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De Pernambuco para o mundo: Rampage estreia na Europa e marca nova fase global da Stellantis

Produzida em Goiana (PE), a picape é o primeiro veículo da Ram desenvolvido e fabricado fora da América do Norte a ser exportado para o mercado europeu.

Símbolo da engenharia sul-americana, a Ram Rampage inicia sua jornada internacional rumo à Europa, consolidando a Stellantis como polo global de desenvolvimento e produção de veículos de alto padrão, com design, tecnologia e robustez feitos no Brasil.

A Stellantis inicia a exportação da Ram Rampage para o mercado europeu, marcando um novo capítulo na trajetória de expansão global da companhia. O modelo, primeiro veículo da marca Ram totalmente desenvolvido e produzido fora da América do Norte, será o embaixador da engenharia sul-americana em um dos mercados mais exigentes do mundo.

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Produção nacional com DNA global

Fabricada no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, a Rampage é resultado do trabalho de mais de 800 engenheiros e técnicos da América do Sul. O projeto foi conduzido integralmente pelas equipes locais de engenharia, design e manufatura da Stellantis, com foco em criar uma picape robusta, tecnológica e versátil — sob medida para as condições da região, mas com padrão global de qualidade.

O sucesso do projeto reforça o potencial competitivo da engenharia brasileira e sul-americana, que vem se consolidando como uma referência dentro do grupo Stellantis para o desenvolvimento de soluções automotivas avançadas.

Sucesso e reconhecimento no Brasil

Desde o lançamento, em 2023, a Rampage redefiniu o conceito de picape intermediária premium, posicionando-se entre os SUVs compactos e as picapes médias. O modelo combina versatilidade, conforto e desempenho em um conjunto que une a dirigibilidade de um SUV à força tradicional da marca Ram.

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Com mais de 50 mil unidades vendidas e 27 prêmios automotivos conquistados, a Rampage tornou-se um dos produtos mais premiados da Stellantis na região, destacando-se pelo design sofisticado, desempenho robusto e tecnologia de ponta.

Expansão internacional e relevância da engenharia brasileira

Segundo Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul, a exportação da Rampage representa um marco para a companhia:

“É o reconhecimento de que temos capacidade de criar e produzir na América do Sul veículos com padrão global de qualidade, tecnologia e design. Um produto concebido e desenvolvido aqui, que agora conquista novos mercados, simboliza a força da nossa engenharia e o talento das nossas equipes.”

Matias Merino, vice-presidente de Supply Chain para a América do Sul, destaca o papel estratégico da operação brasileira:

“Esse movimento reafirma a competitividade da engenharia brasileira e o alto nível tecnológico dos produtos desenvolvidos no país. A Rampage simboliza essa excelência ao conectar inovação e desenvolvimento industrial, oferecendo ao público europeu uma picape premium que combina versatilidade, performance e estilo de vida urbano.”

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Versões e motorização

Na Europa, a Rampage chega em duas configurações distintas:

  • Rebel – equipada com motor 2.2 Turbodiesel de 200 cv e 450 Nm (45,9 kgfm);
  • R/T – versão esportiva com propulsor 2.0 Hurricane 4 Turbo a gasolina, entregando 272 cv e 400 Nm (40,8 kgfm).

Tecnologia e segurança de ponta

A Rampage exportada traz o mais avançado pacote de assistências à condução (ADAS Nível 2) da categoria, com recursos como:

  • Alerta de colisão com frenagem autônoma;
  • Detecção de pedestres e ciclistas;
  • Assistente de permanência em faixa;
  • Monitoramento de ponto cego;
  • Faróis automáticos inteligentes.

O modelo também oferece sete airbags, partida remota, retrovisores elétricos rebatíveis, sensores de chuva e luminosidade, além de um nível de acabamento premium e conforto que consolida sua proposta global.

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Plataforma: A Rampage utiliza a arquitetura Small Wide 4×4, a mesma base de Compass e Toro, adaptada para suportar maiores cargas e rigidez torcional.

Motorização: O motor 2.0 Hurricane Turbo, derivado da linha global Stellantis, é um dos mais modernos do segmento, com injeção direta e controle eletrônico de sobrealimentação.

Engenharia brasileira de exportação: A calibração, o acerto de suspensão e o sistema de transmissão foram integralmente desenvolvidos em Betim (MG) e Goiana (PE), provando a maturidade técnica da engenharia automotiva nacional.

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