terça-feira, 7 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Saiba como usar a transmissão automática da forma correta

Funcionamento – A transmissão automática elimina o conjunto platô e disco (embreagem) e adota o conversor de torque, que trabalha com fluido hidráulico em seu interior, além de pacotes de discos de fricção, tambores e cintas externas.

As trocas são feitas pela alavanca seletora, que modula eletronicamente os solenoides de troca de marchas. Eles administram as pressões hidráulicas com diversos discos de fricção e tambores com cinta externa, além de um conjunto de caixa-satélite.

- Publicidade - Ofertas FIAT

[box type=”info” align=”aligncenter” ]Cada vez mais presente no dia-a-dia dos motoristas brasileiros, o câmbio automático facilita muito a condução do veículo. Mas também requer alguns cuidados para evitar possíveis danos à transmissão e prolongar sua vida útil.[/box]

Esse conjunto faz a engrenagem das marchas de acordo com a necessidade do veículo ou intenção do motorista. Caso a marcha selecionada seja incompatível com a velocidade desenvolvida, o sistema impede a engrenagem para evitar danos no câmbio e no motor do veículo.

Durante a condução – Para prolongar a vida útil do sistema de transmissão automática, tenha estes cuidados:

- Publicidade -

Ao estacionar, evite sobrecarga no sistema de transmissão. Para isso, é necessário que, ao parar o veículo, a alavanca de seleção seja colocada na posição N – “neutro”. Em seguida, o freio estacionário deve ser acionado e, para finalizar, direcione a alavanca de seleção para a posição P – “parking”. Isso evita que a alavanca fique presa.

No momento de realizar uma baliza ou qualquer tipo de manobra que exija a utilização do R, “reverse” (marcha à ré), é de extrema importância que o veículo não esteja em movimento; ou seja, pare completamente o veículo e então mova a alavanca seletora para a posição R.

A mesma regra serve para o P, “parking”: ao selecionar a posição P com o veículo em movimento, o forte tranco gerado com certeza vai danificar a transmissão do carro.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Em caso de decidas íngremes, evite colocar o veículo na posição N. Além de ocorrer o desgaste excessivo dos freios, o câmbio do seu automóvel vai funcionar com menos lubrificação.

Para evitar possíveis danos ao sistema de transmissão nessas condições, é recomendado usar o sistema de redução do câmbio. Como os veículos podem variar de acordo com seu projeto, as posições disponíveis na alavanca seletora também variam, assim como o comando de seleção de marcha.

Esse comando pode ser no volante ou até mesmo na coluna de direção. Portanto, é necessário verificar no manual do veículo quais são as posições e sua correta utilização.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação