A Scania lança na Europa uma nova plataforma de motores, baseada na tecnologia Super, com configurações a combustão e híbrida plug-in para ônibus e ônibus rodoviários. As inovações visam atender às diversas necessidades dos operadores, proporcionando uma redução significativa no consumo de combustível, maior durabilidade e a possibilidade de operar em áreas de emissão zero, garantindo a viabilidade a longo prazo dos negócios de transporte.
A Scania, reconhecendo a incerteza gerada pelas regulamentações de emissões de carbono e legislações locais de sustentabilidade na Europa, responde ao mercado com o lançamento de duas novas motorizações para o transporte de passageiros.
As novidades, que utilizam a mesma plataforma de motor do caminhão Super, premiado por sua eficiência, são projetadas para atender às necessidades de operadores de longa distância, combinando desempenho e sustentabilidade.
O motor a combustão Scania Super é uma evolução da tecnologia já líder de mercado da marca, sendo o mais eficiente, econômico e durável já produzido pela empresa. Para uma grande parcela das rotas de longa distância ao redor do mundo, os veículos convencionais ainda são a escolha mais viável, e o motor Scania Super se destina a atender a essa demanda.
Um dos destaques do motor Scania Super é a economia de combustível de até 8% em comparação com a motorização anterior, o que resulta em uma redução significativa nos custos operacionais totais e, consequentemente, nas emissões de CO2. Esse avanço é possível graças ao novo motor de 13 litros e à nova versão da caixa de câmbio Scania Opticruise.
A durabilidade também é um ponto forte da nova motorização, que foi projetada para ter uma vida útil de até dois milhões de quilômetros, um aumento substancial em relação ao seu já robusto antecessor. Para facilitar a manutenção e aumentar o tempo de atividade, todos os filtros do motor foram reposicionados para o lado “frio”, oposto ao turbo, permitindo um acesso mais fácil e substituições mais rápidas.
Além da economia e durabilidade, a Scania reforça seu compromisso com a segurança nas estradas. O novo motor inclui freios auxiliares que proporcionam um manuseio mais seguro do veículo. A empresa também oferece um conjunto de sistemas de segurança para o motorista que podem complementar este aspecto vital no transporte de pessoas.
A segunda opção de motorização é o híbrido plug-in (PHEV), uma solução versátil projetada para atender às demandas de operações de longa distância que precisam cumprir os requisitos de zonas de emissão zero. Esta variante proporciona uma redução drástica no consumo de combustível e nas emissões, além de aumentar o conforto para motorista e passageiros.
O PHEV integra uma e-machine e uma caixa de câmbio powershift de seis velocidades, permitindo que o veículo opere em quatro modos distintos: elétrico, híbrido, sustentação de carga e carregamento forçado. A autonomia no modo elétrico pode chegar a até 80 quilômetros, com uma potência de saída de 290 quilowatts, possibilitando a entrada em áreas de emissão zero, mesmo em zonas de tamanho considerável.
Para facilitar a transição automática para o modo elétrico em áreas de emissão zero, os operadores podem utilizar a tecnologia de geofencing Scania Zone. Com ela, é possível pré-programar o veículo para que ele mude automaticamente para a energia elétrica ao entrar em zonas pré-determinadas, mantendo a eficiência do modo híbrido em outros tipos de tráfego.
A combinação dos diferentes modos de condução resulta em uma motorização que permite viagens de longa distância extremamente eficientes, com economia de combustível e redução de emissões de até 40% em tráfego misto típico de ônibus rodoviários. Essa flexibilidade e versatilidade ajudam os operadores a lidar com as crescentes exigências do setor e a garantir a viabilidade futura de seus negócios.
A estratégia da Scania, ao oferecer as duas opções, demonstra o entendimento de que não existe uma solução única para todas as necessidades. Segundo Carl-Johan Lööf, Chefe de Gestão de Produtos para Soluções de Transporte de Pessoas na Scania, as novas motorizações são “exemplos brilhantes do compromisso duplo da Scania com a sustentabilidade e a lucratividade para os clientes de ônibus e ônibus rodoviários”.
A nova plataforma da Scania se posiciona como uma solução completa, capaz de atender às diversas necessidades dos operadores no mercado brasileiro e global. A empresa oferece tecnologia de ponta para enfrentar os desafios de regulamentação e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que garante o desempenho e a durabilidade necessários para operações de longa distância.
A decisão da Scania de lançar duas opções de motorização, combustão e híbrido plug-in, em um momento de transição tecnológica, é um movimento estratégico inteligente. Ao oferecer o motor Scania Super com sua impressionante economia de combustível e durabilidade, a marca atende aos clientes que precisam de uma solução de imediato, econômica e eficiente.
Simultaneamente, a oferta do PHEV prepara o mercado para o futuro, permitindo que os operadores se antecipem às regulamentações de emissões e se adaptem a um cenário cada vez mais focado na eletrificação. A abordagem reflete um profundo conhecimento das diferentes realidades operacionais e posiciona a Scania como uma parceira estratégica para a transição energética no transporte de passageiros.
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Scania Super – Nome da plataforma de motor a combustão da Scania, conhecida pela alta eficiência e durabilidade.
Scania Opticruise – Nome da caixa de câmbio automatizada da Scania, otimizada para trabalhar em conjunto com o motor para maximizar a economia de combustível.
Híbrido plug-in (PHEV) – Veículo que combina um motor a combustão com um motor elétrico, e cuja bateria pode ser recarregada externamente, através de uma fonte de energia.
Geofencing – Tecnologia que usa a localização por GPS para criar uma “cerca virtual” ao redor de uma área. No caso do Scania Zone, ela automatiza a mudança para o modo elétrico quando o veículo entra em uma zona de baixa ou zero emissão.