Marco histórico reforça o protagonismo brasileiro no desenvolvimento de motores eficientes e sustentáveis, com produção anual de até 1,1 milhão de unidades no maior centro de powertrain da América Latina.
A Stellantis celebra a produção de 1 milhão de motores GSE Turbo, projetados e desenvolvidos no Brasil, e fabricados desde 2021 no Polo Automotivo de Betim. O feito confirma o protagonismo da engenharia nacional e o compromisso da empresa com eficiência energética, desempenho e sustentabilidade, valores que vêm orientando a estratégia global do grupo.
Segundo Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul, o marco simboliza o resultado de uma jornada guiada pela inovação e pela engenharia de ponta brasileira. “Cada motor produzido reflete nosso compromisso com a eficiência e a qualidade de classe mundial”, destacou o executivo.
O Vice-presidente Sênior de Manufatura, Glauber Fullana, também ressaltou o papel da equipe de Betim, que une paixão e competência em processos de manufatura cada vez mais produtivos e sustentáveis.
Com capacidade total de 1,1 milhão de motores por ano, o Polo de Betim abriga o maior centro de produção de powertrains da América Latina. Além da linha GSE Turbo, a fábrica mantém em produção a tradicional família Firefly, ambas voltadas para o uso em veículos flex e híbridos.
Parte dos motores fabricados em Betim é destinada à tecnologia Bio-Hybrid, sistema que combina propulsão elétrica e motor a combustão flex. Essa solução equipa modelos como Fiat Pulse, Fiat Fastback, Peugeot 208 e Peugeot 2008, representando os primeiros híbridos-flex desenvolvidos e produzidos na América do Sul.
O Polo Automotivo de Betim se aproxima de seus 50 anos de operação, acumulando mais de 18 milhões de veículos produzidos e um histórico de pioneirismo e autonomia tecnológica. O complexo é responsável por todas as etapas de desenvolvimento de veículos, desde o design até os testes de validação.
O Tech Center Stellantis, instalado dentro do Polo, reúne mais de 4 mil engenheiros, designers e técnicos e integra unidades como o Safety Center, Development Center e Virtual Center. Também abriga o TechMobility, centro voltado ao desenvolvimento de tecnologias de eletrificação de baixa, média e alta voltagem.
Essas estruturas de engenharia permitem à Stellantis desenvolver localmente soluções avançadas, reduzindo custos e prazos de lançamento, além de reforçar a competitividade global da operação sul-americana.
Os investimentos previstos para os próximos anos superam R$ 14 bilhões apenas no Polo de Betim, integrando o plano de R$ 32 bilhões da Stellantis para a América do Sul — o maior ciclo de investimentos da história do setor automotivo regional.
A estratégia da empresa prioriza a descarbonização da mobilidade, com o avanço de soluções híbridas e elétricas acessíveis, além de novos produtos adaptados à realidade energética e econômica do continente.
Ao longo dos últimos anos, o complexo mineiro passou por amplas modernizações industriais e ganhou novos equipamentos automatizados, além de programas de formação voltados à manufatura 4.0 e sustentabilidade.
Com esses avanços, o Polo de Betim reafirma seu papel central na produção de motores e veículos que atendem às marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, ampliando a presença da Stellantis no mercado brasileiro e em toda a América Latina.
O sucesso da família GSE Turbo reflete a evolução tecnológica da indústria automotiva nacional, que agora alia desempenho, baixo consumo e menor emissão de CO₂, mostrando que inovação e eficiência podem caminhar juntas na era da mobilidade sustentável.
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Powertrain: conjunto que integra motor, transmissão e sistemas auxiliares responsáveis pela propulsão de um veículo.
Bio-Hybrid: tecnologia híbrido-flex que combina motor elétrico e motor a combustão, oferecendo economia de combustível e redução de emissões.
Manufatura 4.0: conceito de produção que utiliza automação, robótica e análise de dados em tempo real para aumentar eficiência e qualidade nas fábricas modernas.

