Sustentabilidade não é negociável: em 2018, a Porsche adquiriu de 7.654 fornecedores produtos e materiais no valor de 9,5 bilhões de euros.
Para eles e todos os futuros fornecedores e parceiros da Porsche, o sistema de classificação S – a letra S refere-se à sustentabilidade – se tornará mais um critério no processo de compras a partir de 1º de julho de 2019.
“Esse método nos permitirá elevar a questão da sustentabilidade no processo de compras ao mesmo nível de fatores como qualidade, custo e logística pontual”, explica Uwe-Karsten Städter, membro do Conselho Executivo da Porsche AG encarregado da área de Compras.
“Para nós, sustentabilidade é uma questão de política da companhia. O fundador de nossa empresa, Ferry Porsche, já se preocupava frequentemente com o que poderia ser feito para diminuir a pressão sobre o meio-ambiente. Foi por isso que ele fez questão de unir firmemente o comportamento responsável à filosofia da empresa. Graças à classificação S, nossas ações sustentáveis terão impacto também em nossa cadeia de valor.”
O sistema de classificação S será aplicado no futuro ao processo de compras de todas as marcas do Grupo Volkswagen, que dessa forma irá estabelecer padrões para a importância estratégica da questão da sustentabilidade.
A classificação S não apenas torna a sustentabilidade parte do contrato, mas também será levada em consideração desde o processo de aquisição.
Além das questões sobre efeitos ambientais e fatores sociais, ela também inclui exigências de conformidade.
Assim, o sistema de classificação S proporciona à Porsche critérios explícitos sobre os sistemas de gerenciamento ambiental e de energia e as condições de trabalho encontrados em seus fornecedores.
Uma classificação S positiva passa a ser um requisito para a emissão de pedidos aos fornecedores.
O resultado é que potenciais riscos ao longo da cadeia de suprimento podem ser reduzidos já nas etapas iniciais.