A bateria é o coração do sistema elétrico do carro, alimentando desde itens de segurança até conforto. Conhecer o consumo de cada componente ajuda a equilibrar economia, funcionalidade e segurança, alerta especialista da Clarios.
Com cada vez mais dispositivos eletrônicos embarcados, os veículos modernos exigem atenção especial à bateria e ao sistema elétrico, para garantir funcionamento seguro e eficiente. Segundo Ailto Sola, engenheiro de Aplicações da Clarios, fabricante da marca Baterias Heliar, saber o consumo energético dos equipamentos auxilia na gestão inteligente da energia e evita surpresas desagradáveis no dia a dia.
O especialista destaca que mesmo um consumo extra de 100 watts representa aumento de cerca de 0,1 litro de combustível a cada 100 km rodados, devido ao esforço maior do motor para recarregar a bateria. Por isso, abrir mão de itens de conforto pode ajudar na economia, mas os sistemas de segurança devem sempre estar ativos, mesmo com carga baixa.
Na lista de equipamentos que mais consomem energia estão os faróis, limpadores de para-brisa e vidros aquecidos, que garantem visibilidade e segurança, especialmente no inverno. Faróis em LED, por exemplo, consomem apenas 50 watts, muito menos que os sistemas antigos, otimizando a energia disponível.
Entre os itens de conforto, o ventilador interno demanda cerca de 170 watts, enquanto aquecedores de banco consomem de 100 a 200 watts, sendo que sistemas inteligentes desligam automaticamente para economizar energia. O ar-condicionado, mesmo acionado pelo motor, pode adicionar até 500 watts de carga à bateria.
Sistemas como teto solar elétrico (200 watts) e vidros elétricos (150 watts) operam por períodos curtos, minimizando o impacto, assim como o acendedor de cigarros, que hoje é fonte para carregadores de dispositivos e consome cerca de 50 watts.
O motor de arranque é um dos maiores consumidores momentâneos e pode drenar rapidamente a bateria se esta estiver desgastada. Em trânsito parado e calor, o ventilador do radiador exige até 800 watts para evitar superaquecimento. Controladores eletrônicos do motor modernos consomem até 200 watts, otimizando o funcionamento e reduzindo emissões.
Com o motor ligado, o alternador é responsável por alimentar os sistemas e recarregar a bateria, mas tecnologias como “stop-start” e alternadores inteligentes podem desligar o alternador momentaneamente, exigindo ainda mais da bateria. Assim, a revisão periódica do sistema elétrico e a escolha correta da bateria são fundamentais, recomenda Ailto Sola.
A bateria AGM (Absorbent Glass Mat) é indicada para veículos atuais com alta demanda elétrica, pois oferece maior capacidade de carga, suporta picos e tem vida útil até três vezes maior que as baterias convencionais. São ideais para garantir confiabilidade e segurança em todas as condições.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Bateria AGM — Tecnologia que usa separadores de fibra de vidro para absorver o eletrólito, oferecendo maior durabilidade, capacidade e resistência a ciclos profundos de carga.
Alternador — Componente que gera energia elétrica para recarregar a bateria e alimentar os sistemas do veículo quando o motor está ligado.
Stop-start — Sistema que desliga automaticamente o motor em paradas para economizar combustível e reduzir emissões, exigindo bateria e alternador com maior capacidade.
Torque — Força de rotação do motor ou componente, importante para a partida do veículo e funcionamento de sistemas elétricos.