Apesar de parecer simples, a durabilidade dos pneus não é definida por quilometragem fixa e depende de diversos fatores de uso e manutenção. Adotar boas práticas é o caminho para garantir maior vida útil, desempenho e segurança.
Para quem trabalha em uma fabricante de pneus, como a Pirelli, é comum ouvir perguntas como: “Qual a durabilidade do pneu?” ou “Como aumentar a vida útil?”. A resposta correta é: não existe um número mágico. A longevidade do pneu varia conforme condições de uso, manutenção e estilo de direção.
De acordo com Roberto Falkenstein, consultor da Área de Tecnologias Inovativas da Pirelli para a América Latina, “a durabilidade do pneu não é padronizada”. Ele recomenda que os motoristas adotem práticas corretas para preservar o componente em vez de se prenderem a uma quilometragem estimada.
Entre os principais cuidados está a calibragem correta, que deve ser feita pelo menos uma vez por semana, com os pneus frios e de acordo com as orientações do fabricante do veículo. Pneus murchos aumentam o atrito e o desgaste, enquanto pressão excessiva reduz aderência e causa desgaste no centro da banda de rodagem.
O alinhamento e balanceamento periódicos são igualmente importantes. Alinhamento errado compromete a estabilidade e desgasta o pneu de forma irregular, enquanto o balanceamento inadequado pode causar vibrações no volante ou guidão e danificar internamente o pneu.
Outro erro frequente é usar pneus inadequados para o tipo de terreno, carga e velocidade. Cada pneu tem índices específicos que devem ser respeitados. Por exemplo, pneus urbanos como o Pirelli Cinturato não devem ser utilizados em terrenos off-road, pois estão mais suscetíveis a danos estruturais.
O estilo de condução também influencia diretamente na durabilidade. Acelerações e frenagens bruscas, curvas em alta velocidade e manobras agressivas aumentam o estresse nos pneus. Uma condução defensiva é mais segura e prolonga a vida útil dos compostos.
Outro fator que pode comprometer os pneus é o uso de produtos químicos inadequados na limpeza. Detergentes, solventes e ceras genéricas podem ressecar e rachar a borracha. A recomendação da Pirelli é utilizar somente produtos específicos para pneus.
Por fim, a rede de Pirelli Performance Centers (PPCs) está presente em todo o Brasil e conta com equipes treinadas para orientar corretamente os motoristas sobre cuidados, aplicações corretas e manutenção preventiva dos pneus.
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- Calibragem: ajuste da pressão interna dos pneus com base nas recomendações do fabricante.
- Balanceamento: processo que evita vibrações indesejadas ao equilibrar peso entre roda e pneu.
- Índice de carga e velocidade: códigos que indicam o peso máximo suportado e a velocidade máxima que o pneu pode alcançar com segurança.
- Banda de rodagem: área do pneu que entra em contato direto com o solo, essencial para tração e escoamento da água.