A Ford apresentou no Salão de Detroit 2019 o Police Interceptor Utility 2020, utilitário híbrido para uso da polícia que inova no desempenho, na economia de combustível e nas tecnologias de segurança.
A marca é a principal fornecedora de veículos para as forças policiais dos Estados Unidos, segmento que lidera com cerca de 65% das vendas e para o qual tem lançado seguidas novidades.
A tecnologia híbrida, combinando motores a combustão e elétrico, é ideal para frotas policiais por proporcionar uma grande economia de combustível e redução de custos.
Quando o veículo está parado, o motor a combustível precisa continuar ligado para alimentar a iluminação, rádio, computadores e outros equipamentos elétricos a bordo.
O Police Interceptor Hybrid permite que esses equipamentos sejam abastecidos durante longos períodos pela bateria de íons de lítio, com o motor desligado.
Além disso, seu sistema híbrido projetado em torno da bateria não interfere no espaço dos passageiros nem do porta-malas.
“O sistema híbrido do Police Interceptor Utility oferece uma economia significativa de combustível, com melhor desempenho e sem abrir mão da segurança ou do espaço interno para os passageiros e bagagem”, diz Stephen Tyler, gerente de marketing de veículos policiais da Ford.
“É uma fórmula que só traz vantagens em todos os quesitos.”
O novo Police Interceptor Utility 2020 híbrido tem um consumo estimado de 10,2 km/l com gasolina, um ganho de 41% comparado ao modelo atual com motor 3.7 convencional.
Testes realizados por departamentos de polícia dos EUA mostraram que ele acelera mais rápido que outros utilitários policiais, inclusive com motor V8, e tem velocidade máxima de 220 kh/h.
O único concorrente mais rápido foi o seu primo Ford Police Interceptor Utility com motor EcoBoost 3.0.
Tecnologia de segurança-O novo Police Interceptor Utility traz várias inovações de segurança para os policiais.
O Alerta de Perímetro de Polícia tem sensores que monitoram uma área de cerca de 270 graus ao redor do veículo.
Quando detecta um movimento suspeito, o sistema liga automaticamente a câmera traseira, gera um alerta sonoro, fecha as janelas e tranca as portas.
A movimentação suspeita também é mostrada no painel digital para monitoramento dos policiais.
Como opcional, oferece câmera traseira sob demanda, vários pacotes de iluminação e frenagem automática de emergência com detecção de pedestres – que pode ser desativada para manobras de interceptação.
As opções de motores são o 3.3 híbrido, o 3.0 EcoBoost e o 3.3 V6, todos com transmissão automática de 10 marchas e tração inteligente nas quatro rodas com modo de controle para neve/areia.
Os modelos Police Interceptor da Ford continuam a ser os únicos do mundo projetados para atender às rigorosas normas de colisão traseira da marca em até 120 km/h.
O padrão oficial para esse teste nos EUA é de 80 km/h.
A sua célula de segurança é construída com aço boro de ultra-alta resistência.
Os sistemas de freios, refrigeração, travas das portas e rodas desses veículos também são reforçados.
Seus testem incluem impacto em guias e travessia de canteiros, linhas de trem e áreas alagadas.
Conexão Bluetooth, faróis de LED e engate para reboque são outros itens de série.
Tradição ao lado da lei-A Ford tem uma tradição de quase sete décadas equipando as forças policiais dos EUA, com modelos especialmente construídos derivados de algumas de suas linhas mais populares.
Em 1950, a marca tornou-se a primeira a oferecer um pacote especial para esse segmento, focado em segurança, durabilidade e desempenho.
O nome Interceptor estreou com o motor V8 “flathead” de 110 cv, em 1951.
Em 1961, 58% dos veículos da polícia nas 50 maiores cidades dos EUA eram da Ford.
A evolução continuou e o nome Crown Victoria foi dado ao Police Interceptor em 1983.
O pacote de opcionais, incluindo motor V8 5.8 de alta potência, ajudou a torná-lo o preferido das cidades norte-americanas durante décadas.
Em 2011, o Crown Victoria foi substituído pelos novos Police Interceptor – principalmente o Police Interceptor Utility, que em 2017 respondeu por mais da metade de todos os veículos de polícia vendidos nos Estados Unidos.