O Museu Nacional do Automóvel promoverá curso de esclarecimentos mecânicos destinado ao público feminino. Repete e aprimora a iniciativa para ensinar e tirar dúvidas sobre o funcionamento básico dos veículos. Na prática, esclarece Roberto Nasser, Curador, “é uma conversa didática, conduzida por um especialista em mecânica, pedagogo por formação, para esclarecer questões sobre o funcionamento e manutenção de veículos. O primeiro curso de mecânica, indicou o acerto da iniciativa; as alunas não estavam interessadas em distinguir torque e potência, ou de quantos quilogrâmetros de força se aplica para apertar o cabeçote do motor. Queriam conhecer um pouco para saber, na recepção da oficina, se pagavam por serviços necessários. Querem a prática do automóvel”.
O curso é a participação do Museu Nacional do Automóvel na programação da 13ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo IBRAM Instituto Brasileiro de Museus, com o tema Museus para uma sociedade sustentável.
Lembra o Curador, apesar do público feminino ser jocosamente associado ao descompromisso em conduzir ou se entender com o automóvel, a sua história útil não começou com um homem. Ao contrário, foi uma mulher, Berta Benz, quem demonstrou a confiabilidade, a utilidade da invenção e da patente obtida por seu marido, o engenheiro Carl Benz, considerado o inventor do automóvel. E hoje, enfatiza, a mulher é o agente econômico mais importante no segmento dos automóveis: entre compras próprias e influência para a aquisição do carro de família, significa mais de 2/3 do mercado.
O curso é gratuito, apresentado por Kefere Lúcio, pedagogo, ex-instrutor do Senai, diretor da Escola de Mecânica Automotiva Diferencial, colaborador do Museu, e terá uma turma, assim:
3° Curso de Mecânica Básica para Mulheres
Local: Concessionária Kia Car Colletion
SIA Trecho 4, Lotes 480-490
Dias: 01, 02 e 03 de junho de 2015
Turma matutina – 8h30 às 11h30 – segunda, terça e quarta-feira;