Com a deflação de 0,11% registrada em agosto, a primeira em 12 meses, a energia elétrica residencial surge como a principal responsável pela queda de 4,21% nos preços. Aproveitando o cenário, a Volvo Car Brasil destaca a economia do carro elétrico frente ao carro a combustão. Os dados mostram que o custo por quilômetro rodado de um elétrico pode ser até 79% mais barato, reforçando os benefícios econômicos, ambientais e sociais da tecnologia.
Apesar da deflação de 0,11% registrada em agosto pelo IBGE, a realidade do consumidor brasileiro continua desafiadora. O custo de rodar um carro a combustão com gasolina, com preço médio de R$ 6,17 por litro, impacta diretamente no orçamento, em contraste com o valor do kWh da energia elétrica, de 80 centavos.
Para um carro a combustão com tanque de 55 litros, o custo para enchê-lo é de R$ 339,35. Considerando uma média de consumo de 10 km/l, a autonomia total seria de 550 km, resultando em um custo de R$ 0,617 por quilômetro rodado.
Em contrapartida, o custo para carregar totalmente um veículo elétrico, como o EX30, o mais vendido do país em 2025, é de apenas R$ 55,20, utilizando a carga completa da versão Extended Range.
A autonomia do EX30, segundo dados do Inmetro, é de 338 km. Isso resulta em um custo de R$ 0,163 para cada quilômetro rodado. A diferença de custo é significativa: o custo por quilômetro do EX30 é 73,6% mais barato que o do carro a combustão líder de vendas no país.
Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, ressalta que essa economia é um fator decisivo para muitos consumidores. Ele afirma que uma economia de 73,6% em um bem de consumo é extremamente atraente, e a experiência de dirigir um carro elétrico é um benefício adicional.
O executivo também destaca que os benefícios do carro elétrico vão além da economia. A ausência de emissão de gases de efeito estufa e a redução da poluição sonora são pontos importantes a serem considerados, contribuindo positivamente para o meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades.
Os valores apresentados referem-se a carregamentos residenciais, mas os proprietários de veículos Volvo podem contar com uma rede de eletropostos da marca em rodovias, que já cobrem mais de 29 mil km de estradas sem custo. A rede permite viajar de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a Jericoacoara, no Ceará.
A linha completa de modelos Volvo elétricos apresenta custos por quilômetro rodado consideravelmente mais baixos do que os veículos a combustão, com economias que variam de 68,7% a 79,2%, dependendo do modelo.
O EX40 Plus, por exemplo, tem o custo por quilômetro rodado de R$ 0,154, o que representa uma economia de 75% em relação ao modelo a combustão. Já o EC40 Plus oferece a maior economia da linha, com R$ 0,145 por quilômetro e 79,2% de economia.
A comparação numérica entre os modelos elétricos e a combustão demonstra que o carro elétrico é uma opção financeiramente mais vantajosa. A economia de até 79% no custo por quilômetro rodado reforça o argumento de que a transição para a mobilidade elétrica é um investimento inteligente, tanto para o bolso do consumidor quanto para o futuro do planeta.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Deflação – Queda no nível geral de preços de bens e serviços em uma economia, resultando em um aumento do poder de compra da moeda.
kWh (Quilowatt-hora) – Unidade de medida de energia elétrica, usada para calcular o consumo de eletricidade e o custo para carregar a bateria de um carro elétrico.
Autonomia aferida – Distância máxima que um veículo pode percorrer com uma carga total de combustível ou eletricidade, medida e certificada por um órgão oficial, como o Inmetro.
Eletropostos – Postos de carregamento de veículos elétricos. São similares aos postos de combustível, mas fornecem energia elétrica em vez de gasolina ou diesel.