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Alpine A390 eleva a agilidade elétrica com sistema de vetorização ativa de torque

O novo fastback esportivo 100% elétrico da Alpine estreia uma arquitetura exclusiva de três motores para o sistema Active Torque Vectoring, prometendo um controle de torque ultrarrápido e preciso que supera os diferenciais mecânicos convencionais.

O Alpine A390, novo fastback esportivo elétrico da Alpine, será lançado com a inédita tecnologia Alpine Active Torque Vectoring, resultado de cinco anos de desenvolvimento. O sistema utiliza a arquitetura de três motores – um frontal e dois traseiros independentes – para distribuir até 100% do torque entre as rodas traseiras em milissegundos. Essa inovação visa eliminar o subesterço e o sobresterço, otimizar a dinâmica em curvas e, ao mesmo tempo, aumentar a segurança e a agilidade do veículo.

O Alpine A390, o novo fastback esportivo elétrico da Alpine, está sendo apresentado com uma tecnologia de ponta desenvolvida para otimizar a dinâmica de condução: o Alpine Active Torque Vectoring.

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Este sistema inovador é o resultado de cinco anos de desenvolvimento e ajustes finos realizados pela equipe de engenharia da Alpine, e representa um avanço em relação aos sistemas de controle de tração existentes.

A chave do Alpine Active Torque Vectoring reside na arquitetura de propulsão exclusiva do A390, que conta com três motores elétricos.

Um motor atua no eixo dianteiro e os outros dois motores estão posicionados na traseira, acionando cada roda de forma independente.

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Essa configuração de três motores viabiliza o sistema de tração integral (all-wheel drive) e, principalmente, permite o gerenciamento independente do torque nas duas rodas traseiras.

O Alpine Active Torque Vectoring é um avanço patenteado que se posiciona como o passo além dos tradicionais diferenciais de deslizamento limitado mecânicos.

O novo Alpine A390 chega com uma tecnologia que muda tudo: o Alpine Active Torque Vectoring.

Conforme a engenheira de sistemas de controle Constance Leraud-Reyser, a tecnologia é capaz de distribuir entre 0 e 100% do torque total entre as duas rodas traseiras.

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A distribuição de torque é variável e contínua, sendo ajustada com base no ângulo de esterçamento do volante e na velocidade do veículo.

Essa vetorização ativa de torque cria uma diferença de força motriz entre as rodas direita e esquerda.

O objetivo é corrigir qualquer diferença de deslizamento e otimizar a dinâmica em curvas, de modo a anular a tendência de sobresterço ou subesterço.

A atuação do sistema é ultrarrápida, ocorrendo em milissegundos, independentemente do motorista estar acelerando, realizando uma curva ou dirigindo em linha reta.

Essa resposta imediata torna o A390 significativamente mais responsivo e fácil de manusear, eliminando a sensação de inércia que poderia ser causada pelo tamanho e peso do veículo elétrico.

O Alpine Active Torque Vectoring também atua diretamente na segurança, melhorando a tração, como em situações de baixa aderência em que uma das rodas traseiras possa derrapar no gelo.

A versão A390 GTS será o primeiro fastback esportivo da marca a superar 400 hp de potência e mais de 800 Nm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos.

O gerenciamento do torque total no A390 é feito por três sistemas complementares: o Alpine Torque Pre-Control para a tração, o e-AWD para a distribuição entre os eixos dianteiro e traseiro, e o Alpine Active Torque Vectoring para a divisão lateral nas rodas traseiras.

O condutor pode personalizar a atuação da vetorização de torque por meio de cinco modos de conduçãoSave, Normal, Sport, Personalised e Track – acessados por um botão no volante.

A tecnologia visa oferecer agilidade comparável ao icônico Alpine A110, apesar do A390 ser um fastback de cinco lugares de alto desempenho.

A Alpine demonstra um forte posicionamento no segmento de esportivos elétricos com o foco no controle dinâmico de chassi.

O Alpine Active Torque Vectoring é um diferencial tecnológico importante, pois oferece um nível de controle de torque superior ao de muitos concorrentes que utilizam diferenciais mecânicos ou apenas sistemas eletrônicos menos precisos.

Para a informação do motorista, o sistema exibe dados em tempo real sobre sua operação em uma tela separada no painel de instrumentos e na tela Alpine Telemetrics Live Data.

O A390 é um exemplo de como a Alpine está utilizando a flexibilidade dos motores elétricos para desenvolver soluções inovadoras que garantem performance e segurança na transição para a mobilidade elétrica.


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Active Torque Vectoring – Sistema ativo de vetorização de torque. Tecnologia que distribui de forma inteligente e dinâmica o torque do motor entre as rodas do mesmo eixo para otimizar a tração, a agilidade e a estabilidade, especialmente em curvas.

Torque – Força de rotação ou giro do motor, a qual em carros elétricos é entregue instantaneamente. É o principal responsável pela capacidade de aceleração do veículo.

Diferenciais de Deslizamento Limitado – Componentes mecânicos que limitam a diferença de velocidade entre as rodas do mesmo eixo, impedindo que uma única roda perca toda a tração, mas que são superados em precisão pelos sistemas ativos.

e-AWD – Electric All-Wheel Drive. Sistema de tração integral em que o torque é distribuído eletronicamente entre os eixos dianteiro e traseiro, normalmente utilizando motores elétricos dedicados para cada eixo ou para cada roda.

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