O Toyota RAV4 assumiu a liderança global em 2024, com 1.188.000 unidades comercializadas, superando o Tesla Model Y por uma margem de pouco mais de 3 mil veículos.
O tradicional ranking mundial dos carros mais vendidos está de volta, reunindo dados de 153 mercados com fontes que incluem agências nacionais de estatística, redes de concessionárias, autoridades alfandegárias e, em um terço dos casos, a consultoria JATO Dynamics. A análise foi conduzida com rigor técnico e confiabilidade, oferecendo um retrato preciso da performance global dos principais modelos do setor automotivo no ano de 2024.
O Toyota RAV4 lidera com crescimento de 11% sobre o desempenho de 2023, evidenciando sua força mesmo no fim do ciclo atual. O SUV se destacou especialmente nas regiões da Ásia-Pacífico, onde teve alta de 73%, e na Europa, com crescimento de 14%. Contudo, seus maiores mercados continuam sendo a América do Norte, que representou 47% das vendas, e a China, com 30%.
O Tesla Model Y, líder do ano anterior, caiu para o segundo lugar, com cerca de 1.185.000 unidades vendidas em 2024 — uma queda de 3% em relação ao ano anterior. Apesar de registrar crescimento de 5% na China, o SUV elétrico enfrentou retração significativa na Europa (–17%) e na região Ásia-Pacífico (–39%). China e América do Norte somaram mais de 76% de sua performance total no ano.
A ascensão do Toyota Corolla Cross foi outro ponto de destaque, assumindo a terceira posição no ranking mundial com 859.000 unidades vendidas, alta de 18%. A popularização do SUV compacto impactou diretamente o desempenho do sedã Toyota Corolla, que caiu para o quinto lugar com 697.000 emplacamentos, uma queda de 11%.
Na quarta colocação, o Honda CR-V mantém boa aceitação global, com 854.000 unidades comercializadas e um leve crescimento de 1%. O SUV japonês continua sendo uma escolha sólida nos mercados norte-americano e asiático, graças ao equilíbrio entre espaço interno, eficiência e confiabilidade.
Entre as picapes, a Toyota Hilux se destaca como líder global, ocupando a sexta colocação geral com 617.000 unidades vendidas. Embora tenha apresentado queda de 15%, sua presença sólida em mercados emergentes como Sudeste Asiático, África, Oriente Médio e América Latina garante sua posição no topo do segmento, mesmo sem atuação nos Estados Unidos e na China.
A Ford F-150 aparece em sétimo lugar, com 595.000 unidades e retração de 2%. Sua concentração de mercado é quase totalmente norte-americana, com cerca de 95% das vendas provenientes dos Estados Unidos e do Canadá. É um ícone do mercado norte-americano, mesmo diante da tendência de migração para SUVs.
Fechando o top 10, três modelos mostram trajetórias distintas. O Toyota Camry, na oitava posição, vendeu 593.000 unidades, mantendo boa aceitação nos EUA, China e Oriente Médio, mesmo com a forte concorrência dos SUVs. O Tesla Model 3, com 560.000 emplacamentos, teve crescimento de 10% impulsionado por sua atualização de meio de ciclo. Por fim, o chinês BYD Qin se tornou o primeiro modelo do país a entrar no ranking mundial, com 502.000 unidades vendidas — quase todas concentradas no mercado doméstico, onde a marca prioriza o sedã elétrico médio.
Entre os dez carros mais vendidos do mundo, quatro são da Toyota, reforçando o domínio global da marca japonesa. Outro dado relevante é que nenhum dos modelos do top 5 é 100% elétrico, mostrando que, apesar do crescimento dos eletrificados, os motores a combustão e híbridos ainda sustentam grande parte do mercado.
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SUV – Veículo utilitário esportivo, caracterizado por maior altura do solo, posição de dirigir elevada e boa versatilidade para uso urbano ou fora de estrada.
Ciclo de vida do modelo – Período em que uma geração de veículo permanece no mercado antes de ser renovada por um novo projeto.
Eletrificação – Tendência de transição tecnológica no setor automotivo que envolve o uso de motores híbridos ou totalmente elétricos, visando maior eficiência energética e menor impacto ambiental.