Com crescimento acumulado no ano de 40% em suas exportações, a Volkswagen Caminhões e Ônibus acelera de forma sólida em sua estratégia de internacionalização da marca.
A Expo Transporte, realizada de hoje (14) a sexta-feira (17) em Guadalajara, no México, será palco de importantes progressos com o primeiro veículo 100% desenvolvido para o mercado mexicano, o chassi Volksbus 14.190 SCD, e também o início dos lançamentos da nova família Delivery fora do Brasil.
Sua versão elétrica, o protótipo e-Delivery, dividirá os holofotes com as demais novidades em sua quarta apresentação consecutiva, no terceiro país diferente, numa comprovação de que sua tecnologia é sob medida para as tendências da indústria automotiva em qualquer parte do mundo.
Também alinhados à vanguarda do setor no que se refere a propulsões alternativas, serão destaques o chassi de ônibus MAN e o caminhão protótipo Volkswagen Constellation movidos a gás natural.
Ambos diversificam o portfólio das marcas MAN e Volkswagen Caminhões e Ônibus para fazer frente às demandas da indústria por tecnologias mais limpas.
“Estar entre os maiores e melhores da indústria mundial de caminhões e ônibus é nosso principal objetivo e temos avançado concretamente neste sentido. Isso se reflete não apenas no crescimento em vendas, que comprovam a força de nossas marcas, mas também em quebras de paradigmas internos como o lançamento de produtos especiais para mercados de exportação”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Alta em exportações – A MAN Latin America, fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN, já acumula aumento de 40% em suas exportações nos três primeiros trimestres, comparados ao mesmo período do ano anterior.
O saldo de embarques cresceu na maior parte dos países para os quais a montadora comercializa seus produtos e contempla também a abertura de novos mercados como o Nicarágua e a Guatemala.
No México, a MAN Latin America tem um desempenho descolado da indústria.
Enquanto a média das demais empresas registra queda de vendas, a fabricante das marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN supera os 30% de crescimento nos primeiros dez meses do ano.
No transporte de cargas, a alta nos negócios é de mais de 40%, enquanto em passageiros está próximo de 25%.
“Com os lançamentos que temos na feira, nos tornamos uma empresa full liner no México. Completamos nossa oferta e agora atendemos a todas as necessidades dos frotistas, transportadores, operadores e autônomos do país. São avanços importantes e também necessários para expandirmos nossa atuação e atingir os objetivos de crescimento”, avalia Leonardo Soloaga, diretor geral da operação mexicana da MAN Latin America.
Potencial de vendas: primeiro veículo 100% desenvolvido para México – O México é o destino do Volksbus 14.190 SCD, primeiro veículo da Volkswagen Caminhões e Ônibus totalmente desenvolvido para o mercado do país.
O lançamento consolida a estratégia da marca de internacionalização e vai além da oferta aos clientes.
Envolve também o inédito desenvolvimento de fornecedores locais e parceria com encarroçadores mexicanos.
A configuração do novo modelo é específica para atender a demandas e padrões do transporte de passageiros no México.
Com motorista reposicionado, também conhecido localmente como trompudo, o Volksbus 14.190 SCD chega para ampliar a participação da Volkswagen no maior mercado de chassis urbanos do país: veículos com motor dianteiro neste formato representam mais de 50% das vendas, concentradas especialmente nos modelos de 12 a 15 toneladas.
Podendo transportar até 45 passageiros sentados, o modelo mantém características já reconhecidas como diferenciais da linha Volksbus.
É o caso do motor MAN D08, sem uso de Arla 32, e do conforto e segurança assegurado com seus chassis, eixos, suspensão, freios ABS e molas, além da robustez e facilidade de manutenção.
A transmissão é nova, mas já consagrada: Eaton FSB 5406A, que segue a preferência do motorista mexicano por sistema de acionamento com alavanca direta.
Para frotistas e operadores do país, essas características garantem maior conforto e durabilidade nas mais diversas operações do mercado mexicano.
A posição do condutor nesse veículo permite ao motorista acumular a função de cobrador, prática comum no mercado.
Pioneirismo global na Volkswagen Caminhões e Ônibus – Dentro de sua estratégia de globalização e em parceria com o novo time de desenvolvimento no México, a montadora também qualificou fornecedores locais, que vão enviar componentes diretamente para sua fábrica localizada em Querétaro para a produção no México.
A inovação do projeto envolve ainda a parceria com encarroçadores mexicanos.
Pela primeira vez, o design das carrocerias seguirá conceito criado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, em linha com os padrões mundiais do Grupo Volkswagen.
Em tempo recorde, todo este projeto levou dois anos de desenvolvimento, com mais de 100 mil quilômetros de testes no Brasil e no México, além de avaliações no campo de provas da montadora, com mais de 25 obstáculos diferentes para enriquecer o resultado das rodagens.
A nova plataforma mundial de caminhões leves Volkswagen – O México é o primeiro país a receber a nova família Delivery em sua jornada internacional.
O início das vendas está previsto para o primeiro trimestre de 2018. Os veículos chegam para revolucionar o transporte de cargas no segmento de caminhões leves.
Os veículos foram projetados, desenvolvidos e testados na América Latina, seguindo padrões mundiais de certificação e qualidade, o que carimba seu passaporte para os mais diversos destinos e os mais de 30 países que já apostam na robustez sob medida da VW Caminhões e Ônibus.
Composta por modelos de 3,5 a 13 toneladas, a nova família está pronta para conquistar o mundo: nasceu a partir da receita de sucesso da primeira linha Delivery e da experiência dos clientes das mais de 100 mil unidades produzidas.
Foi ouvindo o cliente que a Volkswagen Caminhões e Ônibus estreia uma gama de produtos sob medida para os dias de hoje.
Com o lançamento, fruto de um investimento de mais de R$ 1 bilhão, a marca Volkswagen chega ao disputado mercado de 3,5 toneladas, com um modelo chamado de Express.
O produto reúne os atributos de um caminhão grande num veículo pequeno, tais como espaço interno e robustez, com design moderno.
O Delivery de 4 toneladas é outra grande aposta dentre os modelos de entrada da nova família.
O novo Delivery de 6 toneladas chega, junto dos modelos de 9 e 11 toneladas, com atributos de sobra para encarar a missão de superar os atuais Delivery, sucessos de vendas no mercado latino-americano.
E o Delivery 13.180, com terceiro eixo, complementa a oferta de novidades, com a maior capacidade de carga do novo portfólio.
Desde o lançamento da nova família Delivery, a expectativa é que as vendas no México aumentem graças ao ingresso em duas novas categorias: 3,5/4 toneladas e de 11/13 toneladas.
Conheça a nova família, modelo a modelo – Delivery Express – Sob medida para entregas urbanas, combina a agilidade dos automóveis em manobras rápidas à robustez dos caminhões.
Tem motor Cummins ISF de 2,8 litros com tecnologia de pós-tratamento de gases EGR, dispensando o Arla 32.
Alcança 150 cv e um torque máximo de 360 Nm numa ampla faixa de rotações para garantir retomadas rápidas e agilidade nas entregas urbanas, com a melhor potência e torque da categoria.
Delivery 4.150 – Outra estreia da VW Caminhões, o modelo ingressa em segmento antes não explorado pela fabricante.
Ágil nas retomadas e confortável no anda e para das cidades, o Novo Delivery 4.150 tem motor Cummins ISF de 2,8 litros e 150 cv de potência, com sistema de pós-tratamento de gases EGR que dispensa o Arla 32.
A transmissão manual ESO-4106 combina-se ao conjunto de powertrain, conferindo também a melhor potência e torque da categoria.
Delivery 6.160 – Não faltam atributos a um dos modelos que já chega com a missão de manter a marca Volkswagen no topo do ranking de caminhões mais vendidos.
Com a melhor manobrabilidade da categoria, o modelo conta com cabine ampla e confortável, caixa ESO-4206 de seis velocidades e motorização Cummins ISF de 2,8l e solução SCR para o pós-tratamento de gases e potência que chega a 160 cv e torque máximo de 430 Nm.
Com importantes vantagens operacionais em relação à concorrência, confere agilidade a toda prova para as entregas urbanas que demandam maiores volumes de carga.
Delivery 9.170 – Cada componente do novo Delivery 9.170 foi desenvolvido com os mais inovadores materiais e o resultado é um modelo altamente sustentável, com redução de peso da ordem de 10% na comparação com seu antecessor e, consequentemente, mais economia de combustível, menos emissões e maior capacidade de carga.
Seu motor é o Cummins ISF de 3,8 litros e tecnologia SCR, com robustez ideal para cada aplicação, torque máximo de 600 Nm e 165 cv de potência.
A transmissão manual é a ESO-6106, com seis velocidades.
Delivery 11.180 – Indicado para entregas urbanas com agilidade, rapidez nos serviços rodoviários de curtas e médias distâncias, o novo Delivery 11.180 combina confiabilidade, robustez e o melhor desempenho da categoria.
É equipado com motor Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com torque máximo a 600 Nm e 175 cv de potência e transmissão manual ESO-6106.
Delivery 13.180 – Primeiro modelo equipado com terceiro eixo da nova família, é o caminhão com maior capacidade de carga da nova família Delivery.
Com robustez e flexibilidade sob medida, atende a diversas aplicações, tendo sido projetado de acordo com a legislação nas cidades onde há restrição de tráfego.
Com motor Cummins ISF, de 3,8 litros e tecnologia SCR, com torque máximo de 600 Nm e 175 cv de potência e transmissão manual ESO-6106, contará ainda com transmissão automatizada.
e-Delivery: protótipo de caminhão leve 100% elétrico – A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta na Expo Transporte o protótipo do e-Delivery, primeiro caminhão leve 100% elétrico desenvolvido no Brasil.
O modelo entrará me testes a partir do próximo ano e sua produção em série está prevista para 2020.
Com tecnologia sob medida para as tendências da indústria automotiva, o veículo traz soluções de última geração como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e também para recuperar a energia da frenagem com o conceito Kers.
O e-Delivery pode chegar a uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo.
O e-Delivery estará disponível nos modelos de 9 e 11 toneladas, conforme a necessidade do cliente.
Tecnologia de ponta para zero emissões – O trem de força foi desenvolvido em parceria com a Eletra exclusivamente para tração de veículos comerciais.
É equipado com o novo motor elétrico WEG AL160, que entrega 80 kW (109 cv) de potência, com torque máximo de 493 Nm, e transmissão automática Allison.
Conta ainda com bancos de bateria de íon-lítio LiFePO4.
Tudo isso com emissão zero e nível de ruído extremamente baixo, melhorando o conforto no transporte urbano de mercadorias.
Alinhado à realidade do mercado, o modelo abrange duas opções de recarga: a recarga de oportunidade rápida, em que é possível assegurar 30% da carga em apenas 15 minutos, e pode ser realizada várias vezes ao longo da rota do veículo para aumentar sua autonomia; ou a recarga lenta, que em três horas atinge a carga máxima.
No conceito plug-in, as baterias do veículo são recarregadas por um carregador externo padrão CCS.
Sua operação é bastante simples e amplamente difundida na indústria de elétricos.
Sistemas inteligentes para otimizar aplicação – O e-Delivery dispõe também de um freio com três estágios de regeneração, que podem ser ajustados conforme a condição de carga ou preferência do motorista.
O freio regenerativo atua antes do freio pneumático, para desacelerar o veículo, recuperando até 30% de energia durante a frenagem e utilizando a mesma para recarregar as baterias.
O veículo possui também o sistema Eco-Drive Mode, que reduz o consumo de baterias dependendo da condição de carga do veículo, ajustando a demanda de corrente das baterias de acordo com a condição de operação do veículo.
Além da maior duração da carga, isso se traduz em maior vida útil para o sistema de freio e também para as baterias.
Todas as informações da regeneração da energia ficam disponíveis no painel de instrumentos, que assim como o design interno segue o padrão mundial da linha de veículos elétricos do Grupo Volkswagen.
Cada detalhe desse projeto foi pensado para entregar desempenho superior às soluções do mercado.
A configuração do motor oferece torque máximo mesmo em baixas rotações para otimizar operações urbanas.
E seu robusto trem de força está preparado para partida em rampas de até 25% e subidas de até 30%, sem qualquer dificuldade, auxiliado pela performance da transmissão automática Allison de seis marchas.
Os sistemas auxiliares, como compressor de ar, ar-condicionado, bomba de direção e de água ficam a cargo de motores elétricos independentes ao de tração, otimizando a capacidade de tração do motor principal.
Eixos, suspensão, chassis, rodas e pneus seguem as características tradicionais e toda robustez da nova linha Delivery, compartilhando componentes comuns com a plataforma.
Fortalecimento tem respaldo na rede de concessionários e serviços de pós-vendas – Para apoiar todo o crescimento internacional, a MAN Latin America investe no fortalecimento de sua rede no exterior.
No México, as concessionárias estão distribuídas por todo o país, estrategicamente posicionadas, para oferecer serviços completos de vendas e pós-vendas, inclusive com fornecimento de peças de reposição, oficinas móveis e socorro 24 horas, com uma equipe altamente capacitada e equipamentos de ponta.
No pós-vendas, os clientes mexicanos também contam com uma oferta completa de serviços para garantir a máxima confiabilidade e a melhor produtividade.
Contratos de manutenção sob medida, ferramentas de telemetria, assistência 24 horas e até linha de peças remanufaturadas compõem as propostas da montadora no país.