O segundo dia da feira apresentou em sua programação um circuito completo de palestras gratuitas com temáticas diversificadas que foram para além do setor de tintas.
Entre os cinco expositores convidados pelo SITIVESP (Sindicato de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo), foi possível apreciar assuntos que abrangeram desde o contexto do cenário mercadológico atual brasileiro até e as possibilidades de incentivo e empreendimento das práticas eficientes dos negócios.
A especialista em cores e presidente do Centro de Estudos da Cor na América Latina (Cecal), Elizabeth Wey, abriu as palestras tratando sobre as tendências de cores para 2017, apresentando os perfis de comportamento traçados para definir as tendências de cores e o que a sociedade deseja nos dias atuais. São três grupos de pessoas:
TRANSFORMAÇÃO: pessoas que sonham, possuem um mundo de fantasias muito desenvolvido. São pessoas românticas, que vivem com seus pais por muito tempo e não querem deixar de estudar.
O perfil de cores para este público é caracterizado como cores líquidas, que variam entre o azul e o rosa, fluidas como a aquarela, dando um efeito sombré.
SOLARIZAÇÃO: são pessoas preocupadas com o meio ambiente, esportistas, que gostam de aventuras e se interessam por carros grandes e rústicos. A tendência de cores para este público é o laranja, amarelo, vermelho, cobre, tons de areia. Cores que tem a ver com essa naturalização.
EXPANSÃO: uma turma ligada a tecnologia, antenados na internet rápida, na praticidade do dia a dia, no computador mais sofisticado; são pessoas intelectualizadas que não compram qualquer coisa e que preferem ter poucos itens, porém de qualidade.
Os tons desse grupo são prata, aço, preto, sempre com toques de vermelho ou azul marinho.
Logo após, Paula Csillag , Professora Doutora Presidente da Associação ProCor do Brasil, explorou uma abordagem científica sobre a percepção visual das cores.
Csillag dinamicamente expôs uma parte do seu campo de estudos, que consiste na consolidação de uma metodologia com finalidade de auxiliar a influência do uso objetivo das cores na comunicação visual.
O terceiro palestrante do dia, Hirosh Shimuta , Presidente da NICOM – Comércio de Materiais para Construções Ltda , do Conselho da ANAMACO e também presidente da ACOMAC SP, com base em sua trajetória de vida, abordou o contexto histórico-economico mundial e como ele impacta nos dias de hoje o mercado brasileiro.
Não obstante, trouxe em exemplos práticos cases de sucesso de sua exepriência no varejo, referentes ao planejamento estratégico de liderança com seus colaboradores e, como isso, pôde contribuir para o crescimento e fortalecimento da sua marca.
O Diretor-titular do Comitê de Jovens Empreendedores da Fiesp, Sócio e Co-Fundados do Almeida Prado & Hoffmann Associados, Doutor em Diretto Civile pela Università di Camerino, Itália, Luiz Augusto A. A. Hoffman, por meio de sua expertise em empreendedorismo, elucidou os conceitos básicos de Gestão e Liderança.
Sua palestra também contou com a explicação sobre a estrutura de funcionamento, aplicabilidade e atuação do Comitê de Jovens Empreendedores ( CJE ) do qual dirige.
Finalizando o circuito de palestras, Danilo Malavoti , Químico Industrial, Pesquisador,Emprésario e Consultor de Pré-Tratamento e Pintura Industrial, dialogou a respeito das inovações acerca das tintas em pó e líquida nas estufas de cura.
Data: 21 a 24 de Setembro de 2016
Horário: de 4ª à 6ª, das 14h às 21h, e no sábado, das 11h às 19h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda, São Paulo – SP, 04329-100