Com novas soluções aerodinâmicas, suspensão herdada do GT3 RS e o inédito pacote Weissach, o novo 911 GT3 combina o DNA das pistas com o uso no dia a dia, reforçando a tradição da Porsche em unir leveza, precisão e potência.
Lançado originalmente em 1999, o 911 GT3 completa 25 anos reafirmando seu papel como o modelo de transição entre o universo de rua e o automobilismo puro. Pela primeira vez, o esportivo é oferecido simultaneamente em duas variações distintas: o tradicional GT3 com asa traseira fixa, voltado às pistas, e o GT3 com Pacote Touring, que adota linhas mais discretas e elegantes, mantendo a essência esportiva.
O motor boxer de seis cilindros e 4,0 litros desenvolve 375 kW (510 cv) e 450 Nm de torque, permitindo aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos com câmbio PDK de 7 marchas, e 3,9 segundos com a transmissão manual de 6 marchas. A velocidade máxima chega a 311 km/h (PDK) e 313 km/h (manual). A relação final das marchas está 8% mais curta, garantindo respostas mais diretas.
Entre as novidades, o Pacote Weissach, oferecido pela primeira vez no GT3, eleva a preparação para uso em circuito, adicionando componentes em fibra de carbono (CFRP) no teto, estabilizadores, espelhos e até nas rodas, que podem ser forjadas em magnésio, reduzindo o peso em até nove quilos. O conjunto contribui para um peso total de apenas 1.420 kg, reforçando o compromisso da marca com o conceito de design leve.
O visual também evoluiu. O novo difusor dianteiro retrabalhado, as aletas sob o assoalho e as novas lâminas laterais na asa otimizam a aerodinâmica e aumentam a pressão descendente. Na dianteira, os faróis Matrix LED com anel branco opcional modernizam a aparência e ampliam o fluxo de ar. Atrás, o difusor e a tampa do motor foram redesenhados para reforçar a identidade agressiva.
A suspensão dianteira de duplo braço, inspirada no 911 GT3 RS, utiliza braços com perfil em gota d’água, que melhoram a estabilidade e o resfriamento dos freios. O sistema anti-dive reduz a inclinação da carroceria em frenagens intensas, mantendo o equilíbrio entre os eixos. O modelo vem de série com pneus 255/35 ZR20 na frente e 315/30 ZR21 atrás, com opção de compostos de pista homologados para uso urbano.
O GT3 com Pacote Touring dispensa a asa traseira fixa, adotando um spoiler retrátil e acabamento mais sóbrio. O nome “911 GT3 Touring” aparece em destaque na tampa traseira, remetendo à tradição do Carrera RS 2.7 de 1973. Pela primeira vez, o pacote pode incluir bancos traseiros opcionais, ampliando a versatilidade. O interior recebe acabamento em couro de alta qualidade e mantém o caráter clássico e esportivo.
No cockpit, o 911 GT3 mantém o estilo purista com interruptor de ignição giratório em vez de botão e um painel digital centrado no conta-giros analógico. O modo Track Screen exibe apenas informações essenciais — temperatura de pneus, óleo, água e combustível — e inclui luzes de troca de marcha em estilo de competição. O limite de 9.000 rpm reafirma o caráter do motor naturalmente aspirado.
O modelo pode receber o assento esportivo leve em CFRP, com encosto rebatível, airbag integrado e ajuste elétrico de altura. Há ainda opção de assentos esportivos adaptativos Plus com 18 ajustes elétricos, voltados ao uso cotidiano.
Para quem busca exclusividade, a Porsche oferece pacotes de personalização: o Weissach, voltado à performance, e o pacote leve, que privilegia a redução de peso no GT3 Touring, com teto em CFRP e alavanca de câmbio do 911 S/T. Já o pacote Clubsport, voltado ao uso em pista, é oferecido sem custo adicional, com gaiola de aço, cinto de seis pontos e extintor.
De acordo com Andreas Preuninger, chefe da linha GT da Porsche, o novo modelo “se tornou ainda mais emocionante e individual, permitindo ao cliente adaptá-lo ao seu propósito e estilo de condução”. Já o piloto e embaixador da marca, Walter Röhrl, destacou que “a direção transmite ainda mais confiança, com respostas mais equilibradas e precisas, principalmente em curvas sinuosas”.
O novo Porsche 911 GT3 reforça sua posição como um dos esportivos mais puros do mundo, unindo engenharia de competição, tecnologia avançada e dirigibilidade refinada. Entre os rivais diretos estão modelos como o Ferrari 296 GTB, o Mercedes-AMG GT R e o McLaren Artura, mas o Porsche mantém uma vantagem única: entrega desempenho de pista sem abrir mão da usabilidade no dia a dia — um equilíbrio que poucos conseguem alcançar.
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CFRP (Carbon Fiber Reinforced Plastic) – plástico reforçado com fibra de carbono, material leve e resistente usado em peças estruturais para reduzir peso e aumentar rigidez.
Anti-dive – sistema que limita a inclinação da carroceria em frenagens fortes, mantendo o equilíbrio e a aderência.
Track Screen – modo de exibição que prioriza informações de corrida, como rotação, temperatura e troca de marchas, típico dos Porsche GT.
