É comum encontrar em carros zero quilômetro o freio a tambor no eixo traseiro, o que pode causar estranheza em quem espera tecnologia de ponta em todos os componentes. No entanto, essa escolha de engenharia não é um retrocesso, mas sim uma decisão técnica e econômica bem fundamentada. O sistema ainda é bastante eficiente para a sua função, oferecendo uma solução confiável e de baixo custo.
O funcionamento do freio a tambor é simples e eficaz. Ele consiste em sapatas internas que se expandem contra a parede interna do tambor quando o motorista aciona o pedal do freio. Esse sistema gera uma boa força de frenagem e é reconhecido por sua resistência, principalmente em condições de uso urbano.
Uma das principais razões para a sua persistência é a distribuição da força de frenagem. Em um carro de passeio, a maior parte da força para a desaceleração (entre 70% e 80%) é exercida pelo eixo dianteiro, onde estão os freios a disco. O freio a tambor na traseira é mais do que suficiente para complementar essa força, garantindo a segurança sem a necessidade de um sistema mais caro e complexo.
Além da economia de produção e manutenção, o freio a tambor oferece vantagens práticas. Sua estrutura fechada o torna menos suscetível à entrada de sujeira, água e detritos, o que o torna mais durável e menos propenso a falhas em ambientes desafiadores. Modelos como Polo, Argo, Kicks e Sandero continuam utilizando o sistema por ser uma solução que atende perfeitamente à proposta e ao segmento desses veículos. Embora o freio a disco nas quatro rodas seja uma opção, em muitos casos, o ganho prático para o uso diário é mínimo, e o custo-benefício do freio a tambor se mostra superior.
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Freio a Tambor – Sistema de freio que utiliza sapatas (pastilhas) que se expandem para dentro de um tambor giratório, gerando atrito e desacelerando o veículo. É um sistema robusto e eficiente, ideal para o eixo traseiro.
Freio a Disco – Sistema de freio que utiliza pinças e pastilhas para pressionar um disco giratório, gerando o atrito necessário para a frenagem. É mais eficiente na dissipação de calor, sendo a escolha para o eixo dianteiro, onde a maior parte da força de frenagem é exigida.
Eixo Traseiro – Conjunto de componentes mecânicos que conectam as rodas traseiras ao chassi. No contexto da frenagem, ele recebe uma carga menor de força para desacelerar o veículo em comparação com o eixo dianteiro.
Sapatas de freio – Componentes de freio a tambor, geralmente feitos de uma mistura de materiais de atrito, que pressionam a parte interna do tambor para desacelerar o veículo.