sexta-feira, 6 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Ford comemora 98 anos de Brasil e 90 anos do fim de produção do lendário Modelo T

A Ford registrou em maio dois marcos importantes que  fazem parte da história da indústria automotiva no Brasil e no mundo.

Comemorou os 98 anos de instalação da empresa no Brasil e os 90 anos do fim de produção de seu primeiro produto montado no País, o lendário Modelo T.

- Publicidade -

O Modelo T é considerado o principal responsável pela inserção do carro em várias sociedades mundiais no início do século XX, entre elas a brasileira, formada principalmente, na época, por cafeicultores e comerciantes.

Introduzido nos Estados Unidos no final de 1908, o Modelo T começou a ser montado no Brasil quando a Ford se instalou no País em 1919, há quase um século, em um galpão no centro de São Paulo.

O veículo impulsionou a sucessiva expansão da marca e em 1925 estabeleceu o recorde anual de 24.250 unidades no mercado local.

- Publicidade -

Vendido pelo equivalente a US$ 850, foi o primeiro carro de massa acessível, usando peças padronizadas e intercambiáveis. O preço da versão básica do “Lizzie” – um dos apelidos mais populares do carro – caiu para apenas US$ 260 no final dos anos 30, como resultado dos ganhos de eficiência na montagem e da redução de custo repassada para os clientes.

“Carro Universal” – O Ford Modelo T vendeu no mundo mais de 15 milhões de unidades durante seus 19 anos de vida.

Como parâmetro do seu sucesso, basta dizer que em meados da década de 1920 o “carro universal” da Ford representava mais da metade dos veículos existentes no mundo.

- Publicidade -

Antes do lançamento do Modelo T, que foi o nono veículo criado por Henry Ford, a marca tinha produzido só 25.000 veículos.

Para diferenciar o sucessor do Modelo T a Ford foi buscar um nome no lado oposto do alfabeto, e optou por Modelo A, que já havia usado nos seus primeiros anos.

Mesmo trazendo muitos aprimoramentos em relação ao Modelo T, principalmente nos aspectos de conforto, segurança e design, o Modelo A ainda era um carro acessível. Seu preço variava de US$ 385 na versão “roadster” até US$ 1.200 na configuração urbana.

Entre os avanços de segurança, tinha vidro com proteção contra estilhaçamento, freios nas quatro rodas e pára-choques de série. Ele também produziu mudanças na estrutura da Ford, que criou os primeiros departamentos de cor e design para o seu desenvolvimento.

O Modelo A foi o primeiro veículo montado na fábrica River Rouge da Ford. Sua produção atingiu um pico de mais de 9.000 carros por dia em março 1929 e somou mais de cinco milhões de unidades vendidas em apenas quatro anos.

Os primeiros proprietários do Modelo A incluíram Thomas Edison e estrelas de Hollywood como Will Rogers, Mary Pickford e Douglas Fairbanks.

O preço acessível do carro ajudou a Ford a atravessar a Grande Depressão, que começou em 1929 e eliminou muitas outras empresas automotivas. O Modelo A foi sucedido em 1932 pelo Modelo B e, mais tarde, pelo primeiro veículo de baixo preço com motor V8.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008