sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Saiba quais cuidados com o carro beneficiam o catalisador

Componente fundamental para reduzir as emissões de poluentes pelos veículos automotivos, o catalisador é desenvolvido para ter a mesma durabilidade do automóvel.

- Publicidade -

Porém, de acordo com a Umicore, principal fabricante de catalisadores automotivos do País, é preciso realizar as revisões e manutenções do carro corretamente para que isso aconteça.

Algumas atitudes simples do motorista e do reparador podem ajudar, e muito, a manter a integridade da vida útil da peça e, consequentemente, proporcionar alguma economia ao dono do carro.

- Publicidade -

Confira as dicas da Umicore:

Usar combustível de qualidade – O catalisador pode ter a sua função comprometida pelo combustível de má qualidade. Isso ocorre porque o combustível adulterado não é 100% queimado na câmara de combustão.

“Como o veículo não é preparado para trabalhar com essas substâncias indevidas, elas acabam chegando ao catalisador, alterando a superfície do componente e prejudicando a sua performance”, comenta Cláudio Furlan, gerente comercial da Umicore.

- Publicidade -

Realizar a troca do óleo dentro do prazo – Da mesma forma, substâncias derivadas da queima do lubrificante do motor podem se acumular no catalisador e comprometer o seu desempenho se o óleo e o filtro não forem trocados dentro do prazo correto.

“Isso faz com que o catalisador seja contaminado por elementos como o fósforo, zinco, cálcio e magnésio, que se acumulam na camada catalítica, encobrindo os metais nobres, responsáveis por transformar até 98% dos gases nocivos em inofensivos”, diz Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore.

Inspecionar as velas de ignição – Peça responsável pela queima da mistura ar/combustível, a vela de ignição, quando desgastada, pode prejudicar outros componentes. Isso porque, a vela deixa de queimar completamente a gasolina ou o etanol, que atingem o catalisador.

Como o componente trabalha em altas temperaturas, a parte cerâmica da peça acaba derretendo ao entrar em contato com as substâncias.

“Como a inspeção da vela é um procedimento simples, é recomendado que o motorista priorize esse cuidado para evitar problemas como esse”, explicam os especialistas da Umicore.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança