Pelo quinto ano consecutivo, o conjunto motriz do esportivo híbrido BMW i8 é eleito o melhor do mundo de acordo com o prêmio International Engine of the Year – Motor Internacional do Ano –, na categoria para motores entre 1.4 litro e 1.8 litro de deslocamento.
Neste ano, a ampla distância do primeiro para o segundo colocado chamou atenção: 233 contra 138 pontos.
Desde o lançamento do BMW i8 em 2014, o seu pioneiro propulsor híbrido plug-in conquistou inúmeros prêmios e segue inovador inclusive para os padrões atuais.
Tanto que o modelo vem sendo o esportivo PHEV (veículo híbrido elétrico plug-in) mais vendido do mundo desde então.
Ao lado do BMW i3, o BMW i8 é um dos pilares que sustentaram e alçaram o BMW Group à liderança entre os veículos elétricos.
A tecnologia presente neles vem sendo usada para ampliar a gama de veículos elétricos e híbridos da BMW, que promete oferecer ao consumidor uma gama de dez modelos distintos até o fim deste ano.
Com desempenho de um legítimo carro esportivo e consumo de combustível de carro de pequeno porte, o BMW i8 tem motor à combustão de três cilindros e 231 cavalos de potência, responsável por mover as rodas traseiras.
Já o motor elétrico, cuja potência de saída foi elevada para 143 cv, é alimentado por uma bateria de íons de lítio (e que pode ser carregada em uma tomada elétrica convencional) e impulsiona as rodas dianteiras.
Este sistema híbrido plug-in desenvolvido e produzido pelo BMW Group permite uma condução totalmente elétrica, com autonomia de 55 quilômetros.
O BMW i8 precisa de apenas 4,4 segundos para acelerar de 0 (zero) a 100 km/h.
Em 2019, o prêmio International Engine of the Year celebra sua 21ª edição.
Ao longo de sua história, os motores desenvolvidos pelo BMW Group conquistaram um total de 70 prêmios em suas respectivas categorias e na classificação geral.
Este ano, o júri da premiação é formado por 70 jornalistas automotivos de 31 países.