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Saiba como usar a transmissão automática da forma correta

Funcionamento – A transmissão automática elimina o conjunto platô e disco (embreagem) e adota o conversor de torque, que trabalha com fluido hidráulico em seu interior, além de pacotes de discos de fricção, tambores e cintas externas.

As trocas são feitas pela alavanca seletora, que modula eletronicamente os solenoides de troca de marchas. Eles administram as pressões hidráulicas com diversos discos de fricção e tambores com cinta externa, além de um conjunto de caixa-satélite.

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[box type=”info” align=”aligncenter” ]Cada vez mais presente no dia-a-dia dos motoristas brasileiros, o câmbio automático facilita muito a condução do veículo. Mas também requer alguns cuidados para evitar possíveis danos à transmissão e prolongar sua vida útil.[/box]

Esse conjunto faz a engrenagem das marchas de acordo com a necessidade do veículo ou intenção do motorista. Caso a marcha selecionada seja incompatível com a velocidade desenvolvida, o sistema impede a engrenagem para evitar danos no câmbio e no motor do veículo.

Durante a condução – Para prolongar a vida útil do sistema de transmissão automática, tenha estes cuidados:

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Ao estacionar, evite sobrecarga no sistema de transmissão. Para isso, é necessário que, ao parar o veículo, a alavanca de seleção seja colocada na posição N – “neutro”. Em seguida, o freio estacionário deve ser acionado e, para finalizar, direcione a alavanca de seleção para a posição P – “parking”. Isso evita que a alavanca fique presa.

No momento de realizar uma baliza ou qualquer tipo de manobra que exija a utilização do R, “reverse” (marcha à ré), é de extrema importância que o veículo não esteja em movimento; ou seja, pare completamente o veículo e então mova a alavanca seletora para a posição R.

A mesma regra serve para o P, “parking”: ao selecionar a posição P com o veículo em movimento, o forte tranco gerado com certeza vai danificar a transmissão do carro.

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Em caso de decidas íngremes, evite colocar o veículo na posição N. Além de ocorrer o desgaste excessivo dos freios, o câmbio do seu automóvel vai funcionar com menos lubrificação.

Para evitar possíveis danos ao sistema de transmissão nessas condições, é recomendado usar o sistema de redução do câmbio. Como os veículos podem variar de acordo com seu projeto, as posições disponíveis na alavanca seletora também variam, assim como o comando de seleção de marcha.

Esse comando pode ser no volante ou até mesmo na coluna de direção. Portanto, é necessário verificar no manual do veículo quais são as posições e sua correta utilização.

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