As atrativas ofertas de caminhões seminovos da SelecTrucks ganham cada vez mais relevância entre as ações criadas pela Mercedes-Benz para estimular a aquisição de veículos pelos clientes. Criada em setembro de 2013 – com uma loja em Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo – esta unidade de negócios do Grupo Daimler está expandindo sua atuação no mercado brasileiro. Além de projetar mais uma loja, em Minas Gerais, prevê a criação de postos avançados em concessionários, com consultores especializados para atendimento focado nessa modalidade de venda.
“Nos últimos anos, o segmento de caminhões usados vem crescendo de forma consistente no Brasil. Em sintonia com este movimento do mercado, a SelecTrucks oferece excelentes oportunidades para o cliente trocar o seu veículo por um zero km ou por um mais novo”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Como nossa marca se destaca, cada vez mais, pela oferta de soluções completas, também no segmento de seminovos queremos ser referência. Entre nossos diferenciais de mercado incluem-se a garantia de procedência e a exclusiva garantia de até 12 meses, conforme a classificação do veículo”.
De acordo com o executivo, a comercialização de veículos por meio da SelecTrucks tem contribuído de forma importante para alavancar as vendas de novos. “Em 18 meses vendemos aproximadamente 680 caminhões zero km aceitando seminovos na troca. Isso contribui para que a Mercedes-Benz mantenha-se competitiva num mercado extremamente disputado como o que estamos vivendo hoje no País”, diz Leoncini. “E mais: a SelecTrucks também tem colaborado para um maior volume de serviços e de peças, gerando mais resultados para a Empresa e para nossos concessionários”.
O êxito da SelecTrucks reafirma o compromisso da Mercedes-Benz em criar soluções totalmente adequadas às demandas do mercado. “O cliente encontra em nossa marca tudo o que precisa para a eficiência e a rentabilidade de seu negócio de transporte. Seja um caminhão zero km ou um seminovo, asseguramos a qualidade já consagrada há quase 60 anos no Brasil. Além disso, para sua maior tranquilidade, oferecemos o mais completo portfólio de produtos e serviços de pós-venda, disponível por meio da maior Rede de Concessionários, única presente em todos os estados do País”, completa o executivo.
Experiência mundial do Grupo Daimler – “A SelecTrucks adequou às características do mercado brasileiro os mesmos conceitos e padrões da TruckStore, modelo de negócio de caminhões usados utilizado pela Daimler, com sucesso, em 14 países da Europa e também nos Estados Unidos e na África do Sul”, afirma Fabian Seifarth, gerente de Vendas de Veículos Seminovos da Mercedes-Benz. “Ou seja, temos experiência mundial, conhecimento e competência para assegurar qualidade e confiabilidade para os nossos clientes e para os concessionários, que são nossos parceiros de negócios”.
SelecTrucks negocia todas as marcas de caminhões – A SelecTrucks é responsável pela compra, estoque, manutenção e venda de seminovos, apoiando os concessionários na negociação com os clientes. Com amplo mix de produtos, trabalha com todas as marcas de caminhões, modelos e anos de fabricação.
O portfólio é divulgado via website, facilitando a consulta pelo cliente, que pode tanto utilizar seu caminhão seminovo na compra de um Mercedes-Benz zero km, quanto adquirir outro seminovo. Além disso, as operações de financiamento contam com os suportes do Banco Mercedes-Benz e de outras entidades parceiras.
Garantia SelecTrucks, única no mercado de usados – Esta classificação é uma forma objetiva e confiável de identificar a idade, estado e quilometragem do seminovo, tornando fácil e rápida a escolha do caminhão pelo cliente de acordo com seu orçamento e necessidade.
“Um grande diferencial de mercado é a oferta da Garantia SelecTrucks”, destaca Fabian Seifarth. “Nenhum outro negócio oferece cobertura de até 12 meses para todas as marcas de seminovos, o que confirma a qualidade dos produtos disponibilizados em nossa loja”.
A Garantia SelecTrucks oferece diversos benefícios ao cliente, como a proteção contra gastos inesperados e atendimento em todo o Brasil. Não possui limite de quilometragem, reembolsa 100% dos custos com reparos até o valor de venda do veículo e não possui franquia.
A avaliação de procedência dos caminhões, atributo essencial que assegura a confiabilidade aos processos da SelecTrucks, fica a cargo de uma empresa especializada no segmento de vistorias, histórico e procedência veicular.
Localização estratégica, no acesso ao Rodoanel – A SelecTrucks em Mauá está situada na alça de acesso do Rodoanel, em área industrial, com ótima visibilidade e fácil acesso. Cerca de 1.000 caminhões por hora circulam pelo local, que fica a 24 km da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo. O pátio da loja cobre um espaço de 18.000 m2, com capacidade de estoque de 200 veículos.
Mercedes-Benz oferece uma solução completa para os clientes – A Mercedes-Benz é cada vez mais reconhecida no mercado por oferecer soluções completas para os transportadores de cargas e de passageiros.
“O cliente sente a excelência do nosso atendimento logo na aquisição do veículo, quando pode escolher o melhor caminhão, ônibus e comercial leve, para as aplicações urbanas e rodoviárias, bem como para operações fora de estrada, a partir de uma ampla variedade de modelos, característica marcante de nosso portfólio de produtos, que é o maior do País”, diz Roberto Leoncini. “Nesse sentido, eu destaco lançamentos recentes, como os caminhões Atego, Axor e Actros ECONFORT, que passaram a oferecer mais de 40 novidades tecnológicas em termos de economia, conforto, força e desempenho, assegurando mais produtividade e rentabilidade para os clientes”.
A Mercedes-Benz também oferece aos transportadores de carga e logística um produto de alta tecnologia para o gerenciamento de frota e rastreamento. Trata-se do avançado sistema de telemática FleetBoard – disponível para toda a linha de caminhões da marca – que utiliza as facilidades da integração da informática com os recursos da Internet e da telefonia móvel para proporcionar uma gestão moderna da frota e dos motoristas. Novidade recente é a incorporação das funções de rastreamento e bloqueio, o que auxilia de forma notável na segurança do veículo e da carga.
O abrangente portfólio de produtos e serviços de pós-venda da Mercedes-Benz inclui ainda peças genuínas Mercedes-Benz e da Alliance Truck Parts, peças remanufaturadas da linha RENOV, contratos de manutenção, garantia adicional, óleo lubrificante da própria marca e atendimento especializado da mais premiada Central de Relacionamento com o Cliente, entre outros.