O Instituto Renault comemora 15 anos de atuação com um balanço expressivo de mais de 942 mil pessoas beneficiadas por seus projetos. As iniciativas se concentram na inclusão pela educação e geração de renda, além de programas de segurança no trânsito. A celebração reforça o compromisso da marca com a comunidade, especialmente na região onde estão suas fábricas em São José dos Pinhais.
O Instituto Renault celebra, em 2025, 15 anos de dedicação à transformação social e à geração de impacto positivo no Brasil. Ao longo deste período, mais de 942 mil pessoas já foram beneficiadas diretamente por projetos.
Essas iniciativas são voltadas à inclusão por meio da educação, da geração de renda e também da educação para a segurança no trânsito, pilares estratégicos da atuação do Instituto.
Para garantir que os investimentos sejam direcionados às reais necessidades, o Instituto Renault utiliza a metodologia do Mapa Social, um estudo realizado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
O estudo, que já teve duas edições, em 2018 e 2023, aponta as demandas e oportunidades de investimento na região da Borda do Campo, bairro onde estão localizadas as fábricas da Renault do Brasil, em São José dos Pinhais (PR).
Além da atuação local, o Instituto Renault tem expandido seu impacto social para a cidade de São Paulo. Na capital paulista, novos projetos de inclusão por meio da educação, como o Geração Futuro Profissionalizante, foram lançados neste ano.
Segundo Ariel Montenegro, presidente do Instituto Renault e diretor-geral da Renault do Brasil, o marco de 15 anos é um importante momento para celebrar o impacto transformador das ações de inclusão e segurança.
A comemoração de 15 anos do Instituto Renault foi marcada por um evento no Complexo Ayrton Senna, que contou com a presença de diversos parceiros, beneficiários e membros do poder público e da sociedade civil.
Entre os presentes, estavam a prefeita de São José dos Pinhais, executivos da Renault do Brasil, representantes da Secretaria de Trânsito e de escolas públicas, empresários, fornecedores e colaboradores voluntários.
Em um movimento para reforçar sua transparência, o Instituto Renault passou por uma auditoria externa realizada pela KPMG. A auditoria foi concluída com 100% de conformidade em sua governança corporativa.
Entre os projetos de maior destaque na região da Borda do Campo está a Associação Borda Viva, um projeto de empreendedorismo social que nasceu em 2002 focado na segurança alimentar e se transformou na geração de renda.
Desde que passou a receber apoio do Instituto Renault em 2005, a Associação Borda Viva já beneficiou mais de 110 mil crianças, jovens e adultos por meio de duas frentes: a cozinha social e a casa da costura.
A cozinha social garante a segurança alimentar de cerca de 130 crianças por dia, que recebem uma refeição gratuita e nutricionalmente balanceada, contribuindo para a qualidade de vida na comunidade.
Já a Casa da Costura opera com base no conceito de economia circular. A produção de bolsas e acessórios reutiliza aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, doados por fornecedores da Renault do Brasil.
Desde 2015, mais de 24 toneladas de material automotivo foram reaproveitadas para a confecção das bolsas. Até o momento, a Casa da Costura já vendeu um total de 379.866 produtos em mais de 96 lojas e também online.
Outra iniciativa de impacto na região é a AMARB (Associação dos Moradores da Roseira e Borda do Campo). O Instituto Renault construiu e doou a nova sede de 235 m2 para a instituição em 2020.
O espaço conta com uma cozinha industrial completa e salas equipadas para a oferta de cursos profissionalizantes e oficinas. O salão de eventos, que pode ser alugado, ajuda na geração de renda para a manutenção do projeto.
O Instituto Renault também é parceiro em projetos de capacitação, como o Geração Futuro Jovens Talentos. O programa, em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, prepara jovens de 16 a 24 anos para o mercado de trabalho.
Em parceria com o Senai Paraná, o Instituto Renault oferece ainda o Geração Futuro Profissionalizante Mecânica. O curso proporciona formação teórica e prática em mecânica básica automotiva.
A qualidade do curso é reforçada pela certificação Renault Academy, que garante padrões internacionais para os alunos. A Renault do Brasil cedeu um veículo e três motores para as aulas práticas.
Além dos projetos de inclusão social, o Instituto Renault também atua fortemente na segurança no trânsito, com o programa O Trânsito e Eu, lançado em 2012.
O programa já impactou mais de 270 mil alunos no Brasil, formando professores com materiais pedagógicos para ensinar noções de segurança e convivência no trânsito a crianças de 7 a 11 anos de forma lúdica.
A versão digital do programa, o O Trânsito e Eu Digital, utiliza realidade virtual e óculos 3D para levar a educação no trânsito a um novo nível. O projeto foi vencedor do Prêmio Destaques Maio Amarelo 2024.
A iniciativa de voluntariado dos colaboradores, o #RenaultSolidária, também é um pilar importante. Desde 2010, já foram mais de 7 mil participações em ações e doações que totalizaram mais de 155 toneladas.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Mapa Social – Estudo que coleta dados sobre a comunidade para identificar suas necessidades e oportunidades, orientando ações de responsabilidade social.
Economia Solidária – Forma de organização de produção, consumo e distribuição de riqueza baseada na cooperação, solidariedade e autogestão.
Voluntariado Corporativo – Iniciativas de uma empresa que incentivam e organizam o trabalho voluntário de seus colaboradores em prol de causas sociais.
Comodato – Contrato de empréstimo gratuito de um bem, como um veículo, para uso por um período determinado.