A Aptiv marca presença no Congresso SAE Brasil 2018, que acontecerá entre 3 e 5 de setembro, com o tema “A Engenharia do Futuro – Novos Horizontes para a Mobilidade”.
Conhecida por desenvolver tecnologias globais para segurança e conectividade automotiva, a empresa apresentará em seu estande a trajetória da marca e suas soluções para o futuro da mobilidade.
“A participação no Congresso SAE Brasil é estratégica para a Aptiv, pois é uma oportunidade de discutir temas de grande importância para o futuro da mobilidade. Estamos constantemente em busca de tendências em segurança e conectividade automotiva e, no evento, vamos abordar assuntos como direção autônoma e as tecnologias de detecção de radares e câmeras que compõem esse sistema tão complexo”, afirma Paulo Santos, Vice-Presidente e Diretor Executivo da Aptiv para a América do Sul.
Novos rumos para a mobilidade-A Aptiv nasceu para mudar a maneira de pensar a mobilidade e, logo, deixá-la mais segura, ecológica e conectada.
Para tanto, a empresa desenvolveu uma nova arquitetura veicular que une hardware – o sistema nervoso com cabos e conectores potentes capazes de transferir gigabytes de informação por segundo – e osoftware – o cérebro do carro.
Ao distribuir os dados de modo mais eficiente, fica mais fácil ligar lugares e pessoas de uma maneira segura, prática e rápida.
“Buscamos melhorar o modo de conectar um veículo a outro e, por isso, pensamos em uma nova arquitetura veicular que faça o melhor uso de cabos e conectores. Dessa forma, será possível transmitir dados com mais velocidade, garantindo segurança e conectividades aos motoristas e passageiros”, diz Santos.
Evolução das tecnologias autônomas-No estande da Aptiv no Congresso SAE será possível ver o desenvolvimento das tecnologias autônomas.
Tudo começou em 1959 com o controlador automático de velocidade até que, mais tarde em 1988, nasceu oHeads-up Display, que projeta informações importantes para o motorista na altura do para-brisa.
Em 1993, surgiu o sistema que permite ao carro frear sozinho ao chegar perto de outro e, em 1999, era a vez do radar inteligente, possibilitando que um automóvel identifique outro veículo.
Porém, foi a partir de 2010 que surgiram mais soluções como a detecção de pedestre, com a fusão entre câmera e radar.
Em 2017, nascia um sistema de monitoramento pelo smartphone.
Para os próximos anos, o futuro da mobilidade está caminhando em direção a carros com níveis de automação 4 e 5 e, a partir de 2022, deveremos ter carros autônomos sob demanda, com pedido pelo celular.
Bastará solicitar um carro e ele te levará ao destino de modo seguro e completamente autônomo.
Frota Autônoma em Vegas-A Aptiv e a Lyft, empresa americana de transporte que conecta motoristas e usuários de carros compartilhados por meio de aplicativo, firmaram uma parceria no início de 2018 para lançar a primeira experiência de viagem autônoma de ponto a ponto durante o CES 2018.
Este piloto inicial forneceu ao público mais de 400 viagens autônomas e obteve uma classificação média de clientes de 4,99 de cinco estrelas.
Após o sucesso do início do ano, as empresas fortaleceram essa parceria lançando uma frota com 30 veículos autônomos circulando pelas ruas de Las Vegas, nos Estados Unidos.
Este mês, a frota atingiu o marco de 5.000 viagens.
Experiência do Visitante-No estande da Aptiv no Congresso SAE Brasil 2018, os visitantes poderão testar seu tempo de reação, comparando-o ao dos radares Aptiv para veículos autônomos.
Enquanto uma pessoa reage a um objeto em 250 milissegundos, o sistema da Aptiv consegue verificar 64 objetos, 25 vezes, em 25 milissegundos.
Ou seja, bem mais rápido do que a capacidade humana.
Para aproximar a tecnologia autônoma da realidade de quem visitar o estande da Aptiv, será possível entrar em um BMW i3, carro 100% elétrico, e simular uma experiência em realidade virtual de estar a bordo de um carro autônomo.
Serviço
Congresso SAE
Tema: A Engenharia do Futuro – Novos Horizontes para a Mobilidade
Data: de 3 a 5 de setembro de 2018
Horário: das 9h às 18h30
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900