Universitários de seis Estados do Nordeste – Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, além de Distrito Federal, já aceleram os motores de 18 veículos off-road.
Eles disputarão a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste 2017, que será realizada de 10 a 12 de novembro, no Senai Cimatec (avenida Orlando Gomes, 1845, Piatã), em Salvador, Bahia.
Agrupados em 18 equipes, mais de 300 estudantes inscritos participarão de diversas provas com veículos denominados Baja SAE, que foram projetados e construídos sob a supervisão de professores, dentro de suas respectivas instituições de ensino.
Eles serão avaliados por juízes, todos engenheiros da mobilidade.
A programação começa no dia 10, quando os estudantes farão as apresentações orais dos projetos.
No dia 11, os carros passarão por avaliações de segurança, conforto e motorização, além de provas dinâmicas, que testam suspensão, tração, aceleração e dirigibilidade.
Para o último dia, está previsto o enduro de resistência, a prova mais esperada da competição, com três horas de duração.
A equipe Cactus Baja SAE, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), foi a vencedora da competição regional no ano passado, disputada pelas 17 equipes inscritas.
Etapa Nordeste – Como as demais competições regionais da SAE BRASIL, a Etapa Nordeste é preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL, de âmbito nacional, que é realizada anualmente no primeiro semestre do ano, no Interior de São Paulo, com a participação equipes de todas as regiões do Brasil.
“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios encontrados na prática profissional que levam muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.
Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura e com até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
PROGRAMAÇÃO
Dia 10 (sexta-feira), das 8h às 16h – Apresentações orais dos projetos.
Dia 11 (sábado), das 7h às 18h – Avaliações (segurança, conforto e motorização) e provas dinâmicas (suspensão, tração, aceleração e dirigibilidade) – Todas as atividades são simultâneas.
Dia 12 (domingo), das 9h às 12h – Enduro de resistência. Das 13h30 às 14h30 – Premiação.
Toda a programação do fim de semana é aberta ao público.
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