A Allison Transmission acaba de anunciar que oferecerá sua nova transmissão totalmente automática de nove velocidades para veículos médios em todo o mundo.
Também informa que desenvolveu um novo sistema híbrido elétrico com autonomia puramente elétrica significativamente ampliada. A notícia foi revelada na 67ª edição da feira de Veículos Comerciais IAA.
“Este é um momento emocionante de fazer parte do quadro de colaboradores da Allison e também de integrar a nossa indústria como um todo”, disse David S. Graziosi, presidente e diretor executivo da Allison Transmission.
“As mudanças estão acontecendo rapidamente no nosso segmento e, no momento, a Allison tem um número de projetos em desenvolvimento muito superior ao de qualquer outro período da última década.”
Com uma relação de primeira marcha mais curta e uma gama de relações de marchas que é referência na indústria, a Allison de nove velocidades proporciona uma economia de combustível significativa, pois o trem de engrenagens, altamente eficiente, permite que o conversor de torque lock up atue prontamente na primeira marcha.
Além disso, a transmissão de nove marchas inclui opcionalmente um sistema integrado de stop-start do motor, o que proporciona o engate imediato da transmissão e a imobilidade do veículo enquanto o motor é automaticamente religado.
Agregando valor para uma grande variedade de aplicações, a transmissão de nove marchas é ideal para caminhões de distribuição, de aluguel, de locação e ônibus escolares.
“Com essa nova transmissão, a Allison continua demonstrando seu compromisso em ajudar a alcançar os padrões de eficiência de combustível e emissões veiculares”, disse Graziosi.
O modelo Allison de nove marchas dispõe da mesma durabilidade já comprovada das transmissões de seis marchas da Série 2000™, que acumularam mais de 170 bilhões de quilômetros rodados em todo o mundo.
Ela foi projetada para utilizar as mesmas interfaces propostas pelas fabricantes de veículos que sua antecessora de seis velocidades, proporcionando facilidade de integração também em modelos lançados atualmente com as Allison da Série 2000.
Além da transmissão de nove marchas, a Allison também anunciou a ampliação do seu portfólio de eletrificação, que inclui um sistema híbrido elétrico com autonomia puramente elétrica aumentada — até 15 quilômetros.
Ideal para aplicações em ônibus urbanos e em modelos articulados de forma geral, o sistema apresenta emissões zero com o motor desligado, inclusive durante as aproximações e as partidas dos pontos de paradas dos passageiros, criando um ambiente mais silencioso e saudável.
Recursos adicionais incluem uma bateria de íon de lítio com maior armazenamento de energia, o que proporciona uma maior autonomia para o motor; um inversor duplo menor e mais leve com resfriamento a água e etileno glicol para uma operação mais eficiente; e o Increased Power Accessory II,para melhorar o consumo de combustível usando o sistema híbrido para alimentar componentes acessórios como o ar-condicionado, compressores de ar e a direção hidráulica.
“Este híbrido com autonomia elétrica ampliada se baseia em um dos sistemas de propulsão híbrida mais confiáveis e eficientes”, disse Graziosi.
“Com mais de 8.000 ônibus em todo o mundo circulando com nosso sistema desde 2003, a Allison foi pioneira em eletrificação e continua sendo uma marca particularmente confiável.”
O sistema é apenas elétrico, mas nenhuma infraestrutura de carga elétrica é necessária.
O carregamento da bateria é realizado por meio das frenagens regenerativas e pelo funcionamento do motor.
Paralelamente a isso, sua capacidade de frenagem regenerativa pode prolongar significativamente o intervalo de troca dos freios, aumentando sua vida útil em até 350%.
A arquitetura paralela dividida em dois modos melhora a economia de combustível em até 25%.
Além do portfólio Allison, que inclui a nova transmissão de nove velocidades e o sistema de eletrificação com maior autonomia, a Allison também continua desenvolvendo trabalhos com provedores de serviços de telemática (PSTs) e com fabricantes de veículos, para oferecer apoio aos atuais e aos novos clientes com recursos conectados para uma experiência única e eficiente de gerenciamento de frota.
Compatível com a versão anterior de controles eletrônicos de quarta geração, que foram produzidos pela primeira vez em 2005, os novos recursos conectados fornecerão informações sobre mais de 170 diferentes condições de transmissão.
Isso fornecerá à equipe de gerenciamento e manutenção da frota as informações necessárias para melhorar o tempo de atividade do veículo.
A Allison começará a fornecer informações sobre a “saúde” das transmissões por meio de vários PSTs norte-americanos até o final do ano.
E o suporte para aplicativos adicionais em regiões globais já está planejado.