quinta-feira, 2 maio , 2024
28 C
Recife

Nova geração do Porsche Macan será elétrica

A Porsche leva a mobilidade elétrica para suas instalações na Saxônia: o Conselho Supervisor da Porsche AG decidiu que a próxima geração do Macan será uma série completamente elétrica.

- Publicidade -

O primeiro SUV compacto da Porsche com propulsão totalmente elétrica deverá sair da linha de montagem no início da próxima década.

O desenvolvimento da nova série representa uma expansão da linha Porsche no campo da eletromobilidade.

O Taycan – primeiro carro-esportivo da Porsche movido exclusivamente a eletricidade – será lançado no mercado no final de 2019, seguido logo depois por seu derivado, o Taycan Cross Turismo.

“A eletromobilidade e a Porsche combinam perfeitamente, não apenas por compartilharem o foco na alta eficiência, mas especialmente por sua personalidade esportiva”, comenta Oliver Blume, presidente do Conselho de Administração da Porsche AG.

- Publicidade -

“Até 2022, estaremos investindo mais de seis bilhões de euros em mobilidade elétrica e, em 2025, a metade dos novos veículos da Porsche terão um sistema de propulsão elétrico. Apesar disso, ao longo dos próximos dez anos, vamos focar numa combinação de sistemas consistindo em motores a gasolina ainda mais otimizados, modelos híbridos plug-in (que podem ser carregados na rede elétrica normal) e carros-esportivos operados exclusivamente a eletricidade. Nosso objetivo é ter um papel pioneiro na tecnologia e, por isso, vamos continuar alinhando permanentemente a empresa com a mobilidade do futuro.”

A decisão de fabricar a nova geração do Macan nas instalações da Porsche em Leipzig foi tomada já no início de julho do ano passado.

A realização desse investimento em eletromobilidade na fábrica de Leipzig cria a oportunidade para produzir no futuro veículos totalmente elétricos na linha de montagem já existente.

A nova geração do Macan dará o tiro de partida para a eletrificação.

Como o Taycan, este SUV compacto utiliza tecnologia de 800 volts e é baseado na arquitetura Porsche PPE (Premium Platform Electric) desenvolvida em colaboração com a Audi AG – destacando a viabilidade futura das instalações e aumentando ainda mais sua flexibilidade e eficiência.

- Publicidade -

A Porsche Leipzig GmbH começou a produzir em série o SUV Cayenne em 2002, com 259 empregados.

Desde então, a instalação tem sido continuamente desenvolvida para tornar-se uma das fábricas mais avançadas e sustentáveis de toda a indústria automotiva.

O modelo Macan significou uma revolução em 2011 e levou a uma verdadeira história de sucesso: quando o carro foi lançado, a fábrica de Leipzig foi ampliada para tornar-se uma ‘fábrica completa’, incluindo suas próprias linhas de produção de carrocerias e oficina de pintura.

Quando a fábrica começou a operar, em fevereiro de 2014, o planejamento previa 40 mil unidades anuais do SUV compacto.

Atualmente, ela produz mais de 90 mil unidades para mercados de todo o mundo.

O atual estágio final de expansão entrou em operação há dois anos, tornando possível fabricar toda a série Panamera também em Leipzig, e elevando o número de contratados para mais de 4 mil.

Desde a cerimônia de início da construção, em fevereiro de 2000, a Porsche já investiu em Leipzig mais de 1,3 bilhão de euros em desenvolvimento.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais