sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Nova versão GLi Upper é a novidade no Corolla 2016

A Toyota apresenta a linha 2016 do sedã médio Corolla, líder de vendas em seu segmento em 2014, no mercado brasileiro, e o veículo mais vendido na história da indústria automobilística mundial, com mais de 40 milhões de unidades comercializadas nos cinco continentes, desde 1966, ano do lançamento de sua primeira geração.

Entre as novidades, está o quinto integrante da família, o Corolla GLi Upper, que chega ao mercado brasileiro por R$ 75.600,00. O modelo agrega acabamento interno das versões superiores, proporcionando mais conforto e conveniência aos passageiros. Somam-se também as características reconhecidas no mercado brasileiro, como o design elegante e moderno.

- Publicidade -

Baseado no conceito Keen Look, as linhas do Corolla refletem a nova identidade visual dos veículos Toyota, que é a expressão inspirada no olhar focado de um atleta de alto rendimento antes de uma competição. Dianteira, traseira e lateral mesclam formas côncavas e convexas, criando um desenho arrojado.

Além disso, o líder do segmento de sedãs médios reúne qualidade construtiva única, powertrain de última geração, pacote de equipamentos exclusivo, amplo espaço interno e itens de segurança que excedem os parâmetros encontrados em veículos da mesma categoria. Tudo reforçado pelo alto padrão Toyota de Qualidade, Durabilidade e Confiabilidade.

A linha 2016 está disponível nas concessionárias da Toyota, em cinco versões:

- Publicidade -

Corolla GLi 1.8L com transmissão manual
Corolla GLi 1.8 L com transmissão Multi-Drive
Corolla GLi Upper 1.8 L com transmissão Multi-Drive
Corolla XEi 2.0 L com transmissão Multi-Drive
Corolla Altis 2.0 L com transmissão Multi-Drive

O Corolla GLi Upper agrega acabamento interno, antes exclusivos somente nas versões XEi e Altis, que eleva o conforto e o bem-estar dos ocupantes. Para maior comodidade, o interior conta com padrão couro na cor cinza nos bancos dianteiros e traseiros, nas quatro portas e no descanso de braço dianteiro.

Na parte traseira, o novo GLi oferece descanso de braço central com porta-copos e acesso ao porta-malas através do rebatimento 60/40 dos bancos. As versões mais básicas, GLi com transmissão manual de seis velocidades e com transmissão Multi-Drive, permanecem com acabamento interno em tecido cinza.

- Publicidade -

O lançamento da Toyota também traz de série direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado com controle manual, chave do tipo canivete, com comandos do alarme integrados, múltiplos porta-objetos nas portas e no console central, computador de bordo com sete funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco-Drive, autonomia, velocidade média, tempo percorrido, controle de iluminação do painel e temperatura externa), coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, hodômetro e relógio digital, sistema de som com conectividade USB para iPod® e similares e dispositivo Bluetooth®, vidros e retrovisores com acionamento elétrico, volante multifuncional, entre outros.

Como itens de segurança, além da carroceria com deformação programada e do desenho frontal projetado para minimizar os danos a pedestres em caso de acidentes, o modelo traz, de série, cinco air bags nas três versões GLi e na XEi (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e um de joelho para o motorista), sistema de ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis nos bancos traseiros, travamento automático das quatro portas a 20 km/h, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força, freios ABS nas quatro rodas e sistemas auxiliares EBD com distribuição eletrônica de força de frenagem.

Além dos itens presentes nas versões de entrada e intermediária, o Corolla Altis agrega mais dois air bags, do tipo cortina, totalizando sete bolsas de proteção.

No exterior, a novidade são as rodas de liga leve 16’’ com acabamento fosco. As versões mais básicas, GLi com transmissão manual de seis velocidades e com transmissão Multi-Drive, têm rodas 16” em aço estampado.

Além da inclusão de uma versão, os demais modelos da linha Corolla 2016 apresentam novidades. A versão intermediária XEi passa a contar com espelhos retrovisores eletrorretráteis, para-sol com espelho e luz de cortesia para motorista e passageiro dianteiro e acendimento automático dos faróis. A versão topo de linha, Altis, tem como item de série limpador de para-brisa variável e intermitente com ajuste de velocidade.

Aos novos equipamentos somam-se, na versão XEi, ar-condicionado automático digital, computador de bordo, acionamento dos vidros elétricos por um toque nas quatro portas, bancos traseiros bipartidos (60/40), com descanso de braço central e porta-copos, controle de velocidade de cruzeiro e retrovisor interno eletrocrômico.

Também está disponível, a partir da versão XEi, sistema Multimídia, com tela de 6.1”, com todas as funções do áudio, dispositivo de navegação, câmera de ré, conexões USB para iPod® e similares, dispositivo Bluetooth®, reprodutor de DVD e TV Digital.

A versão topo de linha Altis agrega, ainda, luzes auxiliares em LED, sistema smart entry, sistema de partida sem chave, tipo Start Button, ajuste elétrico para o banco do motorista, retrovisores externos eletrorretráteis e acendimento automático dos faróis.

Mecânica Online – A linha Corolla 2016 conta com dois tipos de motorização. Todas as versões GLi estão equipadas com motor 1.8L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 139 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e 144 cv, também a 6.000 giros, com etanol. O torque máximo nesta configuração é de 17,7 kgfm (com gasolina) e 18,4 kgfm (com etanol), sempre a 4.200 rpm.

As versões XEi e Altis têm motor 2.0L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas, que rende 143 cv de potência a 5.600 rpm, quando abastecido com gasolina, e 154 cv de potência a 5.800 giros, com etanol. O torque máximo é de 19,4 kgfm a 4.000 rotações (com gasolina) e 20,3 kgfm a 4.800 giros (com etanol).

Ambos os motores possuem sistema de partida a frio, para utilização do etanol em baixas temperaturas, dispensando o tanque de combustível auxiliar e, consequentemente, seu reabastecimento periódico com gasolina. No dispositivo da Toyota, os bicos injetores são dotados de um sistema que preaquece o etanol no momento da partida, quando o motorista vira a chave de ignição (GLi e XEi) ou aperta o botão de partida (Altis).

O line up do Corolla está equipado com dois tipos de transmissão, uma manual de seis velocidades, na versão de entrada GLi, e a exclusiva transmissão automática Multi-Drive de sete velocidades, nas demais.

A transmissão Multi-Drive deriva da tecnologia CVT e foi adotada para atender ao gosto do consumidor brasileiro, que privilegia desempenho, sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento que simula sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive. O resultado é uma sensação agradável ao dirigir, com o benefício da percepção das trocas de marchas, mas de uma maneira suave, sem os choques característicos das transmissões automáticas convencionais.

A transmissão Multi-Drive da Toyota oferece ao motorista a possibilidade de trocas manuais sequenciais, que podem ser feitas na alavanca de câmbio. Nas versões superiores XEi e Altis, as mudanças sequenciais podem ser praticadas também por meio das borboletas localizadas atrás do volante. Estas duas versões do sedã possuem a tecla “Sport Mode” que, quando acionada, altera o mapeamento do software de gerenciamento da transmissão e proporciona ao Corolla um comportamento dinâmico mais esportivo.

Nos modelos equipados com a transmissão Multi-Drive, o Corolla precisa de 9,6 segundos para ir da imobilidade a 100 km/h, quando abastecido com etanol. Os testes divulgados pela Toyota foram conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, e as condições simularam um uso regular do veículo, ou seja, ar-condicionado ligado e dois passageiros a bordo.

Na avaliação do Programa de Etiquetagem Veicular do INMETRO, o Corolla recebeu a nota A em todas as versões de motorização e transmissão. Os dados de consumo aferidos foram os seguintes:

Motor Transmissão Gasolina (km/l) Etanol (km/l)
Cidade Estrada Cidade Estrada
2.0 Multi-Drive 10.6 12.6 7.2 8.7
1.8 Multi-Drive 11.4 13.2 7.8 9.2
1.8 Manual 10.7 13.2 7.4 9.1

Preços

  • Corolla GLi 1.8L com transmissão manual – R$ 69.690,00
  • Corolla GLi 1.8 L com transmissão Multi-Drive – R$ 69.990,00
  • Corolla GLi Upper 1.8 L com transmissão Multi-Drive – R$ 75.600,00
  • Corolla XEi 2.0 L com transmissão Multi-Drive – R$ 86.900,00
  • Corolla Altis 2.0 L com transmissão Multi-Drive – R$ 99.990,00

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn