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Inmetro avança em parceria com a GAC Motor para regulamentação de mobilidade inteligente no Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) estreita laços com a montadora chinesa GAC Motor, visando aprofundar a cooperação em novas tecnologias automotivas, como veículos autônomos e transição energética, com foco no mercado brasileiro.

O Inmetro e a montadora chinesa GAC Motor deram um passo importante na cooperação para a regulamentação de veículos autônomos, baterias e infraestrutura de recarga no Brasil. A visita técnica na China visa trazer conhecimento de ponta e reforça o projeto da GAC de instalar uma fábrica no país, considerando o Brasil como mercado prioritário para suas tecnologias.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está ampliando sua presença internacional e consolidando parcerias estratégicas para preparar o Brasil para as inovações no setor automotivo.

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Nesta sexta-feira (26), Márcio André Oliveira Brito, presidente do Inmetro, liderou uma comitiva em uma visita técnica à GAC Motor, na cidade de Guangzhou, na China, para fortalecer a cooperação.

O foco principal do encontro é a mobilidade inteligente e a transição energética, conforme previsto no Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre as duas instituições.

O objetivo da visita foi aprofundar o conhecimento mútuo e discutir a aplicação de novas tecnologias no contexto regulatório e de mercado brasileiro.

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A agenda do encontro, que se estendeu até sábado (27), incluiu diversas apresentações técnicas de pesquisa e desenvolvimento da montadora chinesa.

Foram detalhados os testes com veículos autônomos, que são carros capazes de se guiar sozinhos sem intervenção humana, utilizando sensores e inteligência artificial.

Outro ponto de destaque foi a apresentação de motores movidos a hidrogênio, uma tecnologia de célula de combustível limpa, e os motores flex e flex-híbridos adaptados especificamente para o mercado nacional.

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Estes motores flex-híbridos utilizam tanto o etanol ou gasolina quanto a eletricidade, otimizando a eficiência e reduzindo as emissões, algo crucial no Brasil devido à matriz energética.

A GAC Motor também compartilhou seus métodos para o cálculo de autonomia de veículos elétricos e discutiu a regulamentação de baterias, componentes essenciais para a eletrificação dos carros.

Houve ainda sessões de intercâmbio técnico entre as equipes e um encontro específico dedicado ao setor energético, mostrando a abrangência da parceria.

Márcio André Oliveira Brito ressaltou a importância do momento para o Inmetro, ao ter a oportunidade de contribuir ativamente para a regulamentação de veículos autônomos e da infraestrutura de recarga no país.

Ele afirmou que a parceria com a GAC transfere conhecimento de ponta e reafirma o empenho do governo em disponibilizar aos consumidores soluções seguras e inovadoras.

A GAC Motor aproveitou o encontro para destacar sua história de mais de 70 anos na indústria automotiva, além das três décadas de parcerias estratégicas com gigantes como Toyota e Honda.

A empresa enfatizou seus vultosos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias próprias, posicionando-se como uma montadora com know-how avançado.

O Brasil é visto pela GAC como um mercado prioritário, e a empresa revelou a existência de um projeto avançado para a instalação de uma fábrica no país.

Wayne Wei, presidente da GAC International, expressou o desejo de que o Inmetro permaneça como um parceiro estratégico para facilitar a desburocratização de processos.

Ele frisou a importância do instituto para garantir a introdução segura de novas tecnologias no mercado brasileiro, assegurando a qualidade para o consumidor.

A GAC se posiciona como uma concorrente de peso no segmento de mobilidade inteligente, buscando rivalizar com outras montadoras que já possuem fábricas no Brasil ou que vendem veículos elétricos e híbridos.

Com um projeto de fábrica e foco em motores flex-híbridos, a GAC pode oferecer uma vantagem competitiva em relação a montadoras que investem apenas em veículos elétricos puros, dado o custo e a infraestrutura de recarga ainda em desenvolvimento no Brasil.

Em termos de tecnologia, o desenvolvimento de veículos autônomos coloca a GAC em um patamar de inovação similar ao de players globais, mas a regulamentação brasileira será chave para sua implementação.

A GAC busca um posicionamento estratégico no mercado, oferecendo uma gama de produtos que atendem às necessidades específicas do Brasil, como o uso de etanol nos flex-híbridos, o que é uma vantagem em relação a concorrentes.

A expectativa é que o trabalho colaborativo prossiga, focando no aprofundamento da colaboração tecnológica em baterias e na infraestrutura de recarga para veículos elétricos e autônomos.

Essa cooperação deve favorecer a produção local de componentes e a atração de investimentos estratégicos para a indústria automotiva brasileira.

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Mobilidade Inteligente – É a integração de tecnologia da informação e comunicação nos sistemas de transporte para gerenciar o tráfego e melhorar a segurança, eficiência e sustentabilidade da locomoção (como veículos autônomos e sistemas de tráfego conectados).

Transição Energética – É a mudança de uma matriz energética baseada em combustíveis fósseis para uma matriz com fontes mais limpas e renováveis, como a eletricidade (para veículos elétricos) e o hidrogênio.

Veículos Autônomos – Automóveis equipados com tecnologia para detectar o ambiente e operar sem intervenção humana, usando sensores, câmeras, radares e inteligência artificial para navegar.

Motores Flex-Híbridos – Sistema de propulsão que combina um motor a combustão que aceita etanol ou gasolina (flex) com um motor elétrico. O sistema aumenta a eficiência e reduz as emissões.

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