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Como dirigir um carro automático? Aprenda como conviver de forma simples

- Scania 65 anos

Atualmente, quase todos os modelos à venda no mercado brasileiro possuem pelo menos uma versão sem o pedal de embreagem. Até carros mais populares, podem sair de fábrica com transmissão automática
Para dirigir um carro automático, primeiro passo é saber o significado e função de cada letra da alavanca de câmbio. Confira o passo a passo e principais dúvidas.

O que é um câmbio automático? De um modo simples, é o câmbio que realiza as trocas de marcha automaticamente, sem precisar de embreagem ou qualquer ação do motorista.

Carros automáticos provocam reações distintas nos motoristas. Para alguns, é um veículo difícil de dirigir, enquanto outros não abrem mão desse conforto. A verdade é que o carro com transmissão automática sempre proporcionou um conforto superior para o condutor.

A procura e adesão de carro vem automático tem aumentado exponencialmente e com isso o número de pessoas perguntando ‘como dirigir carro automático?’ também cresce. E a resposta é simples, basta saber o que os diferenciam e conhecer o câmbio automático. Para isso, contamos nessa matéria o que cada letra do câmbio automático significa, ensinamos um passo a passo simples para dirigir um veículo automático e tiramos as principais dúvidas.

As letras do câmbio automático P, N, R, D, L, é necessário aprender a decodificar as letras presentes no câmbio e torná-las parte da rotina. Mesmo variando de acordo com o modelo e fabricante, algumas permanecem as mesmas:

P – Parado: o ‘P’ nesse caso, vem do inglês, da palavra ‘parking’, que significa estacionar, mas para ficar mais fácil a memorização lembre que essa posição é usada quando o carro está parado. Ao estacionar, coloque o câmbio no ‘P’, assim o carro será impedido de se movimentar por causa do câmbio e logo em seguida não esqueça de puxar o freio de mão. É importante saber que o carro precisa estar completamente parado para colocar na posição ‘P’, para assim evitar trancos na caixa de câmbio.

N – Neutro: nessa posição, o câmbio automático fica sem marcha engatada, assim como nos carros com transmissão manual. A diferença é que no carro automático ela raramente é usada. O neutro ou ponto morto foi criada basicamente para uma emergência, como por exemplo precisar rebocar ou movimentar o carro com motor desligado. É importante ressaltar, que de forma alguma deve-se colocar na posição ‘N’, em uma descida (famosa banguela), isso danifica os freios e não ajuda a economizar combustível, é um mito.

R – Ré: Posição ‘R’ de marcha ré. No carro automático a ré só deve ser engatada com o carro completamente parado.

D – Dirigir: a posição Driver, ou dirigir em tradução direta é a mais utilizada. É através dela que o câmbio automático faz as trocas de marcha de acordo a velocidade do veículo. Como não há embreagem no carro automático, é só ir controlando a velocidade através do pedal do acelerador. Quando quiser reduzir um pouco a velocidade é só aliviar o pé no acelerador ou usar o freio se precisar diminuir a velocidade mais rapidamente.

L – Low: alguns câmbios automáticos contam também com a posição ‘L’ de Low, que em tradução direta significa baixa, ao selecioná-lo uma marcha mais forte é selecionada. Essa posição cumpre a função de freio motor e deve ser usada em descida para auxiliar os freios a segurarem o carro, além de ajudar a reduzir desgaste dos freios, discos e pastilhas.

Passo a passo simples de como dirigir carro automático – Agora que você sabe o significado de cada letra no câmbio automático, o passo a passo para dirigir um carro automático parecerá ainda mais simples.

  1. Pise no pedal do freio e ligue o carro.
  2. No carro automático você pode eventualmente usar os dois pés para dirigir, mas no começo é aconselhável usar apenas o direito para ficar livre de confusões. Fazer isso pode evitar graves acidentes, pois em uma falha momentânea em que o motorista esquecer que está dirigindo um carro automático pisar no freio de repente com a mesma intensidade que se pisa na embreagem e ao mesmo tempo que está acelerando o carro, pode gerar uma freada brusca, uma batida na traseira.
    Dica: para lembrar de não usar o pé esquerdo, é deixar a perna esquerda dobrada, de forma que a panturrilha encoste no banco. Assim, você terá mais tempo para perceber se está levando o pé esquerdo ao freio e interromper o movimento a tempo.
  3. Colocar o carro para rodar pisando no freio e deixar a perna esquerda posicionada como indicado acima e ligar o carro. É hora de levar a manopla do câmbio da posição ‘P’, para ‘D’ para ir para frente ou ‘R’, se for necessário dar ré, logo em seguida é necessário soltar o freio de mão. O resto é ainda mais simples, basta ir soltando o freio que o carro começará a rodar, vá pressionando gradualmente o acelerador até chegar à velocidade desejada.
  4. Parando o carro, basta frear e colocar a alavanca de câmbio na posição ‘P’, quando precisar parar em um farol. Para sair novamente, saia da posição ‘P’ para ‘D’, solte o freio e vá acelerando para acompanhar o tráfego. Vai estacionar? Freie com o pedal, coloque no ‘P’, puxe o freio de mão e desligue o carro.

Principais dúvidas de como dirigir carro automático

Como estacionar o carro automático em uma descida/subida? Os processos com o carro automático são bem simples. Para estacionar em um aclive/declive basta parar o carro com o pedal de freio e já puxar o freio de estacionamento (freio de mão). Depois coloque a alavanca de câmbio na posição ‘P’ e desligue o carro.

Como sair com o carro automático em uma subida? Faça o mesmo processo acima, pise no freio, ligue o carro, coloque o câmbio na posição ‘D’, solte o freio de mão, a diferença é que com o carro em uma descida, você precisa tirar o pé do freio e rapidamente pisar no acelerador com um pouco mais de firmeza para o carro conseguir sair sem voltar.

Como sair com o carro automático em uma descida? Essa talvez seja a forma de sair mais simples. Faça o processinho padrão de pisar no freio e ligar o carro. Coloque o câmbio na posição ‘D’ e solte o freio de mão, depois é só ir aliviando o pé no freio que o carro começará a andar. Lembrando que sempre se deve manter o freio pressionado em uma descida.

O carro automático acelera sozinho? Não, isso não acontece. Algumas pessoas que nunca dirigiram carro automático ficam preocupadas em o carro “acelerar sozinho”. Carro com câmbio automático, assim como com transmissão manual, precisa que você pise na pedaleira do acelerador para ganhar velocidade. É o seu pé que vai controlar o quanto o carro acelera. Se quiser perder um pouco de velocidade é só aliviar o pé no acelerador e usar o freio se precisar fazer isso mais rapidamente.

Desempenho e eficiência X Consumo – Em geral, nos câmbios manuais ou automáticos mais antigos, existe uma perda de eficiência maior na mudança de uma marcha para a outra.

“Nos carros mais modernos temos um sistema de dupla embreagem, que enquanto uma marcha está rodando, a próxima já é acionada. Nesse tipo de câmbio não tem perda, a troca é rápida”, por esse motivo, há um ganho no desempenho junto da melhora do consumo do carro.

Como saber se o óleo do câmbio automático está bom? Todo carro equipado com câmbio automático possui um reservatório do fluido da transmissão. Seu nível pode ser verificado da mesma maneira que o nível do óleo do motor, ou seja, por meio de uma vareta. De toda maneira, consulte o manual do proprietário antes de realizar qualquer tipo de verificação.

E se o fluido estiver baixo, peça ao mecânico de sua confiança para verificar um eventual vazamento no sistema.

Como se pode ver, no geral, conduzir um carro automático é mais simples do que parece, depois que aprende é só desfrutar do conforto.

Redação Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
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