A BMW Motorrad confirmou a produção nacional da R 1300 RT na fábrica do BMW Group em Manaus e apresentou a touring de luxo no BMW Motorrad Fest, que celebrou os 102 anos da marca nos dias 27 e 28 de setembro. O novo ícone de viagens de longa distância se destaca pelo motor boxer de 1.300 cm³ com 145 cv, o inédito sistema de suspensão Dynamic Chassis Adaption (DCA) com ajuste automático de altura e um pacote completo de conectividade e conforto aerodinâmico.
A BMW Motorrad realizou a primeira exibição pública da BMW R 1300 RT, confirmando a sua produção nacional na unidade do BMW Group localizada em Manaus, no Amazonas.
A apresentação do modelo ocorreu durante o BMW Motorrad Fest, evento que celebrou os 102 anos da marca nos dias 27 e 28 de setembro, em Campos do Jordão (SP).
O BMW Motorrad Fest reuniu entusiastas no Parque Capivari e contou com uma estrutura completa de lazer, shows e exposições, sendo o palco oficial do lançamento.
O anúncio da produção nacional é um movimento estratégico da BMW Motorrad, que visa reduzir custos e tempo de entrega para fortalecer a competitividade da R 1300 RT no mercado brasileiro.
A BMW R 1300 RT chega para reafirmar sua posição como referência mundial na categoria Touring devido aos avanços significativos em conforto, conectividade e desempenho.
O grande destaque tecnológico da motocicleta é o novo sistema Dynamic Chassis Adaption (DCA), que redefine o controle da suspensão.
O DCA ajusta de forma automática as suspensões dianteira e traseira em tempo real, considerando o terreno, a carga transportada e o estilo de pilotagem.
Além de ser adaptativo, o sistema oferece duas alturas distintas para o chassi, o que garante a máxima estabilidade e controle em diferentes condições de uso.
Esta tecnologia de chassi adaptativo com ajuste de altura é um diferencial de engenharia que coloca a R 1300 RT em um patamar de vantagem sobre concorrentes diretos no segmento Touring.
A performance é garantida pelo motor boxer de 1.300 cm³ de cilindrada, um propulsor que equilibra potência e suavidade na entrega de força.
O motor gera 145 cv de potência a 7.750 rpm e um torque de 149 Nm a 6.500 rpm, ideal para viagens longas e ultrapassagens seguras.
A transmissão é feita pelo robusto eixo cardã, um sistema que exige baixa manutenção e é altamente valorizado em motos Touring, complementado pela embreagem hidráulica para trocas de marcha macias.
O conforto aerodinâmico é prioridade, com defletores ajustáveis e um para-brisa com ajuste elétrico, que podem ser adaptados para proteger o piloto do vento e do ruído, sem afetar a visibilidade.
No cockpit, a R 1300 RT apresenta um painel TFT de 10,25 polegadas com navegação integrada e conectividade total com smartphone.
Para completar a experiência de viagem, o sistema de áudio e rádio transforma cada quilômetro em uma experiência sonora imersiva.
O modelo está disponível nas cores Triple Black e Blueridge Option 719 e foi disponibilizado em pré-venda até o dia 31 de outubro, com condições especiais pela BMW Serviços Financeiros.
Os clientes que adquiriram a motocicleta durante o período de pré-venda foram beneficiados com um capacete exclusivo BMW, adicionando valor ao investimento.
A BMW R 1300 RT se estabelece como um forte concorrente no segmento de touring de luxo, oferecendo um pacote de tecnologia superior em termos de suspensão e conectividade que supera muitas rivais do mercado nacional.
A produção nacional da moto é uma vantagem competitiva que pode garantir um preço final mais competitivo em comparação com modelos puramente importados, apesar de o preço de lançamento não ter sido revelado.
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Dynamic Chassis Adaption (DCA) – Sistema avançado de suspensão ativa que ajusta automaticamente o amortecimento da motocicleta em tempo real, variando também a altura do chassi conforme as condições de pilotagem e carga.
Motor Boxer – Propulsor de motocicleta com cilindros dispostos horizontalmente e opostos. É conhecido por proporcionar um baixo centro de gravidade, o que resulta em melhor equilíbrio e dirigibilidade.
Eixo Cardã – Tipo de transmissão que utiliza um eixo metálico para transferir a potência do motor para a roda traseira. É preferido em motocicletas Touring por ser mais limpo, durável e exigir menos manutenção do que correntes.
Painel TFT – Tela de cristal líquido (Thin-Film Transistor) colorida e de alta resolução que substitui os painéis de instrumentos analógicos. Oferece visualização clara de informações de velocidade, rotações, navegação e dados da motocicleta.