quarta-feira, 18 dezembro , 2024
28 C
Recife

Car hunter dá dicas para comprar automóvel perfeito

Felipe Carvalho, primeiro caçador de carros do Brasil, ensina como não ser enganado na aquisição de um seminovo – Os casos de clientes lesados por propagandas enganosas, falsas promessas de vendedores ou qualidade duvidosa de um produto ou serviço adquirido ainda são bastante comuns no Brasil, lamentavelmente.

Ciente disso, Felipe Carvalho, o primeiro car hunter do Brasil, aproveita a celebração do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, neste domingo (15), para listar dicas importantes a serem observadas por quem planeja adquirir um veículo seminovo. Afinal, ninguém quer ter um grande mico estacionado na garagem de casa.

- Publicidade -

Autor de um e-book intitulado “11 Dicas para Comprar o Carro Perfeito”, a ser disponibilizado nos próximos dias em seu site (www.cacadordecarros.com.br), o car hunter destaca as mais relevantes dessas recomendações.

A primeira é verificar se o modelo atende as necessidades do comprador. “O consumidor deve refletir sobre quatro aspectos fundamentais”, orienta Felipe. “As dimensões do veículo em relação ao tamanho da garagem onde ele ficará estacionado; o número de pessoas que usarão o carro na maior parte do tempo; a relação motorização versus condições de condução – ou seja, se é um carro para cidade, que pode ser mais econômico e menos potente, ou para estrada, ambiente no qual se exige mais do veículo; e, por fim, a capacidade do porta-malas.”

O caçador de carros também reputa como importantíssimas três outras recomendações: checar a documentação do seminovo na internet antes da aquisição; analisar lataria e pintura sob a luz do sol; e conferir se a quilometragem indicada no hodômetro é compatível com o estado geral do veículo. “Atenção redobrada a esses aspectos é garantia de que dificilmente o consumidor irá comprar ‘gato por lebre'”, prossegue Carvalho.

- Publicidade -

Embora todas essas dicas sejam primordiais para uma compra segura, nenhuma orientação é mais relevante que guiar o carro antes de sacramentar o negócio. “Faça o bom e velho test drive”, sugere o car hunter. “O consumidor só saberá se o veículo está mecanicamente em ordem se o colocar para rodar.”

Felipe também ensina como proceder adequadamente durante essa etapa: “Desligue o som e não converse com ninguém. Só assim poderá ouvir possíveis ruídos de freios, suspensão, motor, câmbio ou acabamento interno”, conclui o especialista.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno