A Mercedes-Benz do Brasil, apesar da forte retração no volume de vendas de veículos comerciais no mercado brasileiro, fecha 2016 encerrando as comemorações de seus 60 anos de Brasil e celebrando a preferência dos clientes pelos seus produtos, comprovada pelo aumento de participação em todos os segmentos (caminhões, ônibus e comerciais leves).
Com o fechamento de mais um ano, a Empresa mantém sua tradicional posição de liderança nas vendas de veículos comerciais no País. “Claro que o mercado brasileiro precisa de maiores volumes de vendas. Contudo, esse aumento de market share reflete a nova postura da Mercedes-Benz e da Rede de Concessionários retratada no slogan: As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”, comenta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
“Ao longo das seis décadas, nós aprendemos a lidar com a realidade do transporte no Brasil; afinal, oferecemos produtos para rodar o imenso território nacional, de Norte a Sul, atendendo às necessidades tanto dos transportadores quanto dos motoristas, seja nas cidades, nas estradas ou nas vias fora de estrada”, afirma Schiemer.
O executivo informa, ainda, que mesmo diante da retração de três anos do mercado brasileiro, a Empresa mantém sua filosofia de pensar nas necessidades futuras do transporte. Nesse sentido, a Mercedes-Benz tem trazido novos aportes para o País. “Estamos investindo R$ 730 milhões para modernização e ampliação de nossas plantas de veículos comerciais de São Bernardo do Campo e Juiz de Fora, entre 2015 e 2018, além de R$ 70 milhões para construção do nosso campo de provas de veículos comerciais em Iracemápolis, cidade onde também inauguramos, este ano, a nossa fábrica de automóveis, que demandou mais de R$ 600 milhões”.
Marca conquista ampla preferência dos clientes – Independentemente da situação do mercado, a Mercedes-Benz não deixou de lançar novos caminhões, ônibus e comerciais leves em 2016, assim como novos produtos e serviços de seu amplo portfólio de pré e de pós-venda.
“Os diversos lançamentos de produtos e serviços demonstram claramente que não deixamos de pensar e, principalmente, de atender as demandas dos nossos clientes. Estamos cumprindo aquilo que prometemos”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing & Peças e Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Brasil “O aumento de participação de mercado é o melhor e mais gratificante retorno que podemos receber. Aumentamos nosso market share em caminhões, de 26,7% em 2015 para 29,6% em 2016. Em ônibus, saltamos de 52,5% no segmento acima de 8 toneladas, em 2015, para 58,4% neste ano. E no segmento de comerciais leves (vans, furgões e chassis com cabina), crescemos de 24,5% em 2015 para 26,6% em 2016”.
Leoncini diz que a Mercedes-Benz manteve assim a liderança nas vendas de veículos comerciais no Brasil em 2016. “Foram 24.797 unidades comercializadas ao longo do ano, sendo 13.915 caminhões, 6.067 ônibus e 4.815 comerciais leves”, informa. “Aliás, essa liderança está refletida não só nos números de venda, mas também nas diversas premiações que conquistamos este ano. Fomos amplamente reconhecidos como marca, produtos, empresa e atendimento, e estamos sendo muito bem avaliados por nossos clientes, ocupando posição de destaque em sua preferência e em sua lembrança. É isso que importa. Quando o cliente pensar numa necessidade de produto ou serviço, queremos que ele continue pensando na marca Mercedes-Benz como a solução ideal”.
Um ano de grandes lançamentos de caminhões, ônibus e vans – Roberto Leoncini cita diversos lançamentos e novidades que chegaram ao mercado este ano para reforçar o compromisso da Empresa em sempre oferecer novas soluções para os clientes. No segmento de caminhões, o grande destaque foi o sucesso do extrapesado Actros rodoviário, top de linha, que ajudou a Mercedes-Benz a obter mais de 90% (TBC) de aumento nas vendas dessa linha de caminhões no País. Ainda no portfólio de extrapesados, foram agregados mais tecnologia e conforto ao Axor off-road. Além disso, a linha Atego ganhou dois modelos 8×2, trazendo mais soluções para o transporte rodoviário e urbano. Também foi verificada a consolidação do Accelo 1316, que ajudou muito a marca a aumentar seu market share em caminhões médios.
No segmento de ônibus, a Mercedes-Benz trouxe novidades para os segmentos urbano e rodoviário. O grande destaque foi o lançamento do novo superarticulado O 500 MDA para mais de 220 passageiros, o maior para sistemas como o BRT, corredores e faixas exclusivas.
No que se refere a comerciais leves, a Mercedes-Benz ganhou destaque nas duas áreas de atuação: deu início às vendas da van e do furgão Vito no segmento de vans médias e lançou a nova linha Sprinter de vans, furgões e chassis no segmento de Large Vans. Com diversas inovações tecnológicas, essas linhas de produto reafirmam sua qualidade premium, sendo referência de mercado em tecnologia, segurança, conforto, desempenho e excelente custo operacional.
Juntos, o Vito e a Sprinter oferecem um amplo portfólio de 65 versões diferentes de veículos para transporte de cargas de 3 ton. a 5 PBT e de 7 a 20 passageiros + motorista e para a prestação de serviços, consolidando-se como parceiros de negócios de transportadores, autônomos e empreendedores.
Muitas novidades no portfólio de serviços de pré e pós-venda – O ano de 2016 foi marcante para a Mercedes-Benz no que se refere à ampliação e consolidação do mais abrangente portfólio de produtos e serviços de pré e de pós-venda. “Trouxemos muitas novidades para que, cada vez mais, o cliente encontre tudo o que precisa dentro da nossa marca”, afirma Leoncini. “Antes e depois da compra, ele conta com soluções para todas as suas necessidades e demandas”.
Além dos atrativos financiamentos oferecidos pelo Banco Mercedes-Benz, que alcançou o marco de 20 anos no Brasil, o Consórcio Mercedes-Benz também foi totalmente aprovado pelos clientes. Com um ano de mercado, são 2.000 cotas vendidas e nove grupos lançados, com mais de 500 caminhões entregues.
As oportunidades de negócios com caminhões seminovos ganharam incremento em 2016 com a inauguração da segunda loja da SeleTrucks em Betim, Minas Gerais. Dessa forma, a Mercedes-Benz amplia o atendimento aos clientes que optarem pelo uso de um seminovo na compra de veículos zero km.
A linha Alliance Truck Parts de peças de reposição e acessórios teve evolução significativa em 2016. Além de maior portfólio e aumento no número de clientes, essa alternativa para manutenção de caminhões, ônibus e vans ganhou projeção pelo crescente atendimento multimarcas.
A fim de apoiar o cliente na melhor gestão da frota, a Mercedes-Benz ampliou a oferta do FleetBoard para ônibus, além de já atender toda a linha de caminhões. Além disso, lançou novos planos do Contrato de Manutenção. Outra grande novidade foi o lançamento do serviço de emergência Service24h para ônibus rodoviários, produto já disponível para microônibus e Caminho da Escola, além de caminhões e vans.
Retrospectiva 2016
Acontecimentos relevantes
Caminhões | . Início das vendas do novo Actros rodoviário
. Início das vendas dos caminhões Atego 8×2 e Accelo 1316 . Lançamento da edição especial do Atron . Câmbio automatizado e novos bancos para o Axor off-road . Aumento de mais de 80% (TBC) nas vendas do Actros no País . Aumento de market share em caminhões médios . Aumento de market share de caminhões de 26,7% em 2015 para 29,4% (TBC) em 2016
|
Ônibus | . Novo superartiulado O 500 MDA para mais de 220 passageiros
. Novas tecnologias de segurança e auxílio à condução para O 500 rodoviário . Novo painel de instrumentos com novas funções . Volante multifuncional com teclas de comando . Tacógrafo digital . Mais de 1.100 superarticulados O 500 vendidos no País . Licitação para 1.600 ônibus do Caminho da Escola . Aumento de market share de 53,4% no segmento acima de 8 toneladas em 2015 para 58,5% (TBC) em 2016
|
Vans | . Início das vendas do Vito
. Lançamento da nova linha Sprinter . Aumento de market share em veículos comerciais leves de 24,7% em 2015 para 26,1% (TBC) em 2016
|
Rede
|
. Novas instalações Rodobens (Guarulhos, SP) e Peres Diesel (São João da Boa Vista, SP)
. Novo Van Center Rodobens em Curitiba (PR) . Novo concessionário Itumbiara Caminhões e Ônibus (Itumbiara, GO)
|
Vendas
|
. 50 Actros rodoviários para Budel, Grupo Cereal e Lontano
. 152 Axor off-road e 19 Atego 4×4 para JSL . 79 chassis de ônibus urbanos para Natal e São Luís . 120 chassis de ônibus urbanos para João Pessoa e Recife . 50 chassis superarticulados O 500 para o Rio de Janeiro . 100 vans Vito Tourer para a Movida Rent a Car . 2.000 cotas do Consórcio Mercedes-Benz em 14 meses
|
Prêmios | . Prêmio Lótus – marca do ano em chassis de ônibus e em urbanos e rodoviários
. Maior Valor de Revenda – 5 prêmios para Sprinter e Accelo . Prêmio REI – Actros é o caminhão do ano; Mercedes-Benz do Brasil, Empresa do Ano e o presidente Philipp Schiemer, Profissional de Montadora . Prêmio Consumidor Moderno – melhor central de relacionamento com o cliente (15º ano em automóveis e 7º ano em caminhões) . Folha Top of Mind – marca de caminhão mais lembrada . Maiores do Transporte e Melhores do Transporte OTM – Mercedes-Benz do Brasil é a Empresa do Ano . Top de Marketing ADVB – lançamento do Vito . Prêmio NTC – fabricante de utilitários e de leves . Top Truck TV – Actros melhor extrapesado do ano e mais 4 prêmios em 10 categorias . Best Trucks MotorPress – 5 prêmios para Actros, Atego, Accelo e Sprinter . Líderes da Saúde Grupo Mídia – prêmio para Vito na categoria ambulância |
Corporativo | . 60 anos da Mercedes-Benz do Brasil
. 25 anos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico . Início das obras do Campo de Provas de caminhões e ônibus em Iracemápolis (SP) . Inauguração da fábrica de automóveis de Iracemápolis |