quarta-feira, 8 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Aston Martin lança DB12 S, elevando o Super Tourer com 700 cv e freios de carbono-cerâmica

A Aston Martin anuncia o DB12 S, a versão de mais alto desempenho do seu Super Tourer, que entrega mais 20 cv e introduz um extenso pacote de aprimoramentos dinâmicos, aerodinâmicos e de design, incluindo freios de carbono-cerâmica de série.

O Aston Martin DB12 S é o novo ápice da linha Super Tourer da marca britânica, elevando o desempenho com uma versão ainda mais potente do motor 4.0 litros V8 biturbo, que agora entrega 700 cv e 800 Nm de torque. O carro atinge 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima de 325 km/h. As melhorias incluem um chassi recalibrado, um novo sistema de escapamento esportivo e a inclusão de freios de carbono-cerâmica (CCB) como equipamento de série, que reduzem o peso não suspenso em 27 kg, aprimorando a dinâmica de condução e o engajamento do motorista.

A Aston Martin tem o orgulho de apresentar o novo modelo DB12 S, que se baseia na receita pioneira do DB12 de desempenho ultraluxuoso e intensamente dinâmico, adicionando mais potência e proeza dinâmica.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O DB12 S junta-se à linhagem de modelos de maior desempenho da Aston Martin, honrando a longa tradição de aplicar o sufixo “S“, que começou em 1953 com o carro de corrida DB3S.

Exemplos recentes dessa tradição incluem o Vanquish S, os modelos V8 e V12 Vantage S e o magnífico Rapide S, todos eles representando a versão de maior desempenho de um modelo consagrado.

O coração do DB12 S é uma versão ainda mais potente do formidável motor Aston Martin 4.0 litros V8 biturbo, posicionado na dianteira central e com tração traseira.

- Publicidade -

O motor agora entrega 700 cv a 6.000 rpm – um aumento de 20 cv – e um torque de 800 Nm em uma ampla faixa de 3.000 a 6.000 rpm.

Essa potência aprimorada resulta em uma resposta brilhante, aceleração implacável e uma velocidade máxima de 325 km/h.

O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 3,4 segundos no Coupé, uma melhoria de 0,1 segundo em relação ao modelo base, graças às otimizações no sistema Launch Control.

- Publicidade - Ofertas FIAT

As alterações na calibração do trem de força reduziram o tempo de troca de marchas em mais de 50% na transmissão automática de oito velocidades montada na traseira.

Para manter o espírito intensificado, o DB12 S apresenta um novo e distinto som de escapamento, com um sistema esportivo de quatro ponteiras de escape em aço inoxidável ajustado para acentuar as frequências do motor.

Um sistema de escapamento opcional em titânio intensifica a trilha sonora, elevando o nível sonoro em 1,5 dB e, crucialmente, reduzindo o peso em 11,7 kg em comparação com o sistema de aço inoxidável.

O chassi recebeu um amplo pacote de mudanças para aumentar a agilidade, conexão e precisão do motorista, com melhorias na sensibilidade e na compostura.

As alterações incluem um software aprimorado nos amortecedores Bilstein DTX (Sistema de Amortecimento Adaptativo – ADS), que trabalham em harmonia com uma barra estabilizadora traseira mais rígida.

O DB12 S agora apresenta como equipamento de série freios de carbono-cerâmica (CCB), oferecendo maior desempenho de frenagem e capacidade térmica, com discos de 410 mm na dianteira e 360 mm na traseira.

Os CCB oferecem uma resposta de frenagem linear e sensibilidade consistente do pedal, com excepcional resistência à fadiga, e resultam em uma economia de 27 kg de peso não suspenso.

Essa redução no peso não suspenso melhora significativamente a qualidade de condução, a sensibilidade da direção e o comportamento dinâmico geral do veículo.

O modelo também se beneficia da próxima geração do sistema de controle de frenagem em curva (CBC), que otimiza a estabilidade ao frear em curvas, usando mais a frenagem traseira para manter a trajetória.

Visualmente, o DB12 S é identificado por um novo divisor dianteiro de dois elementos e novas lamelas no capô (com acabamento em preto brilhante ou fibra de carbono Twill 2×2 opcional), que são funcionais e estéticas.

O divisor dianteiro não apenas cria um visual mais agressivo, mas também gera downforce (força descendente) e direciona o fluxo de ar, ajudando a estabilizar o carro.

As lamelas do capô auxiliam na extração de ar quente do motor V8 com configuração “hot-V“, complementando o aspecto frontal mais agressivo.

Na lateral, o DB12 S apresenta soleiras em preto brilhante e ostenta emblemas “S” forjados à mão nos para-lamas, logo abaixo de cada faixa lateral, em cromo com esmalte de vidro vermelho.

A traseira é marcada por um spoiler fixo que adiciona drama e aumenta a estabilidade em alta velocidade, junto a um novo difusor traseiro que reduz a elevação.

O difusor traseiro também acomoda os pares de ponteiras de escape empilhadas características do DB12 S, emolduradas por um para-choque traseiro mais largo para máximo impacto visual.

O interior, exclusivo do modelo “S“, apresenta acabamento anodizado vermelho no controlador rotativo do modo de condução e nos cintos de segurança, além de debruns e costuras contrastantes.

Entre as opções de acabamento interno estão couro Accelerate e Alcantara ou couro semianilina integral Inspire S e Alcantara, com a opção de um banco Performance em fibra de carbono.

O DB12 S já está disponível para encomenda, nas versões Coupé e Volante, com as primeiras entregas previstas para o primeiro trimestre de 2026.

O DB12 S solidifica a posição da Aston Martin no segmento de Super Tourer de ultraluxo, oferecendo uma combinação de potência superior, dinâmica de corrida e refinamento característico da marca.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

Peso Não Suspenso – É a massa do veículo que não é suportada pela suspensão (como rodas, freios e pneus). A redução de 27 kg nesse peso, graças aos freios de carbono-cerâmica, melhora a qualidade de condução e a resposta da direção.

Configuração Hot-V – Um design de motor V (V8 no caso) onde os turbocompressores são montados dentro do “V” entre os cabeçotes. Isso melhora a resposta do turbo e a compactação, mas requer gerenciamento eficiente do calor, auxiliado pelas lamelas do capô do DB12 S.

Diferencial Eletrônico (E-diff) – Um sistema de diferencial que usa atuadores controlados eletronicamente para variar a quantidade de torque enviada a cada roda traseira, otimizando a tração, a agilidade e a estabilidade nas curvas.

Downforce – Força aerodinâmica descendente (para baixo) criada por componentes como o divisor dianteiro e o spoiler que pressiona o veículo contra a pista. Isso aumenta a tração e a estabilidade em altas velocidades.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação