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Eixo diferencial possui características específicas para cada veículo

O diferencial que equipa a grande maioria dos veículos é conhecido no mercado como diferencial convencional, ou mais tecnicamente como “Open-Type”, (Tipo Aberto) esse diferencial funciona muito bem quando as condições de aderência pneu/piso são favoráveis, em situações críticas como lama ou areia as chances do veículo atolar tendem a aumentar, com isso, devido a sua característica construtiva transfere o torque para a roda com menor aderência.

Para operações em pisos escorregadios ou com baixa aderência, existe para algumas aplicações os diferenciais autoblocantes ou de deslizamento limitado (LSD – Limited Slip Differential).

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O melhor exemplo desse tipo de diferencial é o já consagrado SPICER “Trac-lok”. Equipamento original das montadoras (OEM – Original Equipment Manaufacturer) e presente na grande maioria de picapes e utilitários esportivos (SUV).

O conceito do diferencial pode ser exemplificado da seguinte maneira: quando o veículo faz curvas é necessário que haja uma diferença de rotação entre suas rodas motrizes – as que recebem o torque do motor – caso contrário haverá um arrasto das rodas durante a curva, condição que causaria um desgaste acentuado dos pneus além de uma maior dificuldade no esterçamento e controle do veículo.

A dificuldade de controle seria devido à tendência de sub-esterçar (sair de frente) caso as rodas motrizes fossem as dianteiras ou sobre-esterçar (sair de traseira) se as motrizes fossem as traseiras.

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Sem o recurso do diferencial esse arrasto seria frequente porque a roda do lado externo da curva sempre percorre uma distância maior que a roda do lado interno.

Assim o diferencial entra em ação durante as curvas, mas em linha reta faz com que as rodas girem paralelas e em velocidades equivalentes distribuindo igualmente o torque do motor.

Em situações onde a falta de aderência dos pneus com o solo é detectada, o Trac-lok entra em ação automaticamente transferindo o torque para a roda que apresentar maior aderência, o que, diminui consideravelmente as chances de ficar retido em um lamaçal, por exemplo.

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Além dos componentes normais do diferencial, o sistema Spicer Trac-Lok utiliza um conjunto de discos de fricção e molas para fazer o acoplamento do semi-eixo e a transferência de torque.

Por dentro, todo diferencial é composto por uma carcaça, semi-eixos e um conjunto de engrenagens sendo a coroa e o pinhão as mais lembradas, mas existe ainda as engrenagens satélites e as engrenagens planetárias que ficam alojadas dentro da caixa do diferencial, além de pinos, rolamentos, calços, travas, discos de fricção (na versão Trac-lok) vedadores e claro, óleo lubrificante específico para cada tipo de diferencial.

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