Nos quatro primeiros meses do ano, o Ka Sedan, da Ford, perdeu a liderança apresentada no primeiro trimestre e passou a ocupar o sétimo lugar no ranking de participação dos financiamentos sobre as vendas totais de automóveis leves novos, com 69,6% de suas unidades novas financiadas. O primeiro lugar foi ocupado pelo Prisma, da Chevrolet, que teve 76% de seus carros novos vendidos por meio de crédito. Os dados consideram os 50 automóveis leves novos mais vendidos de acordo com a Fenabrave.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio.
Com o desempenho de abril, o Focus, da Ford, subiu da quarta para a segunda posição no ranking no acumulado do ano, com 75,1% de suas unidades vendidas a prazo. A Ranger, também da Ford, passou do quinto para o terceiro lugar, com 73,4% de suas unidades financiadas.
Entre as marcas, a Chevrolet ultrapassou a Ford e alcançou a liderança no ranking de participação dos financiamentos sobre as vendas totais de automóveis leves novos. Apesar disso, a Ford ganhou espaço e passou a ocupar quatro posições no ranking ante duas posições ocupadas no primeiro trimestre do ano.
Ainda de acordo com o levantamento da Unidade de Financiamentos da Cetip, a Volkswagen e a Renault perderam espaço e deixaram o TOP10 do ranking das marcas com maior participação de financiamentos sobre as vendas.