões, ruído, vibração e segurança.

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O CPCA também é referência em práticas sustentáveis, com iniciativas como o cultivo de macadâmia e milho, o que reforça seu alinhamento às metas ESG da GM. A área total do campo equivale a 75% da cidade de São Caetano do Sul (SP), consolidando-se como o principal centro de validação da montadora no Hemisfério Sul.

A parceria entre o Inmetro e a GM no CPCA representa um passo relevante para toda a cadeia automotiva brasileira. Com testes mais precisos, rápidos e padronizados, o setor avança em transparência e contribui para uma mobilidade mais eficiente e consciente.

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Eficiência aerodinâmica:
Capacidade de um veículo cortar o ar com menor resistência, influenciando diretamente o consumo de combustível ou energia. Quanto melhor a aerodinâmica, maior a eficiência.

Resistência ao rolamento:
É a força contrária ao movimento das rodas sobre o solo. Pneus com menor resistência ao rolamento ajudam a reduzir o consumo e melhorar a autonomia de veículos.

Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE):
Sistema oficial do Inmetro que classifica os veículos vendidos no Brasil segundo seu consumo de energia e impacto ambiental, informando o consumidor por meio de etiquetas obrigatórias.

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