A Nissan acaba de trazer ao Brasil uma frota de veículos Nissan Ariya 100% elétricos para um projeto de pesquisa inédito. O objetivo é testar tecnologias de eletrificação e outros equipamentos em condições de uso diário, fora dos laboratórios da empresa. As unidades, que não serão vendidas no país, estão sendo usadas por concessionários e funcionários, gerando dados valiosos para o desenvolvimento futuro de produtos da marca japonesa no mercado brasileiro.
A Nissan começou a usar uma frota de carros 100% elétricos no Brasil, dando início ao seu Projeto de Pesquisa Avançada de Soluções de Eletrificação e Novas Tecnologias. O foco principal é avaliar o desempenho de tecnologias já existentes em outros mercados, mas em condições reais de uso no dia a dia.
A ideia é ir além dos testes de laboratório, com um grande volume de dados coletados em diferentes estados brasileiros, o que torna o processo de análise mais rápido e eficiente.
O modelo escolhido para a missão é o Nissan Ariya, um dos veículos elétricos mais avançados da marca. As unidades, que foram importadas especialmente para o projeto, serão utilizadas por funcionários e concessionários, além de servirem para ações especiais da empresa.
É importante ressaltar que os carros não serão comercializados no Brasil. O projeto serve exclusivamente para pesquisa.
A estratégia da Nissan é potencializar a coleta de dados, usando uma frota inteira em circulação ao mesmo tempo, em vez de apenas um ou dois carros em testes controlados. Isso vai gerar informações valiosas para as equipes de engenharia.
A frota do projeto conta com quatro versões diferentes do Nissan Ariya, o que permitirá avaliar diversas configurações de equipamentos e tecnologias.
As versões que compõem o projeto são a Engage com tração dianteira, a Engage e-4ORCE (tração integral), a Engage+ e-4ORCE (tração integral) e a topo de linha Platinum e-4ORCE (tração integral).
As informações geradas pelo uso cotidiano desses veículos serão analisadas por uma equipe multidisciplinar da empresa. A expectativa é que os resultados ajudem a Nissan a definir seus próximos passos no Brasil em relação à mobilidade elétrica, tecnologias de segurança e entretenimento.
Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil, afirma que “há anos reforçamos que a Nissan tem o compromisso de seguir inovando além do lado comercial da mobilidade elétrica no Brasil e, com esse projeto, mostramos mais uma vez que seguimos nesse caminho”.
Ele complementa que a empresa pensa em todo o ecossistema da eletrificação e busca constantemente oportunidades para melhorar a experiência dos clientes e encontrar novas soluções tecnológicas para seus produtos.
O projeto com o Nissan Ariya demonstra o comprometimento da empresa em entender o mercado brasileiro e suas particularidades, preparando o terreno para a futura expansão de sua linha de veículos elétricos.
Ao testar diferentes versões do modelo, a Nissan mostra uma abordagem estratégica para coletar dados completos sobre os diferentes conjuntos de motorização e tecnologias de tração e-4ORCE, que otimizam o desempenho e a segurança.
A iniciativa coloca a Nissan em uma posição de liderança no desenvolvimento de soluções locais de eletrificação, em um mercado que demanda cada vez mais modelos eficientes e sustentáveis.
A falta de previsão de venda do Ariya no Brasil reforça que a prioridade da empresa é a pesquisa e o desenvolvimento, preparando o terreno para modelos futuros que possam ser lançados no país.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
e-4ORCE: Tecnologia de tração integral da Nissan para veículos elétricos que controla de forma independente os quatro motores do carro, um em cada roda, para otimizar o desempenho e a estabilidade.
Frota: Conjunto de veículos que pertencem a uma mesma empresa ou organização.
100% elétrico: Um veículo que é movido exclusivamente por um motor elétrico, sem motor a combustão.
Eletrificação: Processo de transição para o uso de energia elétrica como fonte de propulsão em veículos, em substituição aos combustíveis fósseis.