O GPF (Gasoline Particulate Filter), ou filtro de partículas para motores a gasolina, é uma tecnologia de controle de emissões que se tornou fundamental para a indústria automotiva no Brasil desde 2022. Sua adoção em larga escala foi impulsionada pelo Proconve L7, a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que estabeleceu limites mais rigorosos para as emissões de poluentes, especialmente as partículas ultrafinas.
A função do GPF é similar à do DPF (Diesel Particulate Filter), usado em carros a diesel. O filtro é instalado no sistema de escape e sua estrutura de cerâmica atua como uma barreira, capturando as partículas finas de carbono que são geradas durante a queima da gasolina. Essa tecnologia é particularmente importante em motores com injeção direta, que tendem a produzir mais partículas do que os motores de injeção indireta.
Ao longo do tempo, as partículas de carbono ficam presas no filtro GPF, o que poderia causar entupimento e prejudicar o desempenho do motor. Para evitar isso, o sistema conta com um processo de regeneração térmica. A ECU (Unidade de Controle Eletrônico) do veículo gerencia o processo de forma automática.
A regeneração ocorre quando a temperatura do filtro atinge um nível elevado, queimando as partículas acumuladas e transformando-as em dióxido de carbono. Esse processo não requer aditivos ou qualquer intervenção do motorista, tornando a tecnologia “invisível” para quem dirige.
No Brasil, diversos modelos populares já utilizam o GPF. O sistema pode ser encontrado em veículos como o Volkswagen T-Cross, o Hyundai Creta e em vários carros da Peugeot e da Citroën. A implementação dessa tecnologia é crucial para que as montadoras se adequem às normas ambientais e contribuam para a redução da poluição.
A presença do GPF é um passo importante para tornar a frota de veículos mais limpa, especialmente nas grandes cidades, onde a qualidade do ar é um desafio constante. É a tecnologia em prol do meio ambiente, funcionando de maneira silenciosa e eficiente para garantir que os carros a gasolina sejam menos poluentes.
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GPF (Gasoline Particulate Filter) – Filtro de partículas que retém fuligem e partículas finas de carbono emitidas pelos motores a gasolina, reduzindo a poluição.
Proconve L7 – Sétima fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, que endureceu as regras para emissões de poluentes por carros e motos no Brasil.
Injeção direta – Sistema de alimentação do motor que injeta o combustível diretamente na câmara de combustão, em vez do coletor de admissão.
ECU (Unidade de Controle Eletrônico) – O “cérebro” do carro, responsável por gerenciar e coordenar as funções do motor e de seus sistemas eletrônicos.
Regeneração térmica – Processo automático de limpeza do filtro de partículas, que utiliza altas temperaturas para queimar o material acumulado e manter o sistema funcionando.