quarta-feira, 12 novembro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Mercedes-Benz e Be8 testam B100 em motores Euro 6 e revelam redução de 99% nas emissões

A Mercedes-Benz do Brasil e a produtora de biodiesel Be8 realizaram a ambiciosa "Rota Sustentável COP 30", que percorreu mais de 4 mil quilômetros, partindo de Passo Fundo (RS) e chegando em Belém (PA), para avaliar o uso de biocombustível 100% (B100) em veículos comerciais.

Os resultados preliminares da avaliação do biocombustível Be8 BeVant em caminhões e ônibus da Mercedes-Benz, equipados com a tecnologia BlueTec 6, indicam uma performance semelhante ao diesel B15 em potência e consumo, mas com uma drástica redução de emissões. A solução de curto prazo para a descarbonização do transporte pesado brasileiro está mais perto da realidade?

A iniciativa, denominada “Rota Sustentável COP 30”, foi uma parceria estratégica para coletar dados expressivos sobre a viabilidade do uso do biocombustível 100% (B100) em motores de última geração. O percurso de mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras, conectando o Sul e o Norte do país, teve como objetivo principal a comparação dos níveis de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em condições reais de operação.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Os testes foram conduzidos em caráter experimental, utilizando dois caminhões Actros Evolution 2553 6×2 e dois ônibus O 500 RSDD 8×2, todos equipados com motores Euro 6 e a tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz. A comparação foi feita entre os veículos abastecidos com o diesel comercial B15 e com o biocombustível puro, o Be8 BeVant.

As medições foram realizadas pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), que aplicou protocolos técnicos rigorosos, transparentes e auditáveis, garantindo a credibilidade dos resultados. O Mecânica Online® informa que o Instituto Mauá de Tecnologia é referência nacional em ensino e pesquisa científica no setor.

Os dados preliminares mais impactantes referem-se à avaliação do ciclo “tanque à roda”, que considera apenas as emissões geradas pelo veículo durante o uso. Neste conceito, o biocombustível demonstrou uma redução de aproximadamente 99% nas emissões de GEE.

- Publicidade -

Essa redução significativa ocorre porque o biocombustível é produzido a partir de fontes renováveis, como o óleo de soja, que já absorveu o CO2e da atmosfera durante o cultivo. Em outras palavras, a emissão do veículo ao rodar é quase totalmente compensada pelo gás carbônico que a planta retirou do ar para crescer.

Analisando o ciclo completo, do “poço à roda”, que inclui todo o processo desde a produção do combustível até o uso, os dados preliminares apontaram uma redução de cerca de 65% nas emissões de CO2e.

Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, explica que a redução de 65% no ciclo completo não é maior porque o Brasil já utiliza o B15 (diesel com 15% de biodiesel) como combustível comercial.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O executivo ressalta o potencial da solução: o veículo abastecido com Be8 BeVant deixará de emitir aproximadamente 532 toneladas de CO2e se rodar os 700 mil quilômetros previstos pela norma Proconve P8 (Euro 6).

O projeto é visto pelas empresas como uma solução imediata para a descarbonização do transporte de cargas e passageiros. Camilo Adas, Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8, afirma que o objetivo de demonstrar o Be8 BeVant como solução acessível para o agora foi plenamente atingido.

Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8, confirmou que o desempenho dos veículos com o BeVant foi semelhante em consumo e potência, com a grande vantagem das emissões menores.

Os motores utilizados nos testes incluem o OM 471 de 550 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, presente no caminhão Actros Evolution 2553 6×2, e o OM 460 de 380 cavalos do ônibus rodoviário O 500 RSDD 8×2.

A metodologia de cálculo de emissões utilizou parâmetros técnicos robustos e seguiu padrões internacionais, como o Protocolo GHG e a ISO 14064, além de utilizar dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification).

Os veículos da caravana foram expostos no estande da Be8 na Green Zone da COP30, em Belém, com o objetivo de apresentar essa solução a autoridades, especialistas e mídia internacional. O evento acontece entre os dias 10 e 21 de novembro.

Renato Romio, do Instituto Mauá de Tecnologia, reforçou que a participação do Instituto assegura a credibilidade dos resultados, baseada em medições comparativas em condições reais de uso.

A iniciativa reafirma o compromisso da Daimler Truck e da Mercedes-Benz do Brasil com a sustentabilidade ambiental, buscando a neutralidade de CO2 em seus produtos e operações, alinhados aos princípios do Acordo de Paris.

A Mercedes-Benz está em fase de testes e validações para garantir a segurança e a regulamentação do uso comercial do Be8 BeVant, oferecendo suporte técnico e monitoramento para frotistas com motorização BlueTec 6 que demonstrem interesse.

Embora os veículos da marca estejam autorizados a usar até B20, a montadora continua avaliando testes até o B100 em condições experimentais autorizadas pela ANP, mas não recomenda o uso de biocombustível 100% sem o acompanhamento de suas equipes.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

Euro 6 – É a norma de controle de emissões de poluentes mais recente e rigorosa para veículos comerciais no Brasil (equivalente ao Proconve P8), exigindo tecnologias avançadas para reduzir gases nocivos.

BlueTec 6 – Tecnologia desenvolvida pela Mercedes-Benz para atender às normas Euro 6/Proconve P8. Utiliza um sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR) com Arla 32 para converter óxidos de nitrogênio (NOx) em substâncias inofensivas, reduzindo as emissões.

Ciclo “Tanque à Roda” – Análise que considera apenas as emissões geradas pelo veículo no momento em que ele está rodando. O biocombustível tem grande vantagem aqui por ter compensado o CO2e durante o cultivo da matéria-prima.

Ciclo “Poço à Roda” – Análise mais completa que contabiliza as emissões desde a produção do combustível (extração ou cultivo, processamento, transporte) até o uso final no veículo, sendo o método mais preciso para medir o impacto ambiental total.

CO2e (CO2 equivalente) – É uma unidade de medida padronizada usada para calcular e comparar as emissões de diferentes Gases de Efeito Estufa (como metano, óxido nitroso, etc.) em relação ao dióxido de carbono (CO2).

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Salão do Automóvel de São Paulo 2025
Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Grupo Pra Frente Brasil

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn