A ZF atingiu a marca de 1 milhão de unidades do Freio de Estacionamento Elétrico (EPB) produzidas no Brasil, consolidando sua liderança global em tecnologias de mobilidade e destacando a eficiência da fábrica de Limeira (SP), que iniciou a nacionalização da produção em 2022.
A ZF, empresa global referência em tecnologias para mobilidade, segurança e sistemas de chassis, alcançou um marco histórico ao produzir um milhão de unidades do Freio de Estacionamento Elétrico (EPB) em sua unidade de Limeira (SP). O resultado foi atingido em menos de três anos após a nacionalização da produção, reafirmando o compromisso da marca em produzir localmente soluções tecnológicas avançadas para o setor automotivo brasileiro e sul-americano.
Primeira empresa do mundo a desenvolver o EPB para o eixo traseiro, a ZF mantém a liderança global neste segmento, com mais de 250 milhões de unidades fabricadas. O sistema substitui a tradicional alavanca mecânica por um botão eletrônico, oferecendo mais segurança, conforto e eficiência. A tecnologia também reduz o peso do sistema e contribui para menores emissões de CO₂, alinhando-se às metas ambientais das montadoras.
Atualmente em sua sexta geração, o EPB da ZF representa um avanço significativo em integração eletrônica e funcionalidade inteligente, podendo ser aplicado em SUVs, sedãs, hatchbacks e caminhões leves.
Segundo Carlos Becker, Vice-Presidente de Soluções para Chassis da ZF América do Sul, o marco reflete o sucesso da estratégia industrial da marca. “Produzir um milhão de unidades em tão pouco tempo confirma a assertividade da nossa decisão estratégica e a eficiência operacional. Essa conquista é resultado da competência técnica das nossas equipes e da confiança dos nossos clientes. Estamos prontos para expandir ainda mais a presença dessa tecnologia no mercado regional”, destacou o executivo.
O EPB da ZF se diferencia por ser o mais compacto do mercado, combinando alta densidade de potência e integração inteligente com outros sistemas do veículo. O componente é preparado para funções como Hill Hold (assistente de partida em rampa) e Drive Away Assist, que ampliam a segurança e o conforto na condução. Por sua capacidade de comunicação eletrônica e controle autônomo, o sistema é considerado um passo essencial rumo aos veículos autônomos.
A unidade de Limeira se destaca como uma das linhas de produção mais modernas da ZF no mundo, alinhada aos conceitos da Indústria 4.0. O processo produtivo é totalmente automatizado e digitalizado, com robôs colaborativos (COBOTs) e sistemas de rastreabilidade e análise de dados em tempo real, garantindo qualidade, eficiência e escalabilidade.
De acordo com Renato Orlando, Diretor de Operações de Freios da ZF América do Sul, “a integração entre as plantas de Limeira e Engenheiro Coelho — onde são realizados os processos de fundição e usinagem — assegura um fluxo produtivo de alta precisão e desempenho, além de fortalecer a cadeia industrial local”.
O avanço da ZF acompanha a tendência do setor automotivo nacional. Segundo a ANFAVEA, o mercado brasileiro tem registrado crescimento na adoção de tecnologias embarcadas, impulsionado por programas governamentais e pela busca por veículos mais seguros, eficientes e sustentáveis. A crescente demanda por conforto e segurança reforça o papel do EPB como solução-chave para o futuro da mobilidade.
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Freio de estacionamento elétrico (EPB) – Sistema automatizado que substitui a alavanca mecânica por um comando eletrônico, garantindo maior precisão e conforto no acionamento.
Hill Hold – Assistente que impede que o veículo recue em subidas ao arrancar, mantendo os freios acionados por alguns segundos após a liberação do pedal.
Indústria 4.0 – Conceito de produção industrial que utiliza automação, robôs colaborativos e análise de dados em tempo real para aumentar a eficiência e reduzir erros humanos.
