sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Avaliação | Série especial Unique acrescenta toques de exclusividade ao Nissan Sentra

Quando o assunto é espaço interno entre os sedãs você já pode ir agendando uma visita na concessionária mais próxima da Nissan. Tanto o Versa, quanto o Sentra, fazem brilhar os olhos do motorista que busca espaço interno com conforto.

Não é a toa que o Versa vem destoando dos demais modelos da marca, por oferecer uma boa relação entre custo e principalmente benefícios. Mantendo o mesmo perfil, mas ampliando os itens de requinte e tecnologias, o Sentra aumenta a sensação de sofisticação por dentro e por fora do modelo.

- Publicidade -

Avaliar a versão mais top do Sentra nas ruas do Recife deixou a sensação de mais por menos. Explico. A imponência do modelo com seu tamanho e os itens de design e tecnologia, elevam o Sentra a ser compreendido como ainda mais superior à proposta do modelo.

Mas nem tudo são flores. Toda vez que você tenta sair do modelo não basta apenas puxar na abertura interna da porta. É preciso destravar a porta, para só depois, conseguir abrir. Mesmo sendo a opção mais completa, os controles dos vidros elétricos só permitem a descida com apenas um toque para o vidro do motorista. E isso, apenas para descer. Talvez, fosse mais interessante para subir, numa situação de chuva, por exemplo.

Esse tipo de economia quando estamos falando de um veículo top não deve continuar a acontecer. Detalhes pequenos que podem afastar um novo consumidor para um produto que é bom, tem tecnologia e inovações.

- Publicidade -

[box type=”warning” align=”aligncenter” ]Posicionada no topo da gama, a série especial traz refinamento nos detalhes, e tem preço sugerido de R$ 88.490.[/box]

Uma das principais novidades da linha 2016, a série especial Unique é um nome conhecido do cliente Nissan e dos consumidores brasileiros, já que a geração anterior do sedã médio teve também uma edição especial na linha 2012.

Na atual versão, é a primeira vez que o modelo tem essa série, que traz requinte com o acabamento do interior e dos bancos de couro claros e acessórios como soleiras das portas iluminadas, tapetes e rodas esportivas exclusivas, entre outros itens.

- Publicidade -

O Nissan Sentra 2016 incorpora ainda em sua lista completa de equipamentos de série duas importantes novidades de segurança e tecnologia: controles de tração e de estabilidade (Vehicle Dynamic Control – VDC) e a plataforma mundial da marca que conecta o veículo às redes sociais e ao GPS, o Nissan Connect™ (nas versões SL e Unique).

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Equipado com o mesmo motor da família, o 2.0 16V, de 140 cavalos, o Nissan Sentra Unique mantém também todo o conforto e requinte da versão topo de linha SL, na qual é baseada, mas com toques de exclusividade.[/box]

Difere-se principalmente pelo acabamento claro, em uma combinação de tons cinza e bege chamada de “Greige”, dos paineis das portas e dos bancos de couro, detalhes que dão ainda sofisticação ao habitáculo e ampliam a sensação de espaço do interior.

Outros detalhes dessa série especial são os itens desenvolvidos especialmente para torná-la diferenciada, como tapete com a inscrição “Unique”; rodas esportivas aro 17 com desenho exclusivo; logotipo na tampa do porta-malas “Unique”; friso lateral pintado na cor da carroceria e posicionado na base da porta; soleiras das portas iluminadas com o nome “Sentra” gravado; automatizador dos quatro vidros com acionamento elétrico e sistema antiesmagamento, além do alarme volumétrico.

Este último, e novo, equipamento de série utiliza um sensor ultrassônico para emitir ondas sonoras dentro da cabine do carro que monitoram as movimentações. Conta com dois pontos que funcionam como “alto-falante” e “microfone”, que trocam sinais pelo interior do veículo até se encontrarem.

Dessa forma, quando o veículo está totalmente fechado, o perfil da onda sonora que chega ao “microfone” é o padrão, bem definido e conhecido pelo módulo eletrônico que controla o sistema de alarme.

Se uma ou mais janelas forem violadas, o perfil da onda sonora é alterado, o que indica ao módulo eletrônico a violação do veículo e a necessidade de se disparar o alarme sonoro.

Equipamentos de série como esse ajudaram o Nissan Sentra a tirar a nota mais alta entre os modelos avaliados nos testes do “Índice de Furtos”, promovidos desde 2012 pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil).

Desde que passou a integrar esses ensaios do órgão, o Nissan Sentra sempre foi o campeão da avalição, que classifica os modelos de acordo com a disponibilidade e a qualidade dos dispositivos de segurança patrimonial instalados de série, como chaves codificadas, imobilizadores, localização da bateria, trava de coluna de direção, alarme e outros. Todas as versões do Nissan Sentra receberam 4,5 estrelas de 5 possíveis.

Completam a lista de equipamentos do Nissan Sentra Unique itens como a chave inteligente I-Key, que dispensa o manuseio para abertura das portas e partida do motor; farois de neblina; volante revestido de couro com controle de áudio por Bluetooth®; câmera traseira com imagem no display do rádio; sistema de navegação por GPS; airbags frontais para motorista e passageiro, laterais e de cortina; sensor de estacionamento; teto solar; controles de tração e de estabilidade (Vehicle Dynamic Control – VDC); conectividade com mídias sociais por meio do Nissan Connect™, entre outros.

Controles de estabilidade e tração ao alcance dos dedos – Os controles de tração e estabilidade estão presentes também como equipamentos de série nas versões SV e SL do Nissan Sentra 2016. Trata-se de importante adição de segurança, que deixa o Sentra em linha com o que o mercado oferece.

O VDC tem como principal objetivo auxiliar o motorista em situações de condução que levam à perda de estabilidade, colaborando para evitar acidentes.

O sistema eletrônico trabalha diretamente nos freios antitravamento ABS e no pedal do acelerador para controlar o torque em situações de sobresterço e subesterço.

A segurança para os ocupantes aumenta, uma vez que o condutor pode não conseguir controlar o veículo sozinho em tais condições.

O sistema, fornecido pela Bosch, monitora constantemente os movimentos de condução e frenagem por meio de sensores espalhados pelo veículo. Ao perceber qualquer variação fora do padrão, o VDC age compensando-a com a redução da velocidade dos giros do motor e aplicando pressão no freio da roda que está perdendo aderência.

Adicionalmente, o controle de tração percebe também se há deslizamento das rodas para responder instantaneamente e ajudar a reduzir a aceleração, recuperando o controle do carro.

[box type=”warning” align=”aligncenter” ]O motorista percebe quando o VDC está em funcionamento pelo indicador “SLIP” no painel de instrumentos, que pisca para indicar condições de pavimento escorregadias.[/box]

O sistema pode ser desativado por meio de um botão no lado esquerdo do painel – entre a porta e o volante, abaixo da abertura do porta-malas. Mesmo desligando o sistema, os freios antitravamento ABS funcionarão normalmente.

Conectividade – Outra grande novidade do Nissan Sentra 2016 é a incorporação do sistema Nissan Connect™, plataforma global da marca japonesa para a conectividade do carro com apps de smartphones, como item de série para a versão SL e a série especial Unique que avaliamos.

Com ele, motoristas podem ter a experiência digital diretamente em seu veículo. O pacote de serviço do Nissan Connect™ é gratuito para os primeiros três anos após a data de compra do carro. É importante ressaltar que o funcionamento depende da compatibilidade do smartphone com o pacote de dados e do cadastro no app.

E desde a versão de entrada 2.0 S, o Nissan Sentra traz o sistema Bluetooth® com comandos no volante. Com ele, o telefone celular interage com o sistema de som do veículo, minimizando a distração por manter as mãos livres para dirigir, evitando acidentes ou multas.

A versão topo de linha 2.0 SL permite ainda o acesso ao sistema Bluetooth® (que sincroniza agenda telefônica e músicas) por meio da tela de 5.3 polegadas no painel, que reúne também as informações dos sistemas de áudio e de navegação. Com comandos de voz em português, o GPS é o mesmo sistema usado pela Nissan em modelos do mercado norteamericano.

A aparência refinada do estilo é valorizada em detalhes desde a versão de entrada como as maçanetas e grande frontal cromadas, faróis de neblina no para-choque e retrovisores externos na cor do veículo com luzes indicadoras integradas e rebatíveis (com acionamento elétrico por botão na SL).

Visto de frente ou de traseira, o sedã médio da Nissan exibe a quem olha para ele um diferencial no segmento: faróis e lanternas de LED. Essa solução moderna, além de ressaltar a elegância do design, oferece maior visibilidade, longa durabilidade, menor consumo de energia e mais confiabilidade.

Outro diferencial do Nissan Sentra são as rodas de liga leve como item de série desde a versão de entrada (aro 16 com pneus Bridgestone Turanza 205/55 R16 para 2.0 S e 2.0 SV e aro 17 com pneus Continental ContiPremium 205/50 R17 para a topo de linha 2.0 SL e a série especial Unique).

Sofisticação e conforto por dentro – Por dentro, o Nissan Sentra surpreende mais uma vez com acabamento de alto nível, além de muito espaço e conforto para os ocupantes. Assim, ao entrar no Nissan Sentra, é nítida a percepção de amplitude.

As comodidades começam no fácil acesso ao interior por conta do excelente grau de abertura das portas, de quase 90º, característica comum dos produtos Nissan.

O entreeixos de 2,70 m, medida próxima à do sedã grande Altima, permite a passageiros altos, com mais de 1,80, por exemplo, acomodar-se com muito conforto, sem encostar os joelhos nos bancos dianteiros mesmo quando esses estão recuados.

Para uma condução agradável, o motorista conta ainda com ajuste de altura do assento e também da coluna da direção, que ainda pode ser regulada na profundidade. Tudo isso desde a versão de entrada.

As portas e o painel trazem materiais de alta qualidade, macios ao toque e que dão sofisticação ao acabamento da cabine, percepção ampliada nas versões SV, SL e Unique, que trazem bancos de couro para reforçar ainda mais a sofisticação.

Outro conforto é o ar-condicionado digital de duas zonas, disponível a partir da versão intermediária 2.0 SV, que permite a escolha da temperatura mais adequada individualmente para motorista e para passageiro da frente.

O isolamento acústico conta com material fonoabsorvente robusto, desenvolvido especialmente para o Nissan Sentra, que torna ainda mais silencioso o interior.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Essa característica é realmente merecida de elogio. O conforto interno em velocidade de cruzeiro tanto no rodar do modelo, quanto no silêncio em seu interior merecem destaque ao Sentra.[/box]

Para deixar a condução e o passeio no Nissan Sentra muito mais agradáveis, a Nissan oferece diversos equipamentos que dão praticidade e conforto a todos os ocupantes.

Assim, desde a versão de entrada 2.0 S, o sedã traz aberturas internas da tampa do combustível e do porta-malas por meio de botão no painel; retrovisores externos com regulagem elétrica; porta-óculos; vidros dianteiros e traseiros elétricos com função um toque para o motorista; para-sol com espelhos cortesia e iluminação para motorista e passageiro; iluminação do porta-malas e porta-luvas; computador de bordo com consumo médio, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa; aviso de abertura das portas; comandos do sistema de áudio no volante; faróis de neblina; alarme perimétrico (volumétrico na Unique); três alças de teto retráteis para os passageiros; travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; bloqueio de ignição por meio do imobilizador do motor e limpador de para-brisa com duas velocidades e controle intermitente variável.  Quer melhorar mais? Coloca saída de ar condicionado na parte traseira.

Como itens de segurança, os destaques ficam com os freios com discos ventilados dianteiros e discos sólidos traseiros equipados com ABS de quatro canais e quatro sensores e controle eletrônico de distribuição de força (EBD); airbags frontais e fixadores traseiros para cadeiras de bebês sistema ISOFIX.

A versão 2.0 SL traz ainda acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular); airbags laterais e de cortina (seis no total) e sensor de estacionamento que atua em conjunto com a câmera de ré para facilitar as manobras e evitar colisões ou atropelamentos com alertas sonoros de proximidade; retrovisor interno eletrocrômico; controlador automático de velocidade de cruzeiro. A versão conta, opcionalmente, com teto solar com controle elétrico e sistema antiesmagamento.

Uma comodidade – e diferencial também – da linha é a chave presencial I-Key. Disponível desde a versão de entrada 2.0 S, dispensa a chave convencional para abrir as portas e dar a partida no motor. Basta mantê-la no bolso ou bolsa, aproximar-se das maçanetas ou do volante e apertar levemente os botões. Esse apertar levemente poderia ser substituído, como acontece em outros modelo, ao abrir mesmo da porta, já haver o desbloqueio, direto na abertura através da maçaneta, e não apertando num botão.

Presente em todos os veículos de passeio da Nissan no Brasil, a direção com assistência elétrica deixa as manobras, especialmente as de estacionamento, muito mais leves, sem que isso prejudique a segurança e a sensação de condução em estradas. Uma central eletrônica gerencia o esforço demandado para deixar a direção mais firme de acordo com a velocidade.

Para os passageiros do banco traseiro, o Nissan Sentra traz o terceiro apoio de cabeça, que é item de série desde a versão de entrada e exclusivo do modelo vendido no mercado brasileiro, e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros do banco traseiro.

Na versão 2.0 SL, o sistema de retenção conta com pré-tensionadores. O sistema de airbags do modelo recebeu ainda novos sensores para colisões laterais, que melhoram o tempo de detecção do impacto. Estão posicionados na área inferior da coluna C, complementando os existentes nas zonas de deformação da carroceria.

Mecânica Online – Como exclusividade para o consumidor brasileiro, o Nissan Sentra traz o motor MR20DE, de 2 litros, quatro cilindros e 16 válvulas, que é o único com essa cilindrada a ser flex fuel para o modelo em todo o mundo.

Além de ser admirado pelos proprietários do Sentra, esse motor atende à demanda do mercado de sedãs médios e oferece maior confiabilidade e baixo custo de manutenção.

Com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS), o bloco desenvolve 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e entrega torque de 20 kgfm a 4.800 rpm.

É econômico, tendo obtido nota “A” na sua categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do INMETRO, tanto nas versões equipadas com o câmbio manual de seis velocidades (2.0 S) como nas com câmbio XTRONIC CVT® (2.0 SV,2.0 SL e 2.0 Unique).

O Nissan Sentra recebeu também o selo “Conpet” de Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais eficientes que participam do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

[box type=”success” align=”aligncenter” ]O Nissan Sentra também foi o primeiro sedã do segmento a eliminar o tanquinho auxiliar da partida a frio em todas as versões com a introdução do sistema Flex Start® Bosch. Essa avançada tecnologia traz muito conforto, pois dispensa o abastecimento com gasolina no tanquinho localizado no compartimento do motor. Uma obrigação a menos para o motorista.[/box]

O Flex Start® Bosch conta com gerenciamento eletrônico que controla toda operação de aquecimento do combustível, que entra em operação na partida e também na fase fria de funcionamento do motor, permitindo a ignição em temperaturas baixas mesmo quando o tanque está com 100% de etanol.

Velas aquecedoras na galeria do combustível, acima dos bicos injetores, elevam a temperatura do etanol em câmaras independentes. A unidade de controle de aquecimento do sistema monitora a potência enviada a elas, acionando individualmente cada uma para evitar sobrecarga no sistema elétrico.

Assim, o combustível é injetado de forma pulverizada e não liquefeita (abaixo de 18º C o etanol tende a não vaporizar), melhorando a combustão, e assegurando uma pronta resposta na partida em baixas temperaturas. A tecnologia colabora com a redução das emissões, pois é no momento de ligar o motor que ocorre a maior liberação de gases poluentes.

O câmbio XTRONIC CVT® utilizado no Nissan Sentra é de última geração, carregando duas décadas de liderança da marca japonesa em inovação em transmissões continuamente variáveis. Ele é 13% mais leve e produz 30% menos atritos na comparação com a geração anterior.

A redução veio também da diminuição do diâmetro das polias, da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, que necessita de baixa viscosidade para lubrificação, e da redução das perdas de lubrificante e de pressão.

Além disso, conta com um controle lógico do sistema e o acoplamento antecipado do conversor de torque. A relação é mais ampla (7.3:1) que os CVTs convencionais e que as transmissões automáticas de sete velocidades.

[box type=”success” align=”aligncenter” ]Outra exclusividade do Nissan Sentra vendido no mercado brasileiro é a suspensão, adaptada para atender aos padrões de conforto dos exigentes consumidores de sedãs médios.[/box]

A engenharia da Nissan adicionou um reforço na barra estabilizadora da suspensão traseira e melhorou o embuchamento de rolamentos e dos amortecedores para aperfeiçoar a dirigibilidade e reduzir muito o efeito de ressonância/trepidação no interior.

Intervenções pontuais que acrescentaram mais conforto, estabilidade e robustez ao sistema independente do tipo McPherson com barra estabilizadora na dianteira e com eixo de torção, com barra estabilizadora e molas helicoidais. Toda a calibração de suspensão foi desenvolvida exclusivamente para o país pela engenharia da empresa no Brasil.

2.0 Unique (R$ 88.490)

  • Contém os equipamentos da versão 2.0 SL com teto solar +
  • Badge Unique exclusivo
  • Roda de liga leve aro 17″ com design esportivo
  • Interior e bancos de couro* em cor clara e exclusivo
  • Soleira iluminada
  • Alarme volumétrico
  • Automatizador dos vidros com função anti esmagamento
  • Tapetes em carpete exclusivos Unique
  • Moldura da porta na cor do veículo
  • Cores disponíveis: Preto Premium, Prata Classic, Branco Diamond.
    *contém partes em couro legítimo e couro sintético.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn