A segurança e o bom desempenho de um veículo dependem diretamente da condição dos pneus, mas muitos motoristas negligenciam a manutenção desses componentes. Embora os pneus não tenham um prazo de validade oficial, a Continental Pneus recomenda uma avaliação detalhada após cinco anos de uso. A empresa reforça que a atenção aos sinais de desgaste e dano é fundamental para evitar acidentes e prejuízos. O gerente de Assistência Técnica da Continental Pneus, Renato Siqueira, destaca que a calibragem quinzenal e uma checagem mensal mais criteriosa são hábitos simples que podem garantir a segurança na rodagem.
O primeiro sinal de alerta é o nível dos sulcos. A legislação brasileira, por meio da Resolução CONTRAN nº 913/2022, exige uma profundidade mínima de 1,6 mm na banda de rodagem. Para facilitar a verificação, os pneus vêm com o TWI (Tread Wear Indicator), pequenos indicadores de borracha nos sulcos centrais. Quando a borracha do pneu atinge o nível desses indicadores, a troca é obrigatória. Alguns modelos da Continental também possuem o WWI (Wet Wear Indicator), que indica o desgaste para pistas molhadas.
Outro ponto de atenção é o desgaste irregular, que se manifesta com diferenças visíveis entre as bordas e o centro do pneu, ou marcas em forma de “escamas”. Esse tipo de desgaste é um forte indício de problemas de alinhamento ou calibragem incorreta, afetando a durabilidade dos pneus e comprometendo a dirigibilidade e a suspensão do veículo.
O ressecamento e as rachaduras na borracha também são sinais de que a troca é necessária. Com o tempo, a borracha perde elasticidade, e microfissuras podem surgir mesmo em pneus com baixa quilometragem, um processo acelerado por fatores como exposição excessiva ao sol ou a produtos químicos. A Continental reforça a necessidade de redobrar a atenção com a idade do pneu, recomendando a substituição de qualquer pneu fabricado há mais de dez anos, mesmo que pareça em boas condições.
Danos visíveis, como bolhas, cortes e deformações, são sinais claros de comprometimento estrutural e exigem a substituição imediata, independentemente da idade do pneu. Esses danos geralmente não são causados por defeitos de fabricação, mas sim por impactos e contatos laterais com agentes externos, e não podem ser reparados, gerando um risco de estouro.
Por fim, a perda frequente de pressão é um indicador de possíveis problemas internos na carcaça, ou falhas na válvula ou no aro. Caso o pneu precise ser calibrado com muita frequência, é essencial procurar um especialista para identificar a causa e encontrar a solução adequada. A verificação da pressão com o pneu frio, a cada quinze dias, é uma prática recomendada para evitar esses problemas.
Para incentivar a manutenção preventiva, a Continental está com uma campanha em parceria com a Chilli Beans até outubro. Na compra de quatro pneus das linhas Continental ou General Tire em revendas autorizadas, o cliente ganha um dos quatro modelos exclusivos de óculos da Chilli Beans. A iniciativa, com o tema “Tecnologia que conecta seu estilo ao seu destino”, reforça a importância da segurança e premia o consumidor que cuida do seu veículo.
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TWI (Tread Wear Indicator) – Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem. São pequenos ressaltos de borracha no fundo dos sulcos do pneu.
CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, órgão que regulamenta as normas de trânsito no Brasil.
Alinhamento – Processo de ajuste dos ângulos das rodas de um veículo para que fiquem paralelas entre si e perpendiculares ao solo.
Calibragem – Ato de verificar e ajustar a pressão de ar dos pneus de um veículo, garantindo a pressão correta para a segurança e durabilidade.