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Os melhores motores e conjuntos propulsores de 2019

Um dos prêmios de maior prestígio a nível mundial, o Motor Internacional do Ano anunciou os vencedores da edição 2019. Contando com a minha participação entre os jurados e também do renomado jornalista Fernando Calmon, o Brasil integra o seleto grupo de 70 jornalistas automotivos de 31 países.

Em sua 21ª edição, o Engine Of The Year quando foi lançado em 1999 tinha o deslocamento do motor como padrão comparativo entre os motores e suas categorias.

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Fazia sentido, por exemplo, que uma unidade de 1.4 litro fosse comparada contra uma 1.6 porque, naquela época e até recentemente, motores de capacidade cúbica similar tendiam a ter saídas de potência não muito diferentes, economia de combustível e classificações de emissões próximas.

Este fato era verdadeiro quando se olhava para o nível de sofisticação tecnológica e de engenharia – um motor de quatro cilindros 1.8 seria mais parecido com uma base 2.0 do que, digamos, um de seis litros de seis cilindros em linha reta.

E assim, este critério de julgamento serviu ao Prêmio de Motor Internacional do Ano por apenas duas décadas, mas nos últimos cinco anos a indústria – e o desenvolvimento de motores em particular – tem sofrido muitas mudanças.

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Com o aumento das tecnologias de eletrificação, híbridos, plug-ins e elétricos por completo, tornou-se difícil e potencialmente injusto agrupar motores por deslocamento.

Cada vez mais, estávamos descobrindo que motores híbridos de última geração verdadeiramente maravilhosos, como o do BMW i8 com seu excelente 1,5 litro e três cilindros, capaz de produzir 231 cavalos de potência, estava frente-a-frente com os gostos de outros brilhantes, mas muito mais convencionais unidades de 1,4 a 1,8 litro, incluindo o hot-hatch de 1,5 litro do Fiesta ST da Ford. E enquanto o ST EcoBoost é verdadeiramente notável, é quase impossível compará-lo com o i8.

Depois de muita consulta com a indústria de criação e desenvolvimento de motores de automóveis – fabricantes de automóveis de todo o mundo – bem como levando a sério a direção de todos os jurados participantes, ficou decidido que para este ano, seria eliminado o processo de julgamento por deslocamento volumétrico do cilindro e, em vez disso, foram criadas categorias de acordo com a energia produzida, tornando o motor uma unidade de potência.

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Todos os motores elegíveis agora se enquadram em um dos sete grupos: abaixo de 150PS, 150PS a 250PS, 250PS a 350 PS, 350 PS a 450 PS, 450 PS a 550 PS, 550 PS a 650 PS e, finalmente, acima de 650 PS.

PS é uma unidade de potência alemã e abreviação da palavra alemã “Pferdestärke”, que significa “cavalo-vapor”. O valor é medido segundo a norma alemã DIN 70020, e difere ligeiramente do hp (horse power) por ser baseado no sistema métrico em vez do sistema imperial corresponde a 1 CV.

Tomando o exemplo anterior do i8, isso significou que o supercarro PHEV (veículo híbrido elétrico plug-in) mais vendido do mundo nesse segmento, trocou a competição do Fiesta ST por modelos como o motor 911 de seis cilindros 3.0 da Porsche.

O Fiesta ST agora está em contato com o motor turbo 1.2 da PSA, bem como as criações de quatro cilindros da BMW e da Audi.

Assim como as novas bandas de energia – e como nos anos anteriores – também temos prêmios especiais para certos tipos de motores e grupos de tração criados para aplicações específicas.

Entre os vencedores destaque para os prêmios Melhor Novo Motor, Melhor Motor de Desempenho e Melhor Powertrain Elétrico, mas também foi criada uma nova categoria que reflete melhor esses tempos de mudança: Melhor Powertrain Híbrido, substituindo o prêmio Melhor Motor Verde de anos anteriores.

Com todas essas mudanças ocorrendo para manter os prêmios relevantes e garantir que eles sejam bons por pelo menos os próximos 21 anos, também decidimos por uma nova marca: bem-vindos ao International Engine+Powertrain of the Year Awards.

Vencedores

Abaixo de 150 CV – Ford 999cc três cilindros turbo
(Ford Fiesta, Focus, C-Max, Grand C-Max, Mondeo, EcoSport)

150PS a 250 PS – Audi 2.0 litros quatro cilindros TFSI
(Audi TT, TT S, S1, S3, A3, A4, A5, A6, Q2, Q3, Q5; SEAT León Cupra, Alhambra, Ateca, Cupra Ateca; Škoda Superb, Kodiaq; Volkswagen Golf GTi, Polo GTi, T-Roc, Atlas, Passat, Arteon, CC, Beetle, Tiguan, Sharan)

250PS a 350 PS – Porsche 2.5 litros turbo
(Porsche 718 Boxster S, 718 Cayman S)

350 PS a 450 PS – Jaguar Land Rover com powertrain totalmente elétrico
(Jaguar I-Pace)

450 PS a 550 PS – Mercedes-AMG 4.0 litros V8 bi turbo
(Mercedes-AMG GT, GT S, GT C, GT R, S, C, E, G, GLC, Maybach S, Aston Martin Vantage, DB11)

550 PS a 650 PS – Ferrari 3.9 litros V8 bi turbo
(Ferrari Portofino, GTC4 Lusso T)

Acima de 650 PS – Ferrari 3.9 litros V8 bi turbo
(Ferrari 488 GTB, 488 Spider, 488 Pista)

Melhor Novo Motor – Jaguar Land Rover com powertrain totalmente elétrico
(Jaguar I-Pace)

Melhor Motor de Desempenho – Ferrari 3.9 litros V8 bi turbo
(Ferrari 488 GTB, 488 Spider, 488 Pista)

Melhor Powertrain Elétrico – Jaguar Land Rover com powertrain totalmente elétrico
(Jaguar I-Pace)

Melhor Powertrain Híbrido – BMW 1.5 litro três cilindros Elétrico / Gasolina e híbrido
(BMW i8)

Motor Internacional do Ano 2019 – Ferrari 3.9 litros V8 bi turbo
(Ferrari 488 GTB, 488 Spider, 488 Pista)

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuída gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

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