A Honda revelou no Salão de Genebra de 2017 o novo Civic Type R, que terá seu lançamento europeu no meio do ano.
O automóvel ressalta a tradição da Honda em desenvolver hatchbacks de alto desempenho e representa a expressão final do segmento de pureza dinâmica.
Compartilhando os mesmos fundamentos que o novo Civic hatchback, o novo Type R foi projetado desde o início para entregar a unidade mais prazerosa no segmento hot-hatch – tanto na estrada, quanto em pistas de corrida.
Motor 2.0 litros VTEC TURBO aprimorado e transmissão manual de seis velocidades – O motor VTEC TURBO de 2.0 litros, coração da multipremiada geração anterior do Type R, foi otimizado e agora produz 320 cv com torque máximo de 400 Nm.
A resposta do acelerador e a dirigibilidade melhoraram graças às configurações otimizadas do controle do motor.
A suave e precisa transmissão manual de seis velocidades foi aprimorada com um sistema de controle rev match, garantindo que não haja prejuízo na conexão gratificante do Type R com o motorista.
Chassi mais rígido e suspensão aprimorada – O novo Type R traz a carroceria mais leve e rígida do novo Civic hatchback e adiciona uso de adesivo em áreas-chave.
Em comparação com o Type R anterior, a rigidez torcional foi melhorada em 38%.
A suspensão dianteira do tipo MacPherson do hatchback padrão foi revisada com nova geometria para minimizar o torque steer e maximizar o manuseio esportivo.
Na parte traseira, o novo sistema independente multi-link do carro foi aprimorado com o uso de braços de suspensão de alta rigidez exclusivos.
Modos de condução melhorados – Uma seleção aprimorada de modos de condução dá ao automóvel uma maior facilidade de utilização em comparação com o Type R anterior.
Um novo ajuste “Conforto” está disponível ao lado de modos mais ágeis como “Sport” e “+R”, focado em pistas. Cada seleção ajusta os amortecedores adaptativos, esforço da direção, sensação de mudança de marchas e resposta do acelerador do carro sob demanda.
Aerodinâmica refinada para estabilidade em alta velocidade – O novo Type R tem um pacote aerodinâmico mais abrangente do que o modelo anterior, incluindo um assoalho mais liso, defletores dinâmicos de ar na dianteira, uma asa traseira de baixo peso e geradores de down force na parte traseira do teto.
O corpo muscular e agressivo tem o melhor equilíbrio entre sustentação e arrasto, contribuindo para uma maior estabilidade em alta velocidade.
Produzido na Europa, exportado para os principais mercados do mundo – A produção do novo Civic Type R está prevista para começar no meio de 2017, na unidade fabril da Honda no Reino Unido (HUM) em Swindon – o centro global de fabricação para a 10ª geração do Civic hatchback.
O Type R será exportado para toda a Europa e para outros mercados em todo o mundo, incluindo o Japão e os EUA. Sua chegada na América do Norte marcará a primeira vez que um Honda Type R será oficialmente vendido por lá.