sexta-feira, 23 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Volvo XC90 representa a próxima geração dos SUVs

- Advertisement -

A Volvo Car Corporation mostra as primeiras fotos oficiais do XC90, um SUV (Sport Utility Vehicle). Este carro passa a ser o top da nova linha XC da montadora sueca.

“Nosso carro todo-terreno representa a próxima geração de SUVs, e será um dos mais seguros e impressionantes do mercado”, diz Hans Wikman, diretor do projeto.

O Volvo XC90 será mostrado primeiro ao público norte-americano no Detroit Motor Show, em sete de janeiro de 2002. Em seguida ele será exibido aos brasileiros, durante a parada da regata Volvo Ocean Race no Rio de Janeiro, em fevereiro.

- Advertisement -

Durante 19 dias (de 19/02 a 09/03/2002) as pessoas interessadas em conhecer de perto o novo utilitário, poderão vê-lo na Marina da Glória. Nesta ocasião, a Volvo Automóveis começa a aceitar encomendas para o XC90, que chega às revendas em novembro de 2002.

Beleza e inteligência-Ao observar este novo carro, não restam dúvidas de que se trata de um Volvo moderno. Os elementos de design da marca, como o capô com vincos em forma de V e os “ombros” pronunciados, estão todos presentes.

“Nós procuramos criar um visual masculino, que transmite uma sensação de segurança, sem conferir uma aparência bruta ao carro”, explica Peter Horbury, vice-presidente e designer chefe.

- Advertisement -

O desenho funcional e elegante da carroceria em combinação com os motores transversais permite ao novo Volvo XC90 um alto grau de flexibilidade e versatilidade em seu interior.

Ele pode levar sete pessoas confortavelmente e seguras em bancos “puxados” mais a frente do que em outros SUVs.

Segurança com nova tecnologia-Quando a Volvo Cars lança um novo modelo, um dos objetivos é sempre reforçar a posição de liderança da companhia no campo da segurança.

O Volvo XC90 não é exceção – em termos de segurança ativa e passiva. Por exemplo: ele tem um sistema anticapotagem, visão noturna e proteção para terceiros em caso de colisão.

Solucionar os problemas decorrentes de colisões de SUV com carros mais baixos foi uma prioridade no desenvolvimento do Volvo XC90.

Motores-No Brasil, inicialmente estão previstos dois tipos de motor do Volvo XC90.

Um biturbo de seis cilindros com 272cv, que permite um desempenho mais esportivo, e outro com turbo de alta pressão, cinco cilindros e 250cv. Há ainda um motor a turbo diesel de cinco cilindros.

A produção do novo carro começa em 2002 na fábrica de Torslanda, na costa oeste da Suécia, onde a Volvo Cars está centralizando todos os seus modelos maiores.

O mercado norte-americano deverá ser responsável por 65% do total de vendas do Volvo XC90.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn