O Alpine A390, novo fastback esportivo elétrico da Alpine, será lançado com a inédita tecnologia Alpine Active Torque Vectoring, resultado de cinco anos de desenvolvimento. O sistema utiliza a arquitetura de três motores – um frontal e dois traseiros independentes – para distribuir até 100% do torque entre as rodas traseiras em milissegundos. Essa inovação visa eliminar o subesterço e o sobresterço, otimizar a dinâmica em curvas e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança e a agilidade do veículo.
O Alpine A390, o novo fastback esportivo elétrico da Alpine, está sendo apresentado com uma tecnologia de ponta desenvolvida para otimizar a dinâmica de condução: o Alpine Active Torque Vectoring.
Este sistema inovador é o resultado de cinco anos de desenvolvimento e ajustes finos realizados pela equipe de engenharia da Alpine, e representa um avanço em relação aos sistemas de controle de tração existentes.
A chave do Alpine Active Torque Vectoring reside na arquitetura de propulsão exclusiva do A390, que conta com três motores elétricos.
Um motor atua no eixo dianteiro e os outros dois motores estão posicionados na traseira, acionando cada roda de forma independente.
Essa configuração de três motores viabiliza o sistema de tração integral (all-wheel drive) e, principalmente, permite o gerenciamento independente do torque nas duas rodas traseiras.
O Alpine Active Torque Vectoring é um avanço patenteado que se posiciona como o passo além dos tradicionais diferenciais de deslizamento limitado mecânicos.
Conforme a engenheira de sistemas de controle Constance Leraud-Reyser, a tecnologia é capaz de distribuir entre 0 e 100% do torque total entre as duas rodas traseiras.
A distribuição de torque é variável e contínua, sendo ajustada com base no ângulo de esterçamento do volante e na velocidade do veículo.
Essa vetorização ativa de torque cria uma diferença de força motriz entre as rodas direita e esquerda.
O objetivo é corrigir qualquer diferença de deslizamento e otimizar a dinâmica em curvas, de modo a anular a tendência de sobresterço ou subesterço.
A atuação do sistema é ultrarrápida, ocorrendo em milissegundos, independentemente do motorista estar acelerando, realizando uma curva ou dirigindo em linha reta.
Essa resposta imediata torna o A390 significativamente mais responsivo e fácil de manusear, eliminando a sensação de inércia que poderia ser causada pelo tamanho e peso do veículo elétrico.
O Alpine Active Torque Vectoring também atua diretamente na segurança, melhorando a tração, como em situações de baixa aderência em que uma das rodas traseiras possa derrapar no gelo.
A versão A390 GTS será o primeiro fastback esportivo da marca a superar 400 hp de potência e mais de 800 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.
O gerenciamento do torque total no A390 é feito por três sistemas complementares: o Alpine Torque Pre-Control para a tração, o e-AWD para a distribuição entre os eixos dianteiro e traseiro, e o Alpine Active Torque Vectoring para a divisão lateral nas rodas traseiras.
O condutor pode personalizar a atuação da vetorização de torque por meio de cinco modos de condução – Save, Normal, Sport, Personalised e Track – acessados por um botão no volante.
A tecnologia visa oferecer agilidade comparável ao icônico Alpine A110, apesar do A390 ser um fastback de cinco lugares de alto desempenho.
A Alpine demonstra um forte posicionamento no segmento de esportivos elétricos com o foco no controle dinâmico de chassi.
O Alpine Active Torque Vectoring é um diferencial tecnológico importante, pois oferece um nível de controle de torque superior ao de muitos concorrentes que utilizam diferenciais mecânicos ou apenas sistemas eletrônicos menos precisos.
Para a informação do motorista, o sistema exibe dados em tempo real sobre sua operação em uma tela separada no painel de instrumentos e na tela Alpine Telemetrics Live Data.
O A390 é um exemplo de como a Alpine está utilizando a flexibilidade dos motores elétricos para desenvolver soluções inovadoras que garantem performance e segurança na transição para a mobilidade elétrica.
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Active Torque Vectoring – Sistema ativo de vetorização de torque. Tecnologia que distribui de forma inteligente e dinâmica o torque do motor entre as rodas do mesmo eixo para otimizar a tração, a agilidade e a estabilidade, especialmente em curvas.
Torque – Força de rotação ou giro do motor, a qual em carros elétricos é entregue instantaneamente. É o principal responsável pela capacidade de aceleração do veículo.
Diferenciais de Deslizamento Limitado – Componentes mecânicos que limitam a diferença de velocidade entre as rodas do mesmo eixo, impedindo que uma única roda perca toda a tração, mas que são superados em precisão pelos sistemas ativos.
e-AWD – Electric All-Wheel Drive. Sistema de tração integral em que o torque é distribuído eletronicamente entre os eixos dianteiro e traseiro, normalmente utilizando motores elétricos dedicados para cada eixo ou para cada roda.
