A Volvo Trucks superou a marca de 5.000 caminhões elétricos entregues em 50 países, consolidando sua liderança no transporte sustentável com uma frota que já percorreu 170 milhões de quilômetros em operações comerciais desde 2019.
A Volvo Trucks atingiu um marco histórico ao ultrapassar 5.000 caminhões elétricos entregues a clientes em 50 países, reforçando sua posição como referência global em mobilidade sustentável. Desde que lançou sua linha de caminhões elétricos em 2019, a fabricante sueca tem ampliado sua presença em diversos segmentos e regiões do mundo, demonstrando que os veículos pesados movidos a eletricidade não são apenas viáveis — são uma realidade consolidada.
Com uma frota que já percorreu cerca de 170 milhões de quilômetros em operações comerciais, os caminhões elétricos da Volvo vêm reduzindo significativamente as emissões de CO₂, diminuindo o ruído urbano e melhorando as condições de trabalho dos motoristas. O impacto positivo vai além da sustentabilidade ambiental: o ambiente interno das cabines é mais silencioso e com menos vibrações, elevando o bem-estar e a segurança dos condutores.
A linha atual de caminhões elétricos da Volvo inclui oito modelos, capazes de atender desde entregas urbanas até serviços de construção pesada e coleta de resíduos. Os modelos disponíveis são: Volvo FL Electric, FE Electric, FM Electric, FM Low Entry, FMX Electric, FH Electric (vencedor do prêmio Caminhão Internacional do Ano 2024), FH Aero Electric e VNR Electric. Essa variedade permite à Volvo atuar em diversos setores com soluções eficientes e adaptadas às necessidades operacionais dos clientes.
Os principais mercados da Volvo Trucks para caminhões elétricos são Alemanha, Países Baixos, Estados Unidos, Noruega e Suécia, países que lideram a adoção de transporte livre de emissões. Nessas regiões, a infraestrutura de recarga está em constante expansão, e políticas públicas incentivam a transição para frotas mais limpas.
Segundo Roger Alm, presidente da Volvo Trucks, os benefícios dos caminhões elétricos são amplamente reconhecidos por empresas de transporte, que já retornam à marca para ampliar suas frotas elétricas. “É gratificante ver que as companhias continuam a adotar os caminhões elétricos em diferentes segmentos. Nossas soluções estão disponíveis aqui e agora, oferecendo uma alternativa sustentável que também faz sentido para os negócios”, afirma Alm.
O pioneirismo da Volvo no setor permitiu o acúmulo de um conhecimento técnico valioso sobre transporte de emissão zero, o que inclui eficiência energética, financiamento, infraestrutura de recarga e manutenção especializada. Esse know-how técnico contribui para oferecer um pacote completo ao cliente, indo além do veículo e incluindo suporte para operação e crescimento sustentável da frota.
Além dos modelos elétricos a bateria, a Volvo adota uma estratégia de três caminhos para atingir sua meta de emissões líquidas zero até 2040. Essa estratégia combina caminhões elétricos a bateria, elétricos com célula de combustível (alimentados por hidrogênio verde) e motores de combustão que utilizam combustíveis renováveis, como biogás (Bio-LNG), biodiesel e HVO (óleo vegetal hidrotratado). Dessa forma, a empresa busca atender diversas realidades operacionais, adaptando-se às limitações e oportunidades de cada mercado.
A trajetória da Volvo Trucks evidencia o avanço do transporte pesado na jornada de descarbonização, aliando desempenho, tecnologia e compromisso ambiental. Em um setor historicamente dominado pelo diesel, os caminhões elétricos ganham cada vez mais espaço — e, com eles, uma nova era da logística e transporte ganha velocidade rumo ao futuro.
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Célula de combustível (fuel cell) – Dispositivo que gera eletricidade por meio de uma reação química entre hidrogênio e oxigênio, emitindo apenas vapor d’água como subproduto. Ideal para caminhões de longa distância sem emissão de poluentes.
HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) – Combustível derivado de óleos vegetais ou gorduras animais tratados com hidrogênio. Pode substituir o diesel convencional com vantagens ambientais e sem necessidade de modificar o motor.
Interferência acústica – Refere-se ao ruído gerado pelo motor e componentes mecânicos do caminhão. Nos modelos elétricos, esse ruído é drasticamente reduzido, melhorando o conforto dentro e fora da cabine.