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Goiânia terá os primeiros biarticulados elétricos do mundo em operação regular

Parceria com a GreenMob Capital levará 21 unidades do modelo Volvo BZRT para o BRT Leste-Oeste da capital goiana, marcando a primeira operação regular de biarticulados elétricos no mundo.

A Volvo Buses anuncia a primeira venda de 21 ônibus elétricos articulados e biarticulados para a GreenMob Capital, do Grupo HP. Goiânia (GO) será a primeira cidade a ter uma frota regular de biarticulados elétricos no BRT Leste-Oeste, com zero emissões, zero ruído e alta tecnologia.

A Volvo Buses celebra um marco histórico para o transporte público no Brasil com a sua primeira venda de ônibus articulados e biarticulados elétricos. A GreenMob Capital, veículo de investimentos do Grupo HP, adquiriu 21 unidades do modelo Volvo BZRT, sendo 16 articulados e 5 biarticulados. A frota será entregue em 2025 e fará parte da operação do BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC). Com essa aquisição, a capital goiana se tornará a primeira cidade do mundo a ter uma operação regular com ônibus biarticulados 100% elétricos, de acordo com o anúncio da empresa.

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Os veículos fazem parte do primeiro lote de chassis elétricos produzidos no complexo industrial da Volvo em Curitiba, no Paraná. Esta fábrica é a base de produção global e exportação desses ônibus, o que reforça o papel do Brasil como polo de inovação para a marca. O modelo biarticulado, com impressionantes 28 metros de comprimento, será o maior veículo elétrico do mundo em atividade diária, capaz de transportar até 250 passageiros. Já o articulado tem capacidade para 180 pessoas. Ambos oferecem zero emissões de CO₂ e um nível de ruído extremamente baixo.

André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina, destacou a importância do negócio, afirmando que “Goiânia dá um passo importante ao escolher ônibus elétricos de alta tecnologia e grande segurança em sua jornada de descarbonização do transporte público”. A venda foi concretizada com o apoio da concessionária Suécia Veículos e da Volvo Financial Services, que deu respaldo de crédito para a aquisição dos chassis.

Para Gustavo Bacellar de Faria, CEO da GreenMob Capital, a chegada dos novos ônibus representa um avanço significativo para o transporte coletivo brasileiro. “Estamos trazendo para Goiânia o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia veicular, unindo eficiência, conforto e segurança”, afirmou. A operação em Goiânia, portanto, servirá como um modelo para outras cidades que buscam soluções sustentáveis e inovadoras para a mobilidade urbana.

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Os novos ônibus Volvo rodarão no sistema BRT da Grande Goiânia, que está em expansão. O BRT Leste-Oeste é resultado da reconstrução do antigo “Eixo Anhanguera”, um dos primeiros corredores de transporte de massa do país. O sistema atende cerca de 180 mil passageiros por dia e, quando os dois eixos estiverem completos, integrará 268 linhas de transporte público, beneficiando milhões de passageiros por mês.

Tecnicamente, o Volvo BZRT é um veículo de ponta. Ele é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW, o que equivale a aproximadamente 540 cv, uma potência robusta para veículos desse porte. As baterias, que podem chegar a oito unidades, totalizam 720 kWh de capacidade. A disposição dos motores e baterias na parte central e inferior do chassi garante melhor distribuição de peso e um centro de gravidade mais baixo, o que melhora a estabilidade e permite um salão de passageiros completamente plano e acessível.

A segurança é outro ponto forte do BZRT, alinhado com a visão Zero Acidentes da Volvo. O ônibus conta com diversos dispositivos de segurança ativa, como câmeras que ampliam a visibilidade do motorista e sensores frontais e laterais que detectam pedestres e ciclistas em pontos cegos. Ele também possui sensores de leitura de placas de trânsito e o sistema Volvo Dynamic Steering (VDS), que aumenta a precisão e a estabilidade da direção.

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Além disso, o veículo está equipado para o sistema de “Zonas de Segurança“, uma tecnologia que, via GPS, consegue reduzir automaticamente a velocidade do ônibus em áreas de risco, como próximo a terminais, escolas ou hospitais, contribuindo para a segurança de todos. Essa conectividade avançada e a integração de tecnologias de segurança tornam o Volvo BZRT não apenas um avanço em sustentabilidade, mas também em proteção para motoristas e passageiros.

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BRT (Bus Rapid Transit) – Um sistema de transporte público de alta capacidade que utiliza corredores exclusivos para ônibus, estações de embarque pré-pagas e veículos de grande porte. O objetivo é oferecer um serviço rápido, eficiente e com alta frequência, similar a um metrô, mas com o custo de um sistema de ônibus.

Motor Elétrico de 200 kW – Um quilowatt (kW) é uma unidade de potência. Um motor de 200 kW tem a potência equivalente a 272 cavalos (cv). O caminhão possui dois desses, totalizando 544 cv, o que é uma potência bastante elevada para um veículo de transporte.

Dispositivos de Segurança Ativa – São tecnologias projetadas para evitar que um acidente aconteça, atuando antes da colisão. Exemplos incluem sensores que alertam para pontos cegos, sistemas de frenagem automática de emergência e controles de estabilidade.

Volvo Dynamic Steering (VDS) – É um sistema de direção assistida eletronicamente que, através de um motor elétrico no eixo de direção, monitora e corrige o movimento do volante. Isso reduz o esforço do motorista e melhora a precisão e a estabilidade do veículo em diversas condições de rodagem.

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