O setor automotivo brasileiro fechou o primeiro semestre de 2025 em alta, com crescimento de 4,9% nos emplacamentos acumulados, que somaram 1.129.004 unidades, frente às 1.075.696 do mesmo período em 2024. Mesmo com a queda de 5,7% em junho na comparação com maio, o desempenho do mês praticamente se manteve estável frente a junho de 2024, com 201.740 veículos emplacados, contra 202.228 no ano anterior. Os dados são de um estudo realizado pela consultoria Bright Consulting.
A venda direta continua a ser o principal vetor de crescimento, respondendo por 50,0% das vendas de junho, índice estável frente a maio (50,2%) e superior ao de junho de 2024 (44,6%). No acumulado do ano, esse canal representa 46,3% dos emplacamentos, contra 42,4% no mesmo período do ano passado. Foram 100.873 unidades vendidas por venda direta em junho, superando as 90.130 do mesmo mês em 2024.
Por outro lado, o canal showroom apresentou retração de 10%, com 100.867 unidades em junho frente às 112.098 de um ano antes. No acumulado, são 606.816 unidades, representando queda de 2,1%, em linha com mudanças no perfil de consumo e o crescimento das assinaturas de veículos.
No ranking das montadoras, a Fiat lidera com 20,7% de participação, seguida por Volkswagen (18,4%), Chevrolet (10,9%), Hyundai (8,0%) e Toyota (7,4%). As maiores altas mensais foram da Volkswagen (+1 p.p.), GM (+0,8 p.p.) e Ford (+0,4 p.p.). Fiat, Hyundai e BYD perderam espaço, com quedas de até 0,9 ponto percentual em relação ao mês anterior.
Minas Gerais ultrapassou São Paulo e liderou os emplacamentos por estado em junho, com 25,4% de participação, reflexo direto da forte atuação em vendas diretas para frotistas e locadoras. São Paulo caiu para 24,3%, seguido por Paraná (7,1%) e Santa Catarina (4,6%).
Os veículos eletrificados mantêm trajetória de crescimento sólido. Junho registrou 20.590 emplacamentos, número próximo ao de maio (21.404), mas 44,7% superior a junho de 2024. A participação no mês foi de 10,2% do total de vendas. No acumulado do ano, 111.095 eletrificados foram emplacados, representando avanço de 41,9% em relação a 2024, com a participação anual subindo de 7,3% para 9,8%.
Entre os tipos de eletrificados, os 100% elétricos (BEVs) lideraram com 6.501 unidades (31,6%), seguidos pelos híbridos plug-in (PHEVs) com 6.124 (29,7%), híbridos leves (MHEVs) com 5.317 (25,8%) e os híbridos convencionais (HEVs) com 2.648 (12,9%). O BYD Dolphin Mini se destacou entre os BEVs com 1.913 unidades, e o GWM Haval H6 liderou entre os PHEVs e HEVs, com 1.763 e 734 unidades, respectivamente.
Mesmo com leve oscilação mensal, as marcas chinesas mantêm trajetória de crescimento, fechando junho com 8% de participação, ante 9% em maio. O movimento é sustentado por marcas como BYD e GWM, que lideram entre os eletrificados e seguem em expansão no mercado brasileiro.
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Venda direta – Modalidade de comercialização feita diretamente a empresas, locadoras ou governos, com vantagens fiscais e maior volume.
Eletrificados (BEV, HEV, PHEV, MHEV) – Veículos com alguma forma de propulsão elétrica. BEV é 100% elétrico; PHEV pode ser carregado na tomada; HEV tem motor a combustão e elétrico combinados; MHEV usa sistema elétrico auxiliar.
Showroom – Canal tradicional de vendas no varejo, voltado ao consumidor final nas concessionárias.